Topo
pesquisar

Zonas térmicas da Terra

Geografia

O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares.
As zonas térmicas da Terra
As zonas térmicas da Terra
PUBLICIDADE

A Terra realiza vários movimentos, um deles é o de rotação, durante o qual gira em torno de si mesma e por isso toda face da Terra recebe luz solar.

Em virtude da forma esférica do planeta Terra, os raios solares incidem de forma diferente quanto à intensidade em distintos lugares do planeta, sendo que nas áreas próximas à linha do Equador, ou zona intertropical, a luz atinge a superfície terrestre de forma perpendicular, desse modo, automaticamente, maior a intensidade e o calor.

A partir da zona intertropical em direção aos polos, os raios, devido à forma arredondada do planeta, incidem na superfície dessas regiões com menor intensidade, pois atingem o planeta de maneira inclinada e, consequentemente, as temperaturas são menores.

A partir dessa ideia, fica claro que entre dois polos existe uma grande oscilação de temperaturas, decorrente principalmente do modo e da intensidade com que os raios solares incidem na superfície, que determinam a existência de elevadas, baixas e médias temperaturas dispersas em toda extensão do planeta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para regionalizar as áreas similares quanto ao recebimento de luz solar, o globo terrestre foi classificado em cinco zonas térmicas, que são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas, essa apresenta no norte e no sul, que ocorre também nas zonas polares.

Zonas Polares: os raios solares atingem a superfície terrestre de maneira bastante inclinada, portanto, as temperaturas são as mais baixas da Terra.

Zonas temperadas: os raios incidem à superfície de forma relativamente inclinada em relação à zona intertropical, desse modo as temperaturas são mais amenas.

Zona tropical: áreas que recebem luz solar de forma praticamente vertical em sua superfície, o fato produz regiões com temperaturas elevadas, conhecida como zona tórrida do planeta.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Zonas térmicas da Terra"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/zonas-termicas-terra.htm. Acesso em 23 de julho de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Sobre as Zonas Térmicas da Terra, responda a alternativa correta:

a) A zona intertropical recebe maior incidência de luz que as zonas polares, porém em menor intensidade em comparação com as zonas temperadas.

b) As zonas temperadas, em um determinado período do ano, registram temperaturas inferiores em relação às zonas polares da Terra.

c) Quando mais próxima uma localidade se encontra do Meridiano de Greenwich, maior a sua exposição aos raios solares.

d) A zona intertropical costuma registrar elevadas temperaturas por se localizar próxima à Linha do Equador, zona da Terra onde os raios solares incidem perpendicularmente.

e) As zonas térmicas da Terra são responsáveis pelas estações do ano.

Questão 2

Alheia à crise, Finlândia está na rota dos amantes do frio

Se há quem se incomode com as baixas temperaturas e fuja do inverno, há também uma crescente busca pelos países nórdicos. Com temperaturas que podem chegar aos -40°C durante o inverno, a Finlândia é um destino que atrai exatamente pelo frio e pelo desejo de ir a um lugar fora da rota turística tradicional.

Como o próprio Conselho de Turismo finlandês indica no seu site, o país é para quem quer se refugiar, escapar dos lugares abarrotados e dos roteiros consagrados e aproveitar o frio, a neve e a natureza. É comum as agências de viagem oferecerem pacotes que incluem, além da capital finlandesa, Helsinque, os países da Escandinávia (Dinamarca, Noruega e Suécia) e a Rússia. Planos como estes podem variar entre 2 mil e 3 mil euros para viagens de duas semanas, com um ou dois dias em Helsinque [...].

Portal Terra, 02/08/2013. Disponível em: economia.terra.com

Sabe-se que, além de fatores regionais, o principal elemento que propicia as baixas temperaturas e favorece o “turismo de inverno” em países como Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia é:

a) a posição desses países em baixas latitudes, em função de sua proximidade com os polos.

b) posição desses países em altas latitudes, pois nesses locais os raios solares sempre incidem de forma inclinada.

c) a posição desses países em regiões temperadas localizadas em cadeias montanhosas, em que a altitude torna-se fator decisivo para a diminuição das temperaturas.

d) a distribuição desigual do calor na Terra, que direciona todas as massas de ar quente para as zonas polares.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola