Topo
pesquisar

Tipos de chuva

Geografia

A chuva pode ser originada de diferentes maneiras, dando origem aos tipos de chuva. Os principais tipos são: chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica.
PUBLICIDADE

Tipos de chuva correspondem às diferentes classificações de precipitação. Isso significa que a chuva pode ter diferentes processos de formação, assim como características diferentes, sejam essas quanto à intensidade, duração, grau de acidez, e presença ou não de trovoadas.

Cada tipo de chuva também está associado a uma determinada época do ano ou às características do seu lugar de ocorrência. Dessa forma, os principais tipos de chuva são:

  • Chuva frontal

  • Chuva convectiva

  • Chuva orográfica

Leia também: Água: um recurso essencial para a vida

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é precipitação

Precipitação nada mais é que a volta da água que se encontra na atmosfera à superfície terrestre. A água evaporada dos recursos hídricos existentes na superfície, passando então da fase líquida para a gasosa, ascende à atmosfera.

Ao subir para as camadas mais elevadas, esse vapor d'água sofre o processo de condensação, dando início à formação das nuvens carregadas de umidade, que podem então precipitar-se de diferentes maneiras, como em forma de chuva, granizo, neve, neblina, entre outras, iniciando, assim, outro ciclo hidrológico.

Fatores que influenciam a precipitação

Sabe-se que as chuvas podem variar não só segundo a época do ano mas também quanto às características do local em que ocorrem.

Compreender esses fatores permite também compreender o comportamento atmosférico de uma determinada região e, assim, viabilizar planejamentos das cidades; prever possíveis enchentes; estudar as características do solo, a fim de evitar erosões, mediante o estudo do regime de chuvas; planejar o plantio agrícola, entre outros.

Além disso, há outros fatores que também influenciam na precipitação, segundo o Departamento de Climatologia da Universidade Federal do Espírito Santo, como:

  • Latitude

  • Distanciamento do mar

  • Altitude

  • Tipo de vegetação no local

Mapa Mental: Tipos de Chuva

Mapa Mental: Tipos de Chuva

*Para baixar esse mapa mental em PDF, clique aqui!

Tipos de precipitações

O retorno da água à superfície terrestre, dando continuidade ao ciclo hidrológico, não ocorre apenas em forma de chuva. Há outras formas de precipitação, por exemplo:

  1. Neve: precipitação em foma de gelo de dimensões variadas.

  2. Saraiva: precipitação em forma de gelo com diâmetro de até cinco milímetros.

  3. Orvalho: precipitação formada devido à condensação de vapor d'água no meio ambiente no período noturno, dada a queda na temperatura.

  4. Geada: precipitação que se forma mediante o vapor d'água (como o orvalho) a temperaturas abaixo de 0 ºC.

  5. Neblina: precipitação de água muito fina e com baixa intensidade.

  6. Granizo: precipitação que forma pedras de gelo com diâmetro superior a cinco milímetros.

Veja mais: Diferença entre neve, geada e granizo

Tipos de chuva

Segundo o processo de formação, os principais tipos de chuva são:

Chuva frontal

A chuva frontal representa o encontro de uma massa de ar fria com uma massa de ar quente.
A chuva frontal representa o encontro de uma massa de ar fria com uma massa de ar quente.

A chuva frontal, também conhecida como chuva ciclônica, é a precipitação originada a partir do encontro entre duas massas de ar: uma fria e seca e outra quente e úmida. Quando a massa de ar fria avança por uma massa de ar quente, há o que chamamos de frente fria ou chuva de frente fria. Quando a massa de ar quente avança por uma massa de ar fria, há ocorrência da frente quente, ou chuva de frente quente.

As principais características da chuva frontal são a duração e a intensidade. Normalmente, esse tipo de chuva é de longa duração e sua intensidade pode variar.

Chuva convectiva

A chuva convectiva é caracterizada pela subida do ar quente e descida do ar frio.
A chuva convectiva é caracterizada pela subida do ar quente e descida do ar frio.

Chuva convectiva, também conhecida como chuva de verão, ocorre devido à diferença de temperatura na superfície próxima às camadas da atmosfera terrestre. Ao ocorrer algum desequilíbrio das camadas de ar por algum fenômeno natural, o ar mais quente, menos denso, eleva-se às camadas mais altas da atmosfera, enquanto o ar frio desce, por ser mais denso.

Quando o ar quente sobe, carrega consigo bastante umidade e sofre resfriamento. Ao resfriar-se, inicia-se o processo de condensação, podendo haver formação de nuvens de chuva. A chuva convectiva é de abrangência local e característica de regiões tropicais. Esse tipo de chuva geralmente tem pouca duração, contudo apresenta maior intensidade.

