Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tipos de clima

Os 11 tipos de clima que existem no mundo são resultantes da atuação dos diferentes fatores climáticos em cada região do planeta Terra.

Montagem retratando uma mudança climática, de deserto quente a floresta nevada, em alusão aos diferentes tipos de clima.
A atuação dos fatores climáticos, em especial a latitude, proporciona a ocorrência de diferentes tipos de clima ao redor do planeta.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os 11 tipos de clima que existem no mundo são:

  • clima equatorial;

  • clima tropical;

  • clima subtropical;

  • clima semiárido;

  • clima árido ou desértico;

  • clima temperado;

  • clima mediterrâneo;

  • clima de monção;

  • clima frio de montanha;

  • clima subpolar ou subártico;

  • clima polar ou ártico.

Os diferentes climas existem porque os fatores climáticos como a latitude, a altitude e a maritimidade atuam de forma distinta em cada região do planeta Terra, interferindo na dinâmica atmosférica e condicionando aspectos distintos que determinam 11 tipos de clima no mundo.

Leia também: Quais são os elementos climáticos?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os tipos de clima

  • No mundo, existem 11 tipos de clima. São eles o clima equatorial, o clima tropical, o clima subtropical, o clima semiárido, o clima árido ou desértico, o clima temperado, o clima mediterrâneo, o clima de monção, o clima frio de montanha, o clima subpolar ou subártico e o clima polar ou ártico.

  • Os tipos de clima são determinados pela atuação dos fatores climáticos, como a latitude, a altitude, a maritimidade e a continentalidade.

  • Os climas podem ter variação local ou regional a depender da preponderância de um fator climático sobre o outro.

  • No Brasil, existem seis tipos de clima. São eles o clima equatorial, o clima tropical, o clima tropical atlântico, o clima tropical de altitude, o clima semiárido e o clima subtropical.

  • Os tipos de clima estão diretamente relacionados com a vegetação, porque o desenvolvimento da cobertura vegetal é condicionado por aspectos como temperatura e umidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os tipos de clima do mundo?

O clima é definido como as características da atmosfera em um longo período de tempo. A atuação dos fatores climáticos (aspectos do meio natural que interferem na dinâmica atmosférica) nas diferentes regiões do planeta Terra condiciona a ocorrência de 11 tipos de clima. É importante ressaltar que muitos deles apresentam também subtipos regionais ou locais que são formados a partir da preponderância de um ou mais fatores do clima. A seguir, entenda os principais aspectos que definem os tipos de clima do mundo.

  • Clima equatorial: tipo climático presente na região de mais baixa latitude do planeta Terra, próximo da Linha do Equador (paralelo de 0° de latitude). É marcado pelas elevadas temperaturas na maior parte do ano, com média de 25 °C, e pela baixa amplitude térmica diária e anual. A umidade do ar é alta, e as chuvas anuais são abundantes e podem facilmente ultrapassar 3000 mm ao ano. Em função disso, no clima equatorial não existe distinção entre as estações do ano.

Amazônia, região de ocorrência do clima equatorial, um dos 11 tipos de clima que existem no mundo.
O clima equatorial é marcado pelo elevado teor de umidade.
  • Clima tropical: tipo climático que ocorre na zona tropical do planeta Terra, entre os trópicos de Câncer (23°27’ N) e de Capricórnio (23°27’ S). Apresenta temperaturas elevadas e baixa amplitude térmica anual, com temperaturas médias que chegam a 24 °C. No clima tropical, o regime pluviométrico proporciona a existência de uma estação seca, nos meses de inverno, e outra estação chuvosa, que é o verão. O volume anual de chuvas é de 1500 mm.

Praia no Sri Lanka, região de ocorrência do clima tropical, um dos 11 tipos de clima que existem no mundo.
As altas temperaturas e estações alternadamente secas e úmidas caracterizam o clima tropical.
  • Clima subtropical: tipo climático que ocorre nas latitudes médias, em áreas inseridas na zona temperada que estão nas imediações dos trópicos. No clima subtropical é possível fazer distinção das quatro estações do ano. Ele é caracterizado pelos verões quentes, com temperatura média de 27 °C, e invernos frios, com médias de 10 °C. As chuvas são bem distribuídas durante o ano, e, nos meses de inverno, pode haver registro de geada e de precipitação na forma de neve em algumas áreas.

Mata de araucárias, região de ocorrência do clima subtropical, um dos 11 tipos de clima que existem no mundo.
O clima subtropical apresenta chuvas bem distribuídas e alta amplitude térmica.
  • Clima semiárido: tipo climático que ocorre na zona tropical do planeta Terra, entre as latitudes de 20° e 30° em ambos os hemisférios (Norte e Sul). Esse clima é caracterizado pelos longos períodos de estiagem (sem precipitação) e pelo baixo volume anual de chuvas, que varia entre 250 e 750 mm. As temperaturas são elevadas, com média de 27 °C, e a amplitude térmica anual é baixa.

Bioma Caatinga no estado da Paraíba, região de ocorrência do clima semiárido, um dos 11 tipos de clima que existem no mundo.
O tempo seco e longos períodos de estiagem são característicos do clima semiárido.
  • Clima árido (ou desértico): tipo climático presente nas regiões de média e alta latitude. O clima desértico tem como aspecto principal a baixa umidade do ar, que acarreta volumes ínfimos de precipitação anual, seja ela na forma de chuva ou na forma de neve. As temperaturas variam de acordo com a área de ocorrência do clima desértico, uma vez que ele pode acontecer nos desertos quentes ou nos desertos frios.

Deserto, região de ocorrência do clima árido (ou desértico), um dos 11 tipos de climas que existem no mundo.
A baixíssima umidade do ar caracteriza os climas desérticos, quentes ou frios.
  • Clima temperado: tipo climático que ocorre nas zonas temperadas do planeta Terra, que ficam entre os trópicos e os círculos polares (latitude de 66°33’) em ambos os hemisférios. É caracterizado pela boa distinção entre as quatro estações do ano, além da amplitude térmica anual elevada. Os verões são quentes, e os invernos, muito frios. Entretanto, o regime pluviométrico e as temperaturas médias são distintas nas variações regionais do clima temperado.

Floresta temperada na Rússia, região de ocorrência do clima temperado, um dos 11 tipos de clima que existem no mundo.
As quatro estações do ano são bem demarcadas nas áreas de clima temperado.

Clima temperado oceânico: tem maior influência da maritimidade e, portanto, da umidade. Apresenta menor amplitude térmica, com verões úmidos e invernos secos.

Clima temperado continental: a continentalidade é o fator preponderante. Apresenta maior amplitude térmica, com invernos rigorosos e menor umidade do ar.

  • Clima mediterrâneo: tipo climático que ocorre no litoral de localidades em média latitude em ambos os hemisférios, caracterizando áreas tanto banhadas pelo mar Mediterrâneo quanto em outras regiões do planeta. Marcado pela distinção entre duas estações do ano, sendo uma quente e seca e a outra amena e chuvosa. A amplitude térmica anual é baixa, com temperaturas médias de 16 °C. O volume anual de chuvas é de 900 mm.

Ilha Maiorca, na Espanha, região de ocorrência do clima mediterrâneo, um dos 11 tipos de clima que existem no mundo.
Apesar do nome, o clima mediterrâneo não se restringe apenas a regiões banhadas pelo mar Mediterrâneo.
  • Clima de monção: chamado também de tropical de monção, esse tipo climático está presente no Sudeste do continente asiático. É marcado por uma estação quente e chuvosa com altos índices pluviométricos decorrentes da influência dos ventos de monção, que são ventos quentes e úmidos que sopram do oceano em direção ao continente.

 Chuva de monção em Querala, na Índia, região de ocorrência do clima de monção, um dos 11 tipos de clima que existem no mundo.
As monções provocam chuvas intensas e volumosas em um curto espaço de tempo.
  • Clima frio de montanha: tipo climático que ocorre nas maiores elevações do planeta Terra. No clima frio de montanha, o fator altitude se sobrepõe ao fator latitude, lembrando que a cada 1.000 metros de altitude a temperatura cai em 6,4 °C. É caracterizado pelas baixas temperaturas durante a maior parte do ano e elevada amplitude térmica anual. Nas áreas mais elevadas, há uma cobertura de neve eterna (como são chamadas as superfícies de neve que não derretem).

Monte Everest, no Nepal, região de ocorrência do clima frio de montanha, um dos 11 tipos de clima que existem no mundo.
O clima frio de montanha está presente nas áreas mais elevadas do planeta Terra.
  • Clima subpolar (ou subártico): tipo climático presente nas áreas de alta latitude do Hemisfério Norte, próximo do Círculo Polar Ártico (66°33’ N). Apresenta temperaturas baixas na maior parte do ano, com média de 10 °C. Os invernos são longos e rigorosos, enquanto os verões são frescos. A precipitação na forma de chuva é baixa e acumula volumes de 350 mm em média, sendo a neve mais recorrente.

Montanhas no Canadá, região de ocorrência do clima subpolar (ou subártico), um dos 11 tipos de clima que existem no mundo.
O clima subpolar ocorre próximo dos círculos polares.
  • Clima polar: tipo climático presente nas áreas de maior latitude do planeta Terra, localizadas entre os círculos polares (66°33’ de latitude) e os polos Norte e Sul (90° de latitude). É marcado pelo frio intenso e duradouro, com temperaturas que variam entre máximas de 10 °C e mínimas que podem atingir -40 °C. A umidade do ar é baixa, e a precipitação anual é inferior a 300 mm. Na maior parte das áreas de clima polar, o solo é recoberto por uma camada de gelo (permafrost), e há presença de amplas áreas permanentemente congeladas.

Antártida, região de ocorrência do clima polar, um dos 11 tipos de clima que existem no mundo.
O frio intenso e as amplas superfícies cobertas por gelo são características das áreas de clima polar.

Acesse também: Quais são os diferentes tipos de solo?

Quais são os tipos de clima do Brasil?

O Brasil é um país de grandes dimensões e se estende por várias faixas latitudinais desde o Hemisfério Norte, pouco acima da Linha do Equador, até a zona temperada sul, abaixo do Trópico de Capricórnio. Esse fator isolado já condiciona ao território nacional uma grande variedade climática, que é influenciada também pela atuação das massas de ar e pelo extenso litoral com saída para o oceano Atlântico (maritimidade). Levando isso em consideração, identifica-se a presença de seis tipos de clima no Brasil. Confira, a seguir, quais são eles e onde cada uma dessas ocorrências climáticas está presente.

  • Clima equatorial: clima quente e úmido que ocorre na região Norte do Brasil, influenciado pela ação da massa equatorial continental (mEc) e pela presença da Floresta Amazônica, que auxilia na manutenção das temperaturas e da elevada umidade. Presente nos estados do Amazonas, Acre, Pará, Roraima, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso.

  • Clima tropical: clima quente com verões chuvosos e invernos secos que ocorre na maior parte do território brasileiro, visto que a maior extensão do Brasil está inserida na zona intertropical. As exceções são os estados mais ao sul e parte na região Norte. Apresenta dois subtipos:

    • Clima tropical atlântico: tipo climático característico do litoral leste do país, influenciado pelo fator maritimidade. É marcado pela elevada pluviosidade e pelas temperaturas amenas na maior parte do ano.

    • Clima tropical de altitude: tipo climático característico dos planaltos com altitude superior a 800 metros na região Sudeste do país. Apresenta temperatura média de 18 °C e baixa variação térmica anual. Os invernos são frios, e os verões, amenos. Nos meses mais frios, registra-se a ocorrência de geada.

  • Clima semiárido: clima quente e seco, marcado pelos longos períodos sem chuva, que está presente em parte da região Nordeste do país, mais precisamente na área conhecida como Polígono das Secas. Essa área compreende a sub-região do sertão nordestino, em que se inserem todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão, e o norte do estado de Minas Gerais.

  • Clima subtropical: clima ameno e com estações bem definidas que ocorre nos estados da região Sul do Brasil e em parte dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Relação entre os tipos de clima e a vegetação

O clima está diretamente relacionado a vários aspectos físicos da paisagem natural, o que inclui a vegetação. Para se desenvolver, as plantas necessitam de elementos como a luz solar, importante para a realização da fotossíntese e a manutenção de suas funções biológicas, a água e os nutrientes presentes no solo, cuja formação também está atrelada à ocorrência climática. Assim sendo, os aspectos de cada clima são condicionantes do tipo de cobertura vegetal que se desenvolve em uma determinada área.

Climas quentes e úmidos apresentam vegetação mais densa e exuberante do que os climas secos. Ao mesmo tempo, existem espécies de plantas adaptadas aos longos períodos de estiagem e que se desenvolvem melhor em ambientes com menor umidade. Reunimos, na tabela abaixo, a vegetação característica de cada tipo de clima do mundo.

Tipo de clima

Vegetação

Equatorial

Floresta equatorial

Tropical

Floresta tropical, savana tropical (ou Cerrado), campos, mangue, restinga

Subtropical

Floresta subtropical (ou floresta mista)

Semiárido

Estepes, campos abertos com plantas adaptadas ao calor e à estiagem

Árido ou desértico

Desertos e estepes desérticas

Temperado

Floresta temperada

Mediterrâneo

Floresta mediterrânea e arbustos

Monção

Florestas de monções (árvores decíduas e perenes)

Frio de montanha

Tundra alpina

Subpolar

Floresta boreal (floresta de coníferas ou taiga)

Polar

Tundra e desertos


Fontes

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. 4 ed. Tradução de Maria Juraci Zani dos Santos.

IBGE. Atlas escolar. IBGE, c2023. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/.

MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Tipos de clima"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-climas.htm. Acesso em 29 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

O clima equatorial, um dos principais registrados no território brasileiro, é caracterizado pela

a) ocorrência de elevadas temperaturas e volumosas precipitações.

b) existência de médias termais bastante baixas ao longo do ano.

c) presença de um tempo bastante seco, especialmente no verão.

d) frequência baixa de chuvas e altas amplitudes térmicas anuais.

e) constância de baixas temperaturas e escassa ocorrência de chuvas.

Exercício 2

A presença de uma dualidade climática, com uma estação mais seca no outono e no inverno e outra mais úmida, especialmente no verão, é típica do clima

a) equatorial.

b) desértico.

c) tropical.

d) semiárido.

e) subtropical.

Artigos Relacionados


Clima brasileiro

As principais características dos climas identificados em território brasileiro.
Geografia do Brasil

Climas do Brasil

Você sabe quais são os tipos de clima encontrados no Brasil? Acesse o link para conhecer com maiores detalhes a composição climática do território brasileiro.
Geografia do Brasil

Climas do mundo

Clique aqui, descubra quais são todos os climas do mundo e saiba identificar as principais características e localização de cada um deles.
Geografia

Diferença entre tempo e clima

Descubra quais são as diferenças entre tempo e clima, conceitos comumente empregados como sinônimos pela maioria das pessoas. Além disso, o texto a seguir irá apresentar a definição e a diferenciação entre condições meteorológicas e condições climáticas.
Geografia

Elementos climáticos

Aprenda o que é e qual a função dos elementos climáticos. Veja uma descrição de cada um deles. Saiba a diferença entre elementos climáticos e fatores climáticos.
Geografia

Fatores climáticos

Aprenda o que são fatores climáticos e como eles atuam sobre o clima. Conheça exemplos de fatores do clima e saiba como diferenciá-los dos elementos climáticos.
Geografia

Influência das correntes marítimas no clima

Entenda a influência das correntes marítimas no clima, fato que é responsável pela existência de florestas e desertos!
Geografia

Zonas térmicas da Terra

Clique aqui e entenda o que são as zonas térmicas do planeta Terra. Saiba os fatores que determinam seu estabelecimento e as características de cada uma delas.
Geografia