Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Troposfera

A troposfera é a camada inferior da atmosfera terrestre. Ela concentra os elementos que são indispensáveis para a manutenção da vida no planeta: oxigênio e água.

Nuvens no céu claro, formadas na troposfera.
A troposfera é a camada da atmosfera localizada imediatamente acima da superfície terrestre.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Troposfera é a camada mais interna da atmosfera terrestre, localizada imediatamente acima da superfície do planeta. A troposfera representa 75% da massa atmosférica, além de concentrar a quase totalidade do vapor d’água presente nesse envólucro. É na troposfera que acontecem os fenômenos meteorológicos, e as suas características em diferentes porções do globo determinam o clima da região. Trata-se, portanto, de uma camada com elevado dinamismo.

A troposfera é marcada pela diminuição das temperaturas com o ganho de altitude, com um gradiente de 6º C a cada quilômetro percorrido. Na sua porção superior fica situada a tropopausa, camada que marca a transição entre a troposfera e a estratosfera.

Leia também: Onde fica a camada de ozônio?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a troposfera

  • Troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, situada imediatamente acima da superfície terrestre e abaixo da estratosfera.

  • Sua espessura varia entre 18-20 quilômetros no equador terrestre e 6 quilômetros nos polos.

  • Apresenta 75% de toda a massa da atmosfera terrestre, e concentra a maior parte do seu vapor d’água em suspensão.

  • A temperatura diminui com o ganho de altitude na troposfera. A cada 100 metros de subida, registra-se queda de 0,6º C.

  • A pressão atmosférica e a densidade do ar também diminuem gradualmente com o ganho de altitude no interior dessa camada.

  • Nitrogênio, oxigênio e vapor d’água são os elementos predominantes na composição na troposfera.

  • A troposfera garante a manutenção da vida no planeta por meio da oferta de oxigênio e da regulação das temperaturas próximo da superfície.

  • É na troposfera, também, que acontecem os fenômenos meteorológicos. Por meio de suas características é possível identificar o clima de uma região.

  • A camada de transição entre a troposfera e a estratosfera recebe o nome de tropopausa.

O que é troposfera?

A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera terrestre, sendo descrita também como a camada mais interna do invólucro gasoso do nosso planeta. Isso significa que a troposfera é parte da atmosfera que se encontra em contato com a superfície da Terra e onde acontece a maioria dos fenômenos climáticos de que temos conhecimento.

O termo “troposfera” é derivado do grego, e significa camada de mudanças (tropos = mudanças ou misturas), devido à instabilidade e às constantes alterações no tempo atmosférico que acontecem nessa região. Trata-se, portanto, da camada de maior dinamismo da atmosfera.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características da troposfera

A troposfera é uma das cinco camadas em que se divide a atmosfera terrestre. Situada imediatamente acima da superfície terrestre e abaixo da estratosfera, a espessura da troposfera varia de acordo com a localidade analisada. Próximo ao equador, região mais quente do nosso planeta, a troposfera vai da superfície até uma altitude entre 18 e 20 quilômetros. Nos polos, onde o ar é frio e rarefeito, a troposfera se estende até 6 quilômetros acima do solo.

A camada da troposfera concentra a maior parte da massa da atmosfera. Ela representa uma parcela de 75% de toda a massa do invólucro gasoso do planeta Terra. Além disso, a troposfera concentra 99% do vapor d’água em suspensão na atmosfera, o que condiciona a ocorrência de fenômenos meteorológicos como formação de nuvens e de diferentes tipos de precipitação.

Chuva caindo sobre árvores em texto sobre troposfera.
As chuvas, os ventos e os demais fenômenos meteorológicos se formam na troposfera.

O ar próximo da superfície terrestre apresenta temperaturas elevadas em qualquer região do planeta. Com o ganho de altitude, entretanto, a temperatura diminui. Na região equatorial, estima-se que a temperatura média da troposfera próximo do solo seja de 20º C, valor esse que cai para -70º C na sua porção mais elevada. Em contrapartida, nos polos a temperatura da troposfera cai de 0º C próximo da superfície para -45º C na sua transição para a estratosfera.

Estima-se que a cada 100 metros de altitude, a temperatura da troposfera cai em 0,6º C. É o mesmo que dizer que a cada quilômetro de subida, há uma queda de 6º C na temperatura nessa camada da atmosfera. Esse é, portanto, o gradiente térmico encontrado na troposfera terrestre.

Assim como acontece com a temperatura, a pressão atmosférica sofre redução no interior da troposfera. Com o ganho de altitude, o ar se torna menos denso e mais rarefeito, o que condiciona a redução gradativa da pressão que ele exerce.

Veja também: Como se formam as chuvas?

Composição química da troposfera

A troposfera, da mesma forma como as demais camadas da atmosfera, é composta por um conjunto de gases. Dentre esses gases, os elementos presentes em maior quantidade são:

  • nitrogênio (N), que representa 78% da sua composição;

  • oxigênio (O), que representa 21% da sua composição.

O vapor d’água também está presente em grande quantidade na troposfera. Já elementos como hidrogênio (H), argônio (Ar) e ozônio (O3) estão presentes, porém em uma quantidade ínfima.

Qual a importância da troposfera?

Para os seres vivos, a troposfera é a camada mais importante da atmosfera, porque é nela que estão contidos os principais elementos que garantem a sua sobrevivência no planeta, como é o caso do oxigênio. Não somente esse gás, mas também a presença do vapor d’água na troposfera garante a ocorrência dos principais ciclos biogeoquímicos responsáveis pela manutenção da vida na Terra.

Na troposfera acontecem os fenômenos meteorológicos que resultam na formação das nuvens, dos ventos e das variadas formas de precipitação (chuva, neve, granizo). Por conta disso, e da absorção diferencial do calor observada em cada região do planeta Terra, essa camada é importante para a regulação das temperaturas e para a determinação das ocorrências climáticas em escala global.

Saiba mais: Afinal, o que é o clima?

O que é tropopausa?

Vista panorâmica da tropopausa, transição entre troposfera e estratosfera.
A tropopausa marca a transição entre a troposfera e a estratosfera.

Os limites entre uma camada da atmosfera e a outra não são limites abruptos, ou seja, há uma transição que apresenta características de duas camadas sequenciais e que marcam a passagem entre duas regiões da atmosfera. Esse é o caso da tropopausa. A tropopausa é a camada intermediária que determina a transição entre a troposfera e a estratosfera.

Da mesma forma como vimos para a troposfera, as temperaturas diminuem na tropopausa. Entretanto, o gradiente térmico é bem menor: 2º C a cada quilômetro de subida. Aliás, não se pode falar que esse gradiente é homogêneo em toda a camada de transição, haja vista que sua espessura e altitude variam de acordo com a região do planeta sobre a qual ela está situada.

A espessura da tropopausa varia entre 3 e 5 quilômetros. Próximo da tropopausa fica uma área de ventos muito intensos onde se formam as correntes de jato, conferindo-lhe grande instabilidade.

Fontes

ANAC. Camadas Atmosféricas significativas. ANAC, 14 fev. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/seguranca-operacional/meteorologia-aeronautica/destaques-1/camadas-atmosfericas-significativas.

BRANCO, Pércio de Moraes. Atmosfera Terrestre. Serviço Geológico do Brasil – CPRM, 18 ago. 2014. Disponível em: https://www.sgb.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/Atmosfera-Terrestre-2567.html.

NASA. Troposphere. Space Place – NASA Science, 28 jun. 2019. Disponível em: https://spaceplace.nasa.gov/troposphere/en/.

NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY. Encyclopedic entry: Atmosphere. National Geographic, 19 out. 2023. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/atmosphere/.

NOAA. Layers of the Atmosphere. NOAA, [s.d.]. Disponível em: https://www.noaa.gov/jetstream/atmosphere/layers-of-atmosphere.

OLIVEIRA, Sonia Maria Barros de; CORDANI, Umberto Giuseppe; FAIRCHILD, Thomas Rich. Atmosfera, clima e mudanças climáticas. In: AIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 108-127.

UCAR. The Troposphere. UCAR, [s.d.]. Disponível em: https://scied.ucar.edu/learning-zone/atmosphere/troposphere.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Troposfera"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/troposfera.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


A origem da atmosfera

Clique aqui e entenda o que é e como ocorreu a origem da atmosfera!
Geografia

Biosfera

Conheça a biosfera, o espaço da vida na Terra e a conjunção complementar entre as distintas “esferas” do nosso planeta!
Geografia

Camada de ozônio (Ozonosfera)

Clique e veja o que é a camada de ozônio, como ela se forma e qual a sua principal função. Entenda o que está destruindo-a e como promover sua reintegração.
Geografia

Elementos climáticos

Aprenda o que é e qual a função dos elementos climáticos. Veja uma descrição de cada um deles. Saiba a diferença entre elementos climáticos e fatores climáticos.
Geografia

Estratosfera

Descubra o que é a estratosfera. Veja onde fica a estratosfera e quais as suas principais características. Conheça a importância e a função dessa camada.
Geografia

Granizo

Você sabe o que é granizo? Clique e entenda como esse tipo de precipitação se forma. Saiba quais precauções devem ser tomadas durante as chuvas de granizo.
Geografia

Litosfera

Conheça as principais características da Litosfera, a camada química mais externa da Terra.
Geografia

Mesosfera

Clique aqui para saber o que é a mesosfera. Conheça as suas principais características, sua composição e sua função. Entenda a importância dessa camada.
Geografia

Mudanças climáticas

O que você sabe sobre as mudanças climáticas? Entenda as causas, consequências e a relação com as conferências ambientais, o efeito estufa e o aquecimento global.
Biologia

Neve

Clique e veja como ocorre a formação da neve, quais são os tipos de neve. Entenda quais são os seus efeitos no dia a dia das pessoas e que consequências ela traz.
Geografia