Chuva orográfica

A chuva orográfica está relacionada com as barreiras naturais impostas pelo relevo.
A chuva orográfica está relacionada com as barreiras naturais impostas pelo relevo.

Chuva orográfica, também conhecida como chuva de relevo, é a precipitação associada a barreiras naturais determinadas pelo tipo de relevo da região. Essas barreiras ou obstáculos podem ser, por exemplo, serras, cordilheiras ou montanhas. Esse tipo de chuva é formado quando uma massa de ar úmida vinda do oceano encontra uma barreira natural, sendo forçada a elevar-se, alcançando então grandes altitudes.

Quando essa massa de ar úmida eleva-se, acaba resfriando-se, sofrendo condensação e posteriormente precipitando-se. A chuva orográfica é comum em grandes áreas apresentando grande duração e baixa intensidade.

Veja mais: Ciclones: tempestades tropicais que se originam em zonas de baixa pressão atmosférica

Chuva ácida

Chuva ácida é a que apresenta grande concentração de ácidos.
Chuva ácida é a que apresenta grande concentração de ácidos.

Chuva ácida está relacionada com o seu grau de acidez. Toda chuva apresenta um certo grau de acidez, contudo, a chuva ácida apresenta-o em excesso. O pH (potencial hidrogeniônico) é a escala que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade da água. A água em seu estado puro apresenta pH = 7. Quanto menor o pH, mais ácida é água. Para ser considerada ácida, a chuva deve apresentar pH abaixo de 5,5.

Esse tipo de chuva conta com uma grande concentração de óxidos ácidos, que, ao reagirem com as partículas de água, formam ácidos que dão a essa chuva sua característica principal. Sua origem pode ser:

Natural

Antrópica

A chuva ácida forma-se por meio de processos naturais, como a atividade vulcânica, que provoca emissão de gases, poeira e compostos de enxofre à atmosfera, e também por processos biológicos, como a respiração animal e vegetal.             

A chuva ácida pode ser formada com base na ação do homem, como a poluição atmosférica provocada pela grande concentração de veículos e também pela atividade industrial. Essas ações lançam à atmosfera gases poluentes, que, ao entrarem em contato com a água, geram ácidos.


Esse tipo de chuva é considerado um grande problema para o meio ambiente e também para a saúde dos seres vivos. Além de devastar diversas áreas, a chuva ácida pode provocar danos a monumentos urbanos e também estar associada a alguns problemas de saúde, como problemas respiratórios. Caso queira aprofundar-se no tema, leia nosso texto: Chuva ácida.

Curiosidades sobre os tipos de chuva

  • As chuvas orográficas ocorrem principalmente na área da Serra do Mar, que se estende por cerca de 1500 km ao longo do litoral brasileiro, entre os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina.

  • As chuvas convectivas, por vezes, estão relacionadas com os episódios de enchentes no Brasil. Muitas áreas urbanas são afetadas por esse problema no período em que esse tipo de chuva é frequente, dada a sua intensidade.

  • As chuvas ácidas ocorrem principalmente em países industrializados, devido à grande concentração de polos industriais existente neles.

 

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia 

A chuva pode precipitar-se de diversas maneiras, e a diferença ocorre segundo o seu processo de formação.
A chuva pode precipitar-se de diversas maneiras, e a diferença ocorre segundo o seu processo de formação.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Tipos de chuva"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-chuva.htm. Acesso em 19 de novembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

A chuva é um dos vários tipos de precipitação do vapor d'água existente na atmosfera, sendo caracterizada pela queda da água em sua forma líquida. Os principais tipos de chuva, de acordo com sua forma de ocorrência, são:

I) Chuvas de convecção ou convectivas

II) Chuvas de granizo

III) Chuvas frontais

IV) Chuvas orográficas

Estão corretas as alternativas:

a) I, II e III.

b) I e IV

c) I, II e IV.

d) I, II, III e IV.

e) I, III e IV.

Questão 2

A respeito das chuvas de convecção ou convectivas, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

a) São formadas a partir do encontro direto entre duas massas de ar, sendo uma fria e seca e outra quente e úmida.

b) São formadas a partir da circulação do ar em um local, havendo um movimento ascendente do ar quente e descendente do ar frio.

c) As chuvas de convecção também são chamadas de chuvas de verão.

d) Nesse tipo de chuva, o ar quente sobe e leva consigo toda a umidade produzida na superfície, incluindo a evapotranspiração da vegetação, produzindo um ambiente propício para a formação das chuvas.

e) Na formação das chuvas convectivas, o ar frio desce, pois é mais denso que o ar quente.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola