Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Zona Abissal

O termo zona abissal é usado, principalmente, na biologia marinha para designar a parte mais profunda de um oceano.

Peixe típico das profundezas dos oceanos
Peixe típico das profundezas dos oceanos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Zona abissal é uma região profunda do oceano, variando entre 2.000 e 6.000 metros, o lugar é frio e muito escuro. Essa porção dos oceanos responde por grande parte da extensão terrestre.

O termo zona abissal é usado, principalmente, na biologia marinha para designar a parte mais profunda de um oceano. Para se ter uma ideia, o leito oceânico possui uma profundidade que oscila entre 4.000 e 6.000 metros, o que impede a chegada de luz solar, no fundo dos oceanos as águas permitem a formação de uma pressão de aproximadamente 11.000 psi.


Peixe Abissal

Essa região representa 3% dos oceanos do planeta, não havendo uma grande variedade de vida, pois não há condições favoráveis à proliferação de seres vivos em razão da falta de alimentos e também em decorrência da baixa temperatura. É justamente nessa parte dos oceanos que se encontram as fossas abissais, pontos ainda mais profundos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A restrita quantidade de seres vivos que habitam essa região dos oceanos recebe o nome de seres abissais, que detêm capacidades especiais adaptadas às características do ambiente em questão. Um dos principais exemplos de seres abissais são os peixes da ordem lophiiformes.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Zona Abissal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/abissal.htm. Acesso em 15 de julho de 2024.

De estudante para estudante