Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

História do Brasil

A seção de História do Brasil procura organizar os períodos que abarcam o desenvolvimento histórico e a formação da sociedade brasileira.

A História do Brasil é estudada, formalmente, a partir de uma divisão geral entre: Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República
A História do Brasil é estudada, formalmente, a partir de uma divisão geral entre: Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A História do Brasil é dividida, consensualmente e para fins didáticos, em três períodos principais: Período Colonial, Período Imperial e Período Republicano. Entretanto, tais divisões existem apenas para organizar esquematicamente os principais conteúdos sobre a formação do Brasil, tendo como ponto de partida o ano do descobrimento, isto é, 1500. Entretanto, é sabido que, no território em que se “formou o Brasil”, havia, antes, várias tribos nativas com aspectos culturais muito particulares. Mesmo antes da formação dessas tribos, houve também povos primitivos que deixaram os vestígios de sua cultura em vários lugares do território brasileiro (Veja Pré-história brasileira) há milhares de anos.

A esse período da História do Brasil cujo tema central é o estudo dos povos nativos, isto é, dos povos indígenas, dá-se o nome de Período Pré-Cabralino. Essa nomenclatura faz referência a Pedro Álvares Cabral, cuja chegada em terras brasileiras é considerada o marco inaugural da História do Brasil. A partir de então, de 1500 em diante, sobretudo a partir da década de 1530, teve início a fase do Brasil Colônia.

O Brasil começou a ser efetivamente colonizado em razão da preocupação que Portugal passou a ter com as ameaças de invasões das terras brasileiras por outras nações, como viriam a ocorrer décadas depois. O primeiro sistema de ocupação e administração colonial foi o das Capitanias Hereditárias, que, posteriormente, foi regido pelo Governo Geral, que tinha o objetivo de organizar melhor a ocupação do território, bem como desenvolvê-lo. O período do Brasil Colonial estendeu-se até o início do século XIX, especificamente até 1808, quando a Família Real veio para o Brasil e integrou-o ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Foi nesse período em que se desenvolveram a economia e a sociedade açucareira e, depois, a economia e a sociedade mineradora. Dataram ainda do período Colonial as várias Rebeliões Nativistas e Rebeliões Separatistas, merecendo destaque especial a Inconfidência Mineira.

Em 1822, teve início a fase do Brasil Império, ou Período Imperial. Desde a vinda da Família Real (1808) para o Brasil até 1822 houve intensas transformações políticas tanto no Brasil quanto em Portugal, que acabaram por conduzir as elites brasileiras e o Príncipe D. Pedro I a declararem o Brasil um Império independente. Após a estruturação do Império, seguiu o Período Regencial, período esse marcado pelo governo dos regentes daquele que se tronou o segundo imperador brasileiro, Dom Pedro II, que, à época em que o pai deixou o poder (1831), ainda não estava em idade hábil para governar o país. O Segundo Reinado só começou de fato no ano de 1840, estendendo-se até 1889, ano da Proclamação da República. Um ano antes, ainda sob a vigência do Império, foi decretada a Abolição da Escravatura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir de 15 de novembro de 1889, teve início o período do Brasil República. Esse período caracterizou-se pela montagem de uma estrutura política completamente diversa daquela do Império. A busca pela efetividade dos ideais políticos republicanos, influenciados pelo positivismo, guiou a formação da república brasileira, que se dividiu, esquematicamente, entre República Velha (1889-1930), cujas rebeliões que nela ocorreram merecem destaque; Era Vargas (1930-1945), que foi marcada pelo longo governo do político gaúcho Getúlio Dornelles Vargas; fase da República Populista (1945-1964), que se situou no período inicial da Guerra Fria e caracterizou-se pela estrutura política baseada no fenômeno do populismo; e, por fim, a fase dos Governo Militares (1964-1985), marcada pelo Golpe Militar de 31 de março de 1964 e, depois, pelo Ato Institucional nº5, de 13 de dezembro de 1968, que estendeu o regime militar (com cassação de direitos políticos e liberdades individuais) até o ano de 1985.

Ainda há a fase do Brasil Atual, que é estudada de acordo com as pesquisas mais recentes que são feitas sobre a conjuntura política, sociocultural e econômica do Brasil dos últimos 30 anos.

Esta seção de História do Brasil ainda conta com três canais auxiliares que acrescentam conteúdo ao estudo dos temas centrais. São eles: Brasil Regional, Hinos Brasileiros e Folclore.

Boa leitura!


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "História do Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab. Acesso em 04 de julho de 2022.

Videoaulas


Artigos História do Brasil


Durante o século XIX, São Paulo foi o maior produtor de café do país.
História do Brasil

A Fazenda Santa Gertrudes em Rio Claro

São Paulo, produtor de café século XIX, grandes fazendas de café, Fazenda Santa Gertrudes, Fazenda Ibicaba, Morro Azul, cafeicultura paulista, propriedade cefeeira,...

História do Brasil

A Igreja Católica no Brasil

A Igreja Católica contribuiu de forma decisiva para a formação da sociedade brasileira.

Estátua em homenagem ao bandeirante Borba Gato na cidade paulista de Santo Amaro.[1]
História do Brasil

Borba Gato

Acesse o site e veja quem foi Borba Gato e sua atuação na exploração do ouro na região das minas. Acompanhe as polêmicas envolvendo seu nome na atualidade.

O dia Sete de Setembro inaugurou uma nova fase política para o Brasil
História do Brasil

Breve história do Brasil

Consulte neste artigo explicações sobre a análise da história do Brasil em torno do início da colonização portuguesa na América.

Fernando Collor foi o último presidente da República brasileira a renunciar
História do Brasil

Cinco renúncias de chefes de Estado no Brasil

Conheça os momentos históricos em que houve as cinco renúncias de chefes de Estado no Brasil!

A empresa açucareira representou o modelo colonial exploratório no Brasil
História do Brasil

Colônia de Exploração

Um modelo de exploração colonial surgido na era mercantil.

As políticas de cotas raciais pretendem promover uma espécie de justiça histórica
História do Brasil

Cotas raciais resolvem o problema que não foi resolvido com a abolição?

Cotas raciais resolvem o problema que não foi resolvido com a abolição? Leia este texto e veja alguns pontos pró e contra esse tipo de política!

O populismo marcou a política no Brasil, entre os anos de 1945 e 1964
História do Brasil

Democracia e Populismo

Uma combinação que agitou a política brasileira entre 1945 e 1964.

História do Brasil

Descobrimento do Brasil

Acesse o texto e veja detalhes a respeito do descobrimento do Brasil. Entenda o contexto e o percurso da expedição de Cabral. Confira curiosidades sobre o assunto.

O feminismo é um movimento social que propõe uma sociedade com igualdade de condições entre homens e mulheres
História do Brasil

Feminismo no Brasil

Entenda as origens e a trajetória do feminismo no Brasil, movimento que se consolidou na luta por igualdade de condições entre homens e mulheres.

A primeira eleição realizada no Brasil aconteceu na Capitania de São Vicente em 1532, durante o período colonial.
História do Brasil

História das eleições no Brasil

Leia este texto e amplie seus conhecimentos a respeito da história das eleições no Brasil. Veja quando foi realizada a primeira eleição no Brasil e por quais mudanças esse sistema passou em...

Fachada do Museu Nacional, localizado no Parque Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro.
História do Brasil

História do Museu Nacional

O que você sabe sobre a História do Museu Nacional? Clique para conhecer a trajetória desse museu criado em 1818 por um decreto real de D. João VI, então rei de Portugal. Veja também momentos...

Prestes esteve envolvido nos preparativos da Revolta do Forte de Copacabana, mas não atuou de fato por estar doente*
História do Brasil

Luís Carlos Prestes

Clique no link do Brasil Escola e conheça a trajetória de um dos principais nomes da política brasileira de todo o século XX: Luís Carlos Prestes. Conhecido como Cavaleiro da Esperança, Prestes...

História do Brasil

Luís Gama

Clique e conheça detalhes da vida de Luís Gama, um importante intelectual negro do século XIX. Saiba sobre sua origem e vida profissional.

Bandeirantes, como Domingos Jorge Velho (na foto, em primeiro plano), inspiraram em Cassiano Ricardo as ideias bandeiristas *
História do Brasil

Movimento Bandeira

Conheça as ideias do Movimento Bandeira que se destacou nos anos 1930 sob a liderança de Cassiano Ricardo.

História do Brasil

Oswaldo Cruz

Acesse o texto para saber detalhes da trajetória de Oswaldo Cruz, um dos grandes sanitaristas do Brasil. Veja quais foram suas contribuições para o país.

Das “cartas” às modernas cédulas: a história do papel moeda no desenrolar da economia brasileira
História do Brasil

Papel Moeda no Brasil

O uso e as transformações do papel moeda que circula na economia brasileira.

O estadista francês Benjamin Constant foi um dos principais teóricos do Poder Moderador
História do Brasil

Poder Moderador

Conheça o contexto da concepção do Poder Moderador e suas principais características segundo a Constituição Imperial Brasileira de 1824.

O futebol no Brasil foi introduzido inicialmente pelos jesuítas no colégio São Luís, de Itu
História do Brasil

Primórdios do futebol no Brasil

Saiba quais foram os primórdios do futebol no Brasil e como esse esporte oriundo da Inglaterra deitou raízes entre nós.

A Igreja do Bonfim foi construída no século XVIII quando a imagem do Senhor do Bonfim foi trazida para Salvador.
História do Brasil

Senhor do Bonfim

Clique no link e conheça a história do Senhor do Bonfim. Saiba quando a devoção a essa figura religiosa foi introduzida no Brasil e conheça detalhes dessa festa.

História do Brasil

Vida e Morte na Amazônia

Como a exploração da floresta amazônica era feita, como é o processo hoje, livro Gente x Mato de Pedro Martinelli...

História do Brasil

Voto feminino no Brasil

Acesse e entenda como se deu o processo de conquista do voto feminino no Brasil. Conheça os primeiros nomes que se envolveram com essa causa.

Estude agora


Direitos das crianças no Brasil

Veja nesta videoaula o histórico dos direitos das crianças no Brasil, percorrendo o período colonial até a...

Área da esfera

Nesta videoaula, vamos realizar a demonstração para o cálculo da área de uma esfera e resolveremos um...