PUBLICIDADE
Existem muitos fatores que influenciam a dinâmica climática, como a latitude, os ventos, as massas de ar, a umidade, as chuvas, a maritimidade e a continentalidade, a temperatura dos oceanos, entre outros. Apesar dessa diversidade, a altitude é um dos fatores mais decisivos sobre as características do clima.
Entendemos por altitude a distância vertical, que deve ser medida em metros, entre um determinado local da Terra e o nível do mar.
A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.
As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.
Desse modo, é possível estabelecer a seguinte relação: quanto maior a altitude, menor a temperatura; quanto menor a altitude, maior a temperatura.
É preciso destacar, no entanto, que não é somente a pressão atmosférica que propicia a relação inversa entre altitude e temperatura. Regiões mais altas, geralmente, possuem maiores incidências de ventos e precipitações (em forma de chuvas ou neve), o que também contribui para a queda das temperaturas.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia