Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Zonas térmicas da Terra

Geografia

Zonas térmicas são definidas pela incidência de luz solar e distribuição de calor sobre a superfície do planeta. A Terra se divide em zonas polares, temperadas e tropicais.
Mapa-múndi com as faixas apresentando as zonas térmicas.
Mapa-múndi com as faixas apresentando as zonas térmicas.
PUBLICIDADE

As zonas térmicas são determinadas a partir da distribuição diferencial de calor ou temperatura sobre a superfície terrestre, o que ocorre em decorrência de fatores como o formato da Terra, sua inclinação e o movimento de rotação, determinando a forma como os raios solares chegarão até a superfície. A Terra se divide em zonas polares, temperadas e tropicais.

Leia também: Causas e consequências das mudanças climáticas

Resumo sobre as zonas térmicas da Terra

  • São áreas do planeta divididas conforme a incidência dos raios solares e a distribuição de calor sobre a superfície terrestre.

  • Os fatores que condicionam seu estabelecimento são o formato e a inclinação do eixo da Terra, e seu movimento em torno do Sol.

  • Quanto mais próximo da Linha do Equador, mais perpendiculares são os raios solares e maior a incidência de calor. O oposto ocorre em latitudes mais elevadas.

  • A Terra possui zonas polares, temperadas e tropicais.

  • A maior parte do território brasileiro fica na zona tropical (ou intertropical).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Videoaula sobre as zonas climáticas da Terra

O que são as zonas térmicas da Terra?

As zonas térmicas do planeta Terra podem ser compreendidas como regiões ou faixas latitudinais do globo que demarcam a diferente forma com que os raios solares incidem sobre a superfície terrestre, condicionando a distribuição diferencial de calor.

A delimitação das zonas térmicas se dá por meio dos principais paralelos em que o planeta se divide, e ocorre de forma semelhante no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.

Fatores que estabelecem as zonas térmicas da Terra

A existência das diferentes zonas térmicas é condicionada principalmente pelo formato da Terra. Sabe-se atualmente que o planeta possui a forma de um geoide, que se assemelha a uma esfera com superfície irregular. Sendo assim, os raios solares incidirão de forma distinta nas diferentes latitudes, o que leva à maior ou menor incidência de calor.

Outros fatores como a inclinação do eixo da Terra e o movimento de rotação, aquele que o planeta faz em torno do seu próprio eixo, vão igualmente determinar a diferente incidência de radiação solar na superfície terrestre e, portanto, a formação das zonas térmicas. Tendo em vista que a distribuição de calor vai influenciar na composição dos climas da Terra, as zonas térmicas são chamadas também de zonas climáticas.

Veja também: Qual a relação entre a altitude e o clima?

Quais são as zonas térmicas da Terra?

A Terra se divide em seis zonas térmicas, as quais podem ser agrupadas da seguinte forma:

  • Zonas polares

As zonas polares são aquelas localizadas acima do Círculo Polar Ártico (66º33’ N) e abaixo do Círculo Polar Antártico (66º33’ S), o que caracteriza, assim, a Zona Polar Ártica e a Zona Polar Antártica respectivamente. Nessas áreas os raios atingem a superfície com elevado grau de inclinação, havendo menor incidência de calor.

Trata-se das duas porções mais frias do planeta, com temperaturas muito baixas e próximas ou abaixo de zero, onde existem áreas permanentemente congeladas. Além disso, os invernos podem representar longos períodos sem a incidência de luz solar, enquanto nos verões, em pontos mais extremos, o Sol chega a brilhar 24 horas por dia.

Paisagem polar congelada e com pinguins caminhando.
As zonas polares são as mais frias do planeta.
  • Zonas temperadas

O planeta se divide em duas zonas temperadas:

- a Zona Temperada Norte fica entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer (23º27’ N);

- a Zona Temperada Sul está entre o Trópico de Capricórnio (23º27’ S) e o Círculo Polar Antártico.

As temperaturas nessas regiões são mais amenas do que nos polos e nos trópicos, o que condiciona climas como o Temperado e a existência de uma grande diversidade de paisagens e biomas. Além disso, as zonas temperadas são caracterizadas pela melhor distinção entre as quatro estações do ano.

Paisagem típica do outono em uma região temperada.
Paisagem típica do outono em uma região temperada.
  • Zonas tropicais ou intertropicais

A zona tropical ou intertropical recebe esse nome por se localizar entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Trata-se da região com as maiores temperaturas do planeta, onde os raios solares atingem a superfície perpendicularmente.

O clima Tropical e suas subclasses são predominantes, assim como as florestas tropicais, savanas e os desertos ocupam as maiores porções de terra da zona tropical. Os dias e as noites têm a mesma duração, principalmente nas áreas mais próximas à Linha do Equador.

Imagem de uma floresta tropical.
As zonas tropicais ou intertropicais apresentam condições climáticas para o desenvolvimento de florestas tropicais densas.

Zonas térmicas do Brasil

Levando em consideração que uma parte dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, e Amapá está situada acima da Linha do Equador (paralelo de 0º), podemos dizer que a maior parcela do território nacional se encontra entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Assim, uma grande extensão do Brasil está inserida na zona tropical do planeta. Nessa área se observa climas variados, como Equatorial, Semiárido e Tropical, bem como paisagens plurais que variam de acordo com a ocorrência climática.

Todo o território do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, grande parte do Paraná e o sul do estado de São Paulo, em contrapartida, estão localizados na Zona Temperada Sul, uma vez que se situam abaixo do Trópico de Capricórnio. A área exibe temperaturas mais amenas e condições mais variadas ao longo do ano, com a predominância do clima Subtropical.

Veja também: Qual a diferença entre tempo e clima?

Exercícios resolvidos sobre as zonas térmicas da Terra

Questão 1 - (IFRS) Sobre as zonas climáticas do planeta, assinale a alternativa INCORRETA.

A) A zona tropical está localizada entre o Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte, e o Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul, e consiste na zona mais quente do planeta.

B) A zona temperada do norte está localizada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte.

C) A zona temperada do sul está localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, no Hemisfério Sul.

D) As zonas temperadas estão localizadas entre os trópicos e a Linha do Equador e apresentam grande variação de temperatura entre o verão e o inverno.

E) As zonas polares estão localizadas em latitudes maiores do que a do Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte, e do Círculo Polar Antártico, no Hemisfério Sul, e consistem nas regiões mais frias do planeta.

Resolução

Alternativa D. As zonas temperadas ficam localizadas entre os círculos polares e os trópicos de Câncer e Capricórnio.

Questão 2 - É comum dizermos que o Brasil é um país de dimensões continentais, referindo-nos à sua grande extensão territorial. Em função dessa característica, sabe-se que ele se encontra em mais de uma zona térmica do planeta. Assinale abaixo quais são elas:

A) Zona Temperada Norte e zona tropical

B) Zona Temperada Norte e Zona Temperada Sul

C) Zona tropical e Zona Temperada Sul

D) Zona Tropical Norte e Zona Temperada Sul

E) Zona tropical e Zona Polar Antártica

Resolução

Alternativa C. O território brasileiro se encontra na zona tropical e também na Zona Temperada Sul.


Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Zonas térmicas da Terra"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/zonas-termicas-terra.htm. Acesso em 23 de setembro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Sobre as Zonas Térmicas da Terra, responda a alternativa correta:

a) A zona intertropical recebe maior incidência de luz que as zonas polares, porém em menor intensidade em comparação com as zonas temperadas.

b) As zonas temperadas, em um determinado período do ano, registram temperaturas inferiores em relação às zonas polares da Terra.

c) Quando mais próxima uma localidade se encontra do Meridiano de Greenwich, maior a sua exposição aos raios solares.

d) A zona intertropical costuma registrar elevadas temperaturas por se localizar próxima à Linha do Equador, zona da Terra onde os raios solares incidem perpendicularmente.

e) As zonas térmicas da Terra são responsáveis pelas estações do ano.

Questão 2

Alheia à crise, Finlândia está na rota dos amantes do frio

Se há quem se incomode com as baixas temperaturas e fuja do inverno, há também uma crescente busca pelos países nórdicos. Com temperaturas que podem chegar aos -40°C durante o inverno, a Finlândia é um destino que atrai exatamente pelo frio e pelo desejo de ir a um lugar fora da rota turística tradicional.

Como o próprio Conselho de Turismo finlandês indica no seu site, o país é para quem quer se refugiar, escapar dos lugares abarrotados e dos roteiros consagrados e aproveitar o frio, a neve e a natureza. É comum as agências de viagem oferecerem pacotes que incluem, além da capital finlandesa, Helsinque, os países da Escandinávia (Dinamarca, Noruega e Suécia) e a Rússia. Planos como estes podem variar entre 2 mil e 3 mil euros para viagens de duas semanas, com um ou dois dias em Helsinque [...].

Portal Terra, 02/08/2013. Disponível em: economia.terra.com

Sabe-se que, além de fatores regionais, o principal elemento que propicia as baixas temperaturas e favorece o “turismo de inverno” em países como Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia é:

a) a posição desses países em baixas latitudes, em função de sua proximidade com os polos.

b) posição desses países em altas latitudes, pois nesses locais os raios solares sempre incidem de forma inclinada.

c) a posição desses países em regiões temperadas localizadas em cadeias montanhosas, em que a altitude torna-se fator decisivo para a diminuição das temperaturas.

d) a distribuição desigual do calor na Terra, que direciona todas as massas de ar quente para as zonas polares.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Entenda como se estabelece a relação entre a latitude e o clima e como isso interfere nas temperaturas de todo o planeta.
Entenda como funciona a circulação das massas de ar na atmosfera e quais são as suas consequências.
Clique aqui e saiba mais sobre o clima equatorial, tipo climático que possui paisagens exuberantes com florestas e muitos rios.
Descubra quais são as diferenças entre tempo e clima, conceitos comumente empregados como sinônimos pela maioria das pessoas. Além disso, o texto a seguir irá apresentar a definição e a diferenciação entre condições meteorológicas e condições climáticas.
Clique aqui e confira as características das faixas climáticas da Terra!
Conheça a importância do Meridiano de Greenwich, sua história e os locais por onde ele passa. Entenda o que são paralelos e meridianos e a relação com fuso horário.
Saiba mais sobre os paralelos e meridianos da Terra e conheça alguns de seus principais exemplos.
Você sabe qual é o formato da Terra para os terraplanistas? Conheça também cinco evidências simples que comprovam a forma esférica do nosso planeta.
Você sabe quais são os principais tipos de climas do mundo? Clique aqui para conhecer suas características!
Saiba mais sobre os trópicos de Câncer e Capricórnio, bem como sobre a principal utilidade deles.