Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tufão e Furacão

Geografia

Tufão e furacão são nomes dados a um tipo de ciclone, que recebe diferentes nomes de acordo com sua intensidade e a região geográfica onde ocorre.
Ciclones
Ciclones
PUBLICIDADE

Furacão ou tufão são nomenclaturas utilizadas para designar um tipo de ciclone, ou seja, redemoinhos atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão atmosférica. Dependendo da localização geográfica e de sua intensidade, esse fenômeno pode ser chamado de vários outros nomes, tais como furacão, tufão, tempestade tropical, tempestade ciclônica, depressão tropical ou simplesmente ciclone.


Tufão – é a nomenclatura utilizada para os ciclones tropicais de maior intensidade que ocorrem no Oceano Pacífico Noroeste, a oeste da linha internacional da data. Ocorre, principalmente, no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico, tendo as mesmas características de um furacão.

Furacão - é um ciclone tropical formado no Oceano Atlântico Norte, Oceano Pacífico Nordeste, a leste da linha internacional da data, e no Oceano Pacífico Sul, a leste da longitude 160°E.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Imagem de satélite de um Furacão

O furacão é a mais violenta de todas as tempestades, e seu ciclo de vida pode ser