Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Clima mediterrâneo

O clima mediterrâneo está presente em várias áreas de média latitude, não somente nos países mediterrâneos. Apresenta verão quente e seco, bem como inverno ameno e chuvoso.

Reserva natural do Zíngaro, na Itália, região de ocorrência do clima mediterrâneo.
Reserva natural do Zíngaro, na Itália, região de ocorrência do clima mediterrâneo.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Clima mediterrâneo é um tipo de clima presente nas regiões de média latitude em ambos os hemisférios do planeta Terra. Esse clima dispõe de verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos, com temperaturas médias de 22 ºC e alta umidade do ar em função da maritimidade. A vegetação que se desenvolve no clima mediterrâneo é adaptada a períodos de estiagem e composta predominantemente por herbáceas e arbustivas, havendo baixa densidade de árvores.

Apesar do nome, o clima mediterrâneo ocorre também em regiões distantes do Mar Mediterrâneo, como no sul da África e da Oceania, na costa sudoeste da América do Sul e no litoral oeste dos Estados Unidos.

Veja também: Clima equatorial — um tipo de clima que ocorre nas regiões de baixa latitude do planeta Terra

Tópicos deste artigo

Resumo sobre clima mediterrâneo

  • O clima mediterrâneo é um tipo de clima temperado presente nas áreas de média latitude.

  • Está presente nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo e em áreas como o sul do Chile, parte da costa oeste dos Estados Unidos, extremo sul do continente africano e parte da Oceania, como no sul da Austrália.

  • Caracteriza-se pela presença de duas estações bem definidas: verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. A umidade do ar é elevada em função da maritimidade.

  • Massas de ar e as correntes marítimas influenciam também no clima mediterrâneo.

  • A vegetação mediterrânea é formada por espécies arbustivas e herbáceas em sua maioria, com pouca densidade de árvores.

  • São exemplos de formação vegetal mediterrânea os maquis e os garrigues.

  • A fauna do clima mediterrâneo é composta por uma grande variedade de mamíferos (em especial de pequeno e médio porte), aves, répteis e insetos.

  • Embora apresente climas com características semelhantes, não há a ocorrência do clima mediterrâneo no Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é clima mediterrâneo?

Clima mediterrâneo é um tipo de clima temperado que está presente em áreas de média latitude em ambos os hemisférios, Norte e Sul, ocorrendo principalmente na costa ocidental dos continentes e em regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo. Devido aos locais onde o clima mediterrâneo está presente, ele pode ser classificado também como uma variação do clima subtropical.|1|

Características do clima mediterrâneo

O clima mediterrâneo é caracterizado pela presença de duas estações do ano bem definidas:

  • verão quente e seco, marcado por temperaturas elevadas e chuvas muito fracas e concentradas em poucas áreas (quando ocorrem);

  • inverno ameno e chuvoso, concentrando a maior parcela da pluviosidade anual das regiões que dispõe desse tipo de clima.

As temperaturas, nos meses de verão, tendem a oscilar entre 16 ºC e 30 ºC, a depender da localidade, com médias de 22 ºC. Já no inverno aquelas áreas afastadas do litoral registram temperaturas muito baixas, próximas de 0 ºC, enquanto nas cidades mais próximas do mar os invernos são mais frescos e podem marcar entre 10 ºC e 18 ºC. As médias para a estação mais fria do ano ficam em torno de 16 ºC, ou seja, a amplitude térmica no clima mediterrâneo varia de mediana a baixa.

A umidade do ar nas áreas de clima mediterrâneo é de aproximadamente 65%. Nas áreas mais úmidas, a pluviosidade anual chega a 900 mm, enquanto regiões mais secas podem registrar índices menores do que cerca de 350 mm.|2| Embora haja registros de chuvas durante todo o ano, os maiores volumes caem justamente nos meses de inverno.

Fatores que influenciam o clima mediterrâneo

Como sendo um clima temperado, a latitude é um dos importantes fatores que determinam o clima mediterrâneo.

Em cada uma das regiões onde essa ocorrência climática acontece, ela dispõe de algumas características particulares, que são influenciadas por outros fatores tais como:

Localização do clima mediterrâneo

Apesar da referência ao Mar Mediterrâneo, o clima mediterrâneo compreende outras áreas do planeta e está presente em regiões de média latitude tanto do Hemisfério Norte quanto do Hemisfério Sul, localizadas entre o intervalo de 30º e 50º.

São localidades de clima mediterrâneo:

Mapa-múndi com indicação das regiões de ocorrência do clima mediterrâneo.
Em destaque no mapa estão as áreas de ocorrência do clima mediterrâneo. [1]

Vegetação do clima mediterrâneo

A vegetação do clima mediterrâneo recebe o nome de floresta mediterrânea ou vegetação mediterrânea. Ela é composta por espécies de médio e pequeno porte que apresentam alta resistência a períodos de estiagem, isto é, de baixa disponibilidade hídrica.

Os maquis (formação com elevada densidade de arbustos, como urze, alfazema e videiras, e herbáceas) e os garrigues, que apresentam menor densidade vegetacional, são as duas principais formações da floresta mediterrânea. Sua nomenclatura pode variar de acordo com o país ou região, como é o caso do chaparral nos Estados Unidos e do matorral no Chile. Espécies arbustivas como carvalhos, oliveiras e cedros são encontradas em algumas regiões de clima mediterrâneo.

Maquis, vegetação típica do clima mediterrâneo.
Maquis, vegetação típica do clima mediterrâneo.

Em muitas áreas onde ocorre, a vegetação mediterrânea tem passado por um sério processo de devastação, decorrente de fatores como o avanço da ocupação humana e da expansão dos períodos de estiagem, além da intensificação de incêndios, que trazem efeitos negativos para os solos e para as plantas, embora elas apresentem adaptações a esse tipo de fenômeno.

Acesse também: Incêndios na Europa — a devastação de áreas presentes nos países banhados pelo Mediterrâneo

Fauna do clima mediterrâneo

A fauna presente nas regiões de clima mediterrâneo é bastante diversa e composta por muitos animais de pequeno e médio porte principalmente, como répteis, aves, insetos e roedores, embora mamíferos de grande porte sejam também observados.

Corvo, um dos animais que compõem a fauna do clima mediterrâneo.
Os corvos são parte da fauna do clima mediterrâneo.

Abaixo apresentamos uma lista de alguns dos principais animais que compõem a fauna do clima mediterrâneo.

Clima mediterrâneo no Brasil

A principal característica do clima mediterrâneo é a alternância de estações e a umidade do ar elevada sob a influência da maritimidade. Observa-se a presença de climas com aspectos muito semelhantes no Brasil, como é o caso do clima tropical atlântico, presente no litoral leste do território nacional.

Apesar disso, o clima mediterrâneo propriamente dito está restrito às zonas temperadas do planeta Terra, distribuindo-se por áreas de latitude média. Assim, não há a ocorrência do clima mediterrâneo no Brasil.

Notas

|1| e |2| AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. 4 ed. 332p. Tradução de Maria Juraci Zani dos Santos.

Crédito de imagem

[1] Wikimedia Commons (reprodução)

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Clima mediterrâneo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/clima-mediterraneo.htm. Acesso em 25 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante