PUBLICIDADE
Fatores climáticos são os aspectos do meio natural que determinam as características de um clima e influenciam no comportamento dos diferentes elementos climáticos. Os principais fatores climáticos, de grande importância na dinâmica do clima em diferentes escalas espaciais, são os seguintes:
-
latitude;
-
altitude;
-
relevo;
-
continentalidade e maritimidade;
-
massas de ar;
-
correntes marítimas;
-
vegetação.
Leia também: Clima e tempo — conceitos que se referem a aspectos distintos
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre fatores climáticos
- 2 - O que é clima?
- 3 - O que são fatores climáticos?
- 4 - Quais são os fatores climáticos?
- 5 - Importância dos fatores climáticos
- 6 - Diferenças entre fatores climáticos e elementos climáticos
- 7 - Exercícios resolvidos sobre fatores climáticos
Resumo sobre fatores climáticos
-
Fatores climáticos são componentes do meio ambiente e da atmosfera que atuam na definição dos elementos do clima.
-
São fatores climáticos: latitude, altitude, relevo, maritimidade e continentalidade, massas de ar, correntes marinhas e vegetação.
-
Os fatores do clima são fundamentais para a dinâmica climática, tendo em vista que determinam as características do clima, chamadas também de elementos do clima.
-
Os elementos do clima são influenciados pelos fatores climáticos. Dentre os principais elementos estão: temperatura, pressão e umidade.
O que é clima?
O clima pode ser definido como a síntese das condições atmosféricas em uma determinada localidade, observadas diariamente por um longo período de tempo.
A determinação de um tipo de clima é feita mediante uma análise diária do tempo atmosférico em uma área por um período de pelo menos 30 anos. São observados os principais aspectos da atmosfera, como as temperaturas máxima e mínima diárias, a umidade do ar, a pressão atmosférica e a pluviosidade. Junto da análise dos principais fatores atuantes na área, essa sucessão de tempos é utilizada na definição do clima. Para entender melhor a definição de clima e quais são os tipos de clima existentes, clique aqui.
O que são fatores climáticos?
Fatores climáticos são os aspectos do meio natural, o que engloba os componentes do meio ambiente e dinâmicas da atmosfera, que atuam na determinação e na transformação dos elementos definidores de um clima, isto é, de suas principais características.
Quais são os fatores climáticos?
Existem inúmeros fatores do meio ambiente que interagem com os elementos climáticos e interferem direta ou indiretamente na dinâmica do clima. A seguir, veja quais são os principais fatores climáticos naturais e como eles atuam sobre os determinantes do clima.
-
Latitude: esse fator climático influencia na distribuição da luz e do calor emanado do Sol sobre a superfície terrestre, sendo uma medida utilizada na delimitação das zonas térmicas do nosso planeta. Em função do formato da Terra, os raios solares não incidem da mesma maneira e com a mesma intensidade sobre todas as regiões. Quanto mais próximo do Equador terrestre, isto é, quanto mais baixa a latitude, maior é a quantidade de calor recebida. Essa relação é inversa nas regiões de alta latitude, onde ficam os climas mais frios.
-
Altitude: exerce influência sobre a pressão atmosférica, que é menor nas áreas mais elevadas. A relação que existe entre altitude e pressão, por sua vez, afeta diretamente a temperatura do local. Quanto maior a elevação, menor é a pressão atmosférica e menor é a temperatura, o que se deve ao estado rarefeito das moléculas presentes no ar. Estima-se que a cada 100 metros de altitude, a temperatura diminua 0,6 °C.
É importante notar que a altitude é um fator climático que se sobrepõe à influência da latitude. Mesmo na zona tropical, que abrange as áreas de menor latitude do planeta Terra e que recebem maior quantidade de calor emanado do Sol, os locais de maior altitude são mais frios do que aqueles de menor altitude.
-
Maritimidade e continentalidade: a água apresenta grande capacidade de retenção do calor, razão pela qual a sua presença pode influenciar nas temperaturas e na amplitude térmica de uma localidade. Áreas mais próximas do mar (maritimidade) dispõem de climas mais amenos e com menor variabilidade térmica do que as áreas mais distantes do mar (continentalidade).
No litoral existem, ainda, ventos que sopram do oceano em direção ao continente (brisa marítima) e no sentido inverso (brisa terrestre), o que auxilia no controle da temperatura.
-
Relevo: esse fator climático influencia na umidade do ar e na incidência de ventos sobre uma área. Formas de relevo como as montanhas podem atuar como barreiras que impedem a passagem de massas de ar e de umidade, criando assim uma zona de sombra de chuvas do lado oposto. O choque de massas de ar úmidas com essas barreiras provoca a sua ascensão e condensação, causando chuvas que são classificadas como chuvas orográficas (ou chuvas de relevo).
-
Massas de ar: as massas de ar são grandes porções da atmosfera que carregam os principais aspectos do clima de onde se formaram, afetando a temperatura e a umidade das áreas sobre as quais se deslocam. Elas podem ser quentes, frias, úmidas ou secas, tendo origem sobre os continentes ou sobre os oceanos.
-
Correntes marítimas: as correntes marítimas são formadas a partir do deslocamento de grandes volumes de água nos oceanos. Elas influenciam na temperatura e na umidade relativa do ar das regiões costeiras por onde passam, sendo essas correntes quentes ou frias. As correntes marítimas quentes tendem a provocar chuvas e tempestades tropicais na zona costeira, enquanto as correntes frias não transferem umidade para a atmosfera.
-
Vegetação: a presença de vegetação influencia na temperatura e no teor de umidade atmosférica de uma área. Isso se deve aos processos biológicos das plantas, mais precisamente a evaporação e a transpiração. Além do mais, a ocorrência de uma cobertura vegetal densa, como florestas, impedem ou dificultam a passagem de raios solares, o que interfere nas temperaturas.
Confira no nosso podcast: O que eu preciso saber sobre os fatores climáticos
Importância dos fatores climáticos
São os fatores climáticos que determinam como e quais serão as principais características de um clima. Dito de outra forma, os aspectos do meio ambiente, a localização geográfica e os componentes da atmosfera influenciam na composição dos elementos do clima, isto é, na temperatura, na pressão, na umidade, no índice de chuvas e na radiação solar recebida.
Os fatores climáticos são, por essa razão, importantes na dinâmica climática em escala global, regional e, principalmente, local. Além disso, os fatores do clima são fundamentais para a diferenciação entre as ocorrências climáticas, resultando na existência de vários tipos de clima ao redor do planeta.
Diferenças entre fatores climáticos e elementos climáticos
-
Fatores climáticos: são os aspectos do meio natural que determinam as características do clima, sendo de fundamental importância para a dinâmica do clima. Como vimos, podem ser classificados como fatores do clima: altitude, latitude, vegetação, continentalidade e maritimidade e relevo.
-
Elementos climáticos: são as características do clima. Os elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que definem um tipo de clima e são usadas na descrição e diferenciação desse clima. Os principais elementos climáticos são temperatura, umidade e pressão atmosférica.
Para saber mais sobre os elementos climáticos, clique aqui.
Exercícios resolvidos sobre fatores climáticos
Questão 1
(Unesp 2021 - adaptada) Dentre os vários fatores que afetam o clima de determinada região estão a maritimidade e a continentalidade. Esses fatores estão associados à distância dessa região aos mares e oceanos. Do ponto de vista da Física, os efeitos da maritimidade e da continentalidade estão relacionados ao alto calor específico da água quando comparado com o do solo terrestre. Dessa forma, esses fatores afetam a amplitude térmica e a umidade da atmosfera de certo território.
As propriedades físicas da água e os fatores climáticos citados fazem com que:
a) áreas banhadas por oceanos enfrentem invernos mais moderados, enquanto que em áreas distantes de oceanos, essa estação é mais bem percebida.
b) ocorra uma maior amplitude térmica diária em regiões litorâneas do que a verificada em regiões desérticas, devido ao efeito da maritimidade.
c) áreas sob maior influência da continentalidade tendam a apresentar mais umidade, caso não haja interferência de outros fatores climáticos.
d) poucas nuvens se formem em áreas costeiras porque a água absorve e perde calor rapidamente, o que explica o baixo índice pluviométrico dessas regiões.
e) regiões sob grande efeito da continentalidade tendam a apresentar altos índices pluviométricos, devido à grande quantidade de vapor de água na atmosfera.
Resolução: Alternativa A.
A elevada capacidade térmica da água faz com que os oceanos retenham calor por mais tempo, condicionando menor gradiente térmico no litoral. Com isso, os invernos são moderados e os verões são amenos, diferentemente das áreas mais afastadas, onde as estações são mais pronunciadas.
Questão 2
(UFRGS 2020) Cerca de 600 alpinistas escalaram o Monte Everest na temporada deste ano de 2019 — de 14 a 28 de maio. Houve até mesmo filas de espera para alcançar o pico. E houve quem morresse à espera.
Adaptado de: . Acesso em: 31 mai. 2019.
Sobre as regiões de montanhas, pode-se afirmar que, quanto maior for a altitude, ocorre
a) a diminuição de 6,5 °C/km na temperatura média superficial do ar.
b) a rarefação do oxigênio, pois o argônio passa a predominar na composição do ar.
c) o aumento dos raios cósmicos, e as temperaturas médias do ar aumentam 0,5 °C a cada 100 m.
d) o aumento do efeito estufa, devido à maior quantidade de gases como o ozônio troposférico, CO2 e vapor d’água.
e) o aumento da precipitação líquida, se a montanha estiver localizada na região tropical, pois as temperaturas são altas, independentemente da elevação topográfica.
Resolução: Alternativa A.
A altitude é um importante fator climático que interfere diretamente nas temperaturas e é atuante nas áreas montanhosas, como o Monte Everest. Estima-se que a temperatura diminua cerca de 6,5 °C a cada quilômetro de subida, o que é equivalente ao valor de 0,6 °C a cada 100 metros.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia