Topo
pesquisar

Clima mediterrâneo

Geografia

O clima mediterrâneo é encontrado no sul da Europa, em áreas do extremo norte e sul do continente africano, além da Austrália e dos Estados Unidos.
PUBLICIDADE

O clima mediterrâneo é encontrado em diversas regiões do globo. Apresenta duas estações bem definidas, possui muitas semelhanças com o clima tropical e sofre a influência da maritimidade. Vamos conhecer mais sobre esse tipo climático?

Localização

Como o próprio nome sugere, o clima mediterrâneo é encontrado nas regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. No entanto, esse tipo climático não está restrito a essa região do globo. Veja a seguir os locais em que o clima mediterrâneo ocorre:

  • Nas proximidades do Mar Mediterrâneo: sul da Europa, parte do Oriente Médio no continente asiático e extremo norte da África;

  • África do Sul: em uma pequena porção nas proximidades do Cabo da Boa Esperança;

  • No continente americano, aparece nos Estados Unidos (na Califórnia) e no sul do Chile;

  • Na Oceania, é encontrado no sudeste da Austrália.

O clima mediterrâneo é encontrado no continente asiático, europeu, americano, africano e também na Oceania
O clima mediterrâneo é encontrado no continente asiático, europeu, americano, africano e também na Oceania

Características

  • Pluviosidade – a característica principal do clima mediterrâneo é a presença de duas estações do ano bem definidas: um verão quente e seco e um inverno com temperaturas mais baixas e maior presença de chuvas. Os índices pluviométricos oscilam entre 500 e 1000 milímetros anuais;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Temperaturas – Durante os períodos de estiagem, as temperaturas médias giram em torno de 25 °C a 35 °C. No inverno úmido, caem para 0 °C a 10 °C;

  • Umidade relativa do ar – a umidade do ar no clima mediterrâneo sofre a interferência da proximidade com o mar. A média da umidade anual é, portanto, alta e gira em torno de 80%.

Vegetação

A vegetação típica desse tipo de clima é conhecida como Vegetação Mediterrânea ou Floresta Mediterrânea. A maior parte das espécies da vegetação mediterrânea é exclusiva dessa formação vegetal. É constituída por espécies adaptadas a longos períodos de estiagem, como os maquis e garrigues, além de árvores de pequeno porte, como as oliveiras. Aliás, a oliveira, árvore que tem como fruto a azeitona – ou oliva – e da qual se produz o azeite, é uma espécie típica do clima e da vegetação mediterrânea.

Além das espécies nativas, o clima mediterrâneo é muito propício à produção de uvas, o que faz com que as regiões com esse tipo de clima reúnam os mais importantes produtores de vinho do mundo.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

A vegetação mediterrânea está adaptada aos verões quentes e secos e aos invernos frios
A vegetação mediterrânea está adaptada aos verões quentes e secos e aos invernos frios

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Clima mediterrâneo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/clima-mediterraneo.htm. Acesso em 21 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola