close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Mata Ciliar e Mata de Galeria

Mata Ciliar e Mata de Galeria são vegetações encontradas em ambientes de drenagem. Elas diferenciam-se, basicamente, em suas fitofisionomias.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Mata Ciliar e Mata de Galeria são formas de vegetação que acompanham cursos d’água e ambientes de drenagem em geral. Caracterizam-se pela importância biológica que exercem sobre o ambiente em que estão instaladas, evitando, principalmente, a ocorrência de erosões fluviais.

A diferença básica entre essas duas formas de vegetação está em suas fisionomias. As matas de galeria circundam o leito do rio, formando uma espécie de “túnel” ou galeria, enquanto nas matas ciliares o ambiente é aberto. Nas matas de galeria, as copas (parte superior) das árvores entre os dois lados do rio encontram-se, enquanto na mata ciliar isso não acontece.

Mata Ciliar: as copas das árvores não se encontram
Mata Ciliar: as copas das árvores de um lado do rio não se encontram com as do outro lado

Mata de Galeria: mata que forma uma galeria sobre os rios
Mata de Galeria: mata que forma uma galeria sobre os rios

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses tipos de vegetação são importantes no sentido de preservarem o ambiente dos cursos d’água. Suas raízes atuam para deixar o solo mais firme, de forma que a sua remoção pode ocasionar processos erosivos nas margens dos rios e intensificar processos de assoreamento, resultando no alargamento dos rios e a consequente diminuição da profundidade.

Outra importante função das Matas Ciliares e de Galeria é o papel que elas exercem na qualidade da água. Elas atuam como uma espécie de “filtro” que impede a contaminação dos rios por defensivos agrícolas e poluentes em geral.

Por isso, é de extrema importância a preservação dessas coberturas vegetais, pois a sua retirada pelo homem para a realização de atividades agrícolas ou pecuaristas pode, inclusive, ocasionar a extinção de cursos d’água.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Mata Ciliar e Mata de Galeria"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mata-ciliar-mata-galeria.htm. Acesso em 16 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Por que se chama Mar Tenebroso

Por FELIPE ZINGEREVITZ DE MOURA sc159891
Responder
Ver respostas

quais são os fatores de identidade populacionais e oq são cada um deles?

Por (a1653) Mafalda Melo
Responder
Ver respostas

Estude agora


Quem foi Lampião?

Assista à nossa videoaula para conhecer um pouco da história de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo...

Tarsila do Amaral

Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida de Tarsila do Amaral, uma das mais importantes artistas...