close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A relação entre vegetação, clima e solo

O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. Dessa forma, é clara a existência de uma relação entre vegetação, clima e solo.

A floresta do Congo fornece umidade para a atmosfera
A floresta do Congo fornece umidade para a atmosfera
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A biosfera é constituída por uma série de elementos naturais que favorece o desenvolvimento da vida. A natureza e todos seus elementos funcionam como uma máquina onde cada um tem sua importância.

A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço. Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.

Onde há ocorrência de clima árido e semiárido as plantas apresentam espinhos no lugar de folhas, como as espécies de cactáceas. Isso ocorre para diminuir a perda de umidade que acontece com o processo de evapotranspiração, dessa forma, a água fica armazenada mais tempo no interior do vegetal.

Assim como o clima influencia na formação vegetal, essa influencia no clima em determinados lugares do mundo. Um exemplo disso são as florestas tropicais e equatoriais da Amazônia na América do Sul, floresta do Congo na África que são responsáveis por emitir enormes percentuais de umidade para a atmosfera, isso ocorre com a transpiração das folhas dos vegetais das florestas, ou seja, evapotranspiração.

Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "A relação entre vegetação, clima e solo "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-relacao-entre-vegetacao-clima-solo.htm. Acesso em 18 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Por que se chama Mar Tenebroso

Por FELIPE ZINGEREVITZ DE MOURA sc159891
Responder
Ver respostas

quais são os fatores de identidade populacionais e oq são cada um deles?

Por (a1653) Mafalda Melo
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

O que liga a floresta Amazônica, o aquecimento mundial e você?

Há muito tempo a floresta Amazônica é reconhecida como um repositório de serviços ecológicos, não só para os povos indígenas e as comunidades locais, mas também para o restante do mundo. Além disso, de todas as florestas tropicais do mundo, a Amazônia é a única que ainda está conservada, em termos de tamanho e diversidade.

No entanto, à medida que as florestas são queimadas ou retiradas e o processo de aquecimento global é intensificado, o desmatamento da Amazônia gradualmente desmonta os frágeis processos ecológicos que levaram anos para serem construídos e refinados.

Ironicamente, enquanto as florestas tropicais úmidas diminuem continuamente, o trabalho científico realizado nas últimas duas décadas jogou um pouco de luz sobre os vínculos essenciais que existem entre a saúde das florestas tropicais e o resto do mundo [...].

WWF Brasil. Por que a Amazônia é importante? Disponível em: http://www.wwf.org.br, Acesso em: 13/09/2013.

Sobre a Floresta Amazônica, considere as seguintes afirmações:

I. Evapotranspiração intensa e produção de umidade;

II. Vegetação densa e fechada;

III. Produção de oxigênio para o planeta;

Dentre as alternativas acima, aquela (s) que demarca (m) corretamente a importância da Floresta Amazônica para a biosfera é (são):

a) I

b) I e II

c) I e III

d) II e III

e) I, II e III

Exercício 2

Dentre as alternativas abaixo, todas representam um exemplo de como o clima influencia as vegetações e os solos, exceto:

a) Formação espinhosa em cactos para retenção de água em climas secos.

b) Solos rasos na região do semiárido nordestino

c) Formato cônico das coníferas para evitar o acúmulo de neve

d) Galhos retorcidos nas árvores do Cerrado para facilitar a evapotranspiração.

e) Solos pobres e arenosos em regiões de desertos.

Estude agora


Concentração molal ou molalidade (W)

Molalidade é bastante confundida com molaridade por suas grafias e fonéticas semelhantes. A molalidade é uma unidade...

O que é tirania?

O que é tirania? Como podemos entender a tirania como uma forma política comum na história da humanidade? Veja tudo...