Topo
pesquisar

Corrente de Humboldt

Geografia

A corrente de Humboldt é uma corrente oceânica que nasce nas proximidades da Antártida e desloca-se no sentido norte.
PUBLICIDADE

A corrente de Humboldt, também conhecida de corrente do Peru, corresponde a uma corrente oceânica que se desloca pela extensão do oceano Pacífico. A denominação desse fenômeno foi em homenagem ao naturalista alemão Alexander von Humboldt, que realizou a descoberta.

Essa corrente nasce nas proximidades com a Antártica, esse lugar possui temperaturas baixas, algo em torno de 7º e 8º C, o deslocamento acontece no sentido norte. A corrente que ocorre com maior incidência nas costas do Chile e do Peru detém uma grande quantidade de plânctons, em razão disso os peixes são atraídos para essas águas.

Por causa desse fenômeno o Peru apresenta uma elevada piscosidade, por isso é considerado um dos principais produtores de pescados em escala mundial.

Na costa peruana, as águas da superfície elevam a temperatura e partir daí se deslocam impulsionadas pela ação eólica que desenvolve no lugar, fazendo com que se afastem do litoral. Desse modo, as águas de características mais frias emergem até a superfície, levando consigo grande quantidade de nutrientes que se encontravam no fundo do mar.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O trajeto da corrente de Humboldt
O trajeto da corrente de Humboldt

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Corrente de Humboldt"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/corrente-humboldt.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola