PUBLICIDADE
As zonas térmicas são determinadas a partir da distribuição diferencial de calor ou temperatura sobre a superfície terrestre, o que ocorre em decorrência de fatores como o formato da Terra, sua inclinação e o movimento de rotação, determinando a forma como os raios solares chegarão até a superfície. A Terra se divide em zonas polares, temperadas e tropicais.
Leia também: Causas e consequências das mudanças climáticas
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre as zonas térmicas da Terra
- 2 - Videoaula sobre as zonas climáticas da Terra
- 3 - O que são as zonas térmicas da Terra?
- 4 - Fatores que estabelecem as zonas térmicas da Terra
- 5 - Quais são as zonas térmicas da Terra?
- 6 - Zonas térmicas do Brasil
- 7 - Exercícios resolvidos sobre as zonas térmicas da Terra
Resumo sobre as zonas térmicas da Terra
-
São áreas do planeta divididas conforme a incidência dos raios solares e a distribuição de calor sobre a superfície terrestre.
-
Os fatores que condicionam seu estabelecimento são o formato e a inclinação do eixo da Terra, e seu movimento em torno do Sol.
-
Quanto mais próximo da Linha do Equador, mais perpendiculares são os raios solares e maior a incidência de calor. O oposto ocorre em latitudes mais elevadas.
-
A Terra possui zonas polares, temperadas e tropicais.
-
A maior parte do território brasileiro fica na zona tropical (ou intertropical).
Videoaula sobre as zonas climáticas da Terra
O que são as zonas térmicas da Terra?
As zonas térmicas do planeta Terra podem ser compreendidas como regiões ou faixas latitudinais do globo que demarcam a diferente forma com que os raios solares incidem sobre a superfície terrestre, condicionando a distribuição diferencial de calor.
A delimitação das zonas térmicas se dá por meio dos principais paralelos em que o planeta se divide, e ocorre de forma semelhante no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.
Fatores que estabelecem as zonas térmicas da Terra
A existência das diferentes zonas térmicas é condicionada principalmente pelo formato da Terra. Sabe-se atualmente que o planeta possui a forma de um geoide, que se assemelha a uma esfera com superfície irregular. Sendo assim, os raios solares incidirão de forma distinta nas diferentes latitudes, o que leva à maior ou menor incidência de calor.
Outros fatores como a inclinação do eixo da Terra e o movimento de rotação, aquele que o planeta faz em torno do seu próprio eixo, vão igualmente determinar a diferente incidência de radiação solar na superfície terrestre e, portanto, a formação das zonas térmicas. Tendo em vista que a distribuição de calor vai influenciar na composição dos climas da Terra, as zonas térmicas são chamadas também de zonas climáticas.
Veja também: Qual a relação entre a altitude e o clima?
Quais são as zonas térmicas da Terra?
A Terra se divide em seis zonas térmicas, as quais podem ser agrupadas da seguinte forma:
-
Zonas polares
As zonas polares são aquelas localizadas acima do Círculo Polar Ártico (66º33’ N) e abaixo do Círculo Polar Antártico (66º33’ S), o que caracteriza, assim, a Zona Polar Ártica e a Zona Polar Antártica respectivamente. Nessas áreas os raios atingem a superfície com elevado grau de inclinação, havendo menor incidência de calor.
Trata-se das duas porções mais frias do planeta, com temperaturas muito baixas e próximas ou abaixo de zero, onde existem áreas permanentemente congeladas. Além disso, os invernos podem representar longos períodos sem a incidência de luz solar, enquanto nos verões, em pontos mais extremos, o Sol chega a brilhar 24 horas por dia.
-
Zonas temperadas
O planeta se divide em duas zonas temperadas:
- a Zona Temperada Norte fica entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer (23º27’ N);
- a Zona Temperada Sul está entre o Trópico de Capricórnio (23º27’ S) e o Círculo Polar Antártico.
As temperaturas nessas regiões são mais amenas do que nos polos e nos trópicos, o que condiciona climas como o Temperado e a existência de uma grande diversidade de paisagens e biomas. Além disso, as zonas temperadas são caracterizadas pela melhor distinção entre as quatro estações do ano.
-
Zonas tropicais ou intertropicais
A zona tropical ou intertropical recebe esse nome por se localizar entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Trata-se da região com as maiores temperaturas do planeta, onde os raios solares atingem a superfície perpendicularmente.
O clima Tropical e suas subclasses são predominantes, assim como as florestas tropicais, savanas e os desertos ocupam as maiores porções de terra da zona tropical. Os dias e as noites têm a mesma duração, principalmente nas áreas mais próximas à Linha do Equador.
Zonas térmicas do Brasil
Levando em consideração que uma parte dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, e Amapá está situada acima da Linha do Equador (paralelo de 0º), podemos dizer que a maior parcela do território nacional se encontra entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Assim, uma grande extensão do Brasil está inserida na zona tropical do planeta. Nessa área se observa climas variados, como Equatorial, Semiárido e Tropical, bem como paisagens plurais que variam de acordo com a ocorrência climática.
Todo o território do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, grande parte do Paraná e o sul do estado de São Paulo, em contrapartida, estão localizados na Zona Temperada Sul, uma vez que se situam abaixo do Trópico de Capricórnio. A área exibe temperaturas mais amenas e condições mais variadas ao longo do ano, com a predominância do clima Subtropical.
Veja também: Qual a diferença entre tempo e clima?
Exercícios resolvidos sobre as zonas térmicas da Terra
Questão 1 - (IFRS) Sobre as zonas climáticas do planeta, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A zona tropical está localizada entre o Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte, e o Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul, e consiste na zona mais quente do planeta.
B) A zona temperada do norte está localizada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte.
C) A zona temperada do sul está localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, no Hemisfério Sul.
D) As zonas temperadas estão localizadas entre os trópicos e a Linha do Equador e apresentam grande variação de temperatura entre o verão e o inverno.
E) As zonas polares estão localizadas em latitudes maiores do que a do Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte, e do Círculo Polar Antártico, no Hemisfério Sul, e consistem nas regiões mais frias do planeta.
Resolução
Alternativa D. As zonas temperadas ficam localizadas entre os círculos polares e os trópicos de Câncer e Capricórnio.
Questão 2 - É comum dizermos que o Brasil é um país de dimensões continentais, referindo-nos à sua grande extensão territorial. Em função dessa característica, sabe-se que ele se encontra em mais de uma zona térmica do planeta. Assinale abaixo quais são elas:
A) Zona Temperada Norte e zona tropical
B) Zona Temperada Norte e Zona Temperada Sul
C) Zona tropical e Zona Temperada Sul
D) Zona Tropical Norte e Zona Temperada Sul
E) Zona tropical e Zona Polar Antártica
Resolução
Alternativa C. O território brasileiro se encontra na zona tropical e também na Zona Temperada Sul.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia