Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Marés

Geografia

PUBLICIDADE

Quem já passou dias no litoral ou reside em locais próximos à praia já notou que as águas do mar ora se afastam, ora se aproximam mais da areia da praia. Esse movimento de subida e descida das águas em relação à costa é conhecido como maré.

A Lua e as marés

A maior responsável pela movimentação das águas dos oceanos é a Lua – nosso satélite natural. Sem o poder de atração que ela exerce sobre as águas, os oceanos e mares ficariam no mesmo nível.

Como a Lua tem o poder de mover volumes tão grandes de água?

A palavra “poder” é bem apropriada. Esse “poder” da Lua é a força gravitacional que ela exerce sobre todos os objetos na Terra, mas, com a água, isso é muito mais visível. Quando a Lua gira em torno de nosso planeta, atrai a Terra para si – como se estivesse “puxando” – e essa atração provoca mudanças nos níveis das águas.

Como a Lua movimenta-se e a Terra também, a atração exercida pela Lua não fica restrita a apenas um ponto. Ao se mover, ela faz a água subir e descer em diferentes regiões do globo. Isso quer dizer que a maré pode estar alta em um ponto do planeta e baixa em outro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como a Terra realiza o movimento de rotação – gira em torno do seu próprio eixo –, fica sempre com metade de sua superfície voltada para a Lua. Nessas regiões, o poder de atração gravitacional é maior, e as marés são altas. Nas áreas opostas do globo, as marés estão baixas, ou seja, as marés dependem da localização da Lua em relação ao planeta Terra.

A posição da Lua em relação à Terra determina em que porção do planeta haverá maré alta ou baixa
A posição da Lua em relação à Terra determina em que porção do planeta haverá maré alta ou baixa

O Sol e as marés

O Sol também possui esse poder de atração, no entanto, a influência da Lua é sentida de maneira mais forte, pois, embora as dimensões do Sol sejam extremamente superiores às da Lua e, portanto, com um campo gravitacional muito mais potente, a sua distância em relação à Terra reduz esse impacto sobre as marés.

Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Marés"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mares.htm. Acesso em 25 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre a Lei da Gravitação Universal, a qual foi elaborada pelo físico inglês Isaac Newton. Ela relaciona o produto da massa de dois corpos com o inverso do quadrado de sua distância para determinar a intensidade da força de atração gravitacional existente entre eles. Venha entender o assunto aqui!
Entenda a influência das correntes marítimas no clima, fato que é responsável pela existência de florestas e desertos!
Você sabia que o planeta Terra é 80 vezes maior do que a lua? Confira!
Entenda os movimentos de translação e rotação da Terra e suas consequências para a vida no planeta. Conheça o solstício e o equinócio e como eles acontecem.
Saiba como Newton explicou esse fenômeno!
Conheça o oceano Atlântico, segundo maior oceano que recobre a superfície do planeta. Leia sobre a sua geografia e entenda a sua importância econômica e ambiental.
Aprenda sobre o Oceano Glacial Ártico, o menor oceano terrestre. Conheça sua geografia e importância, bem como entenda os problemas ambientais que acometem a região.
Leia sobre o oceano Pacífico, conjunto de águas que cobre um terço do planeta! Entenda a sua importância e seus principais problemas ambientais.
Descubra alguns fatos a respeito do oceano Índico, terceiro maior do mundo. Saiba quais territórios são banhados por ele, e entenda os problemas ambientais que enfrenta.
A classificação dos oceanos e mares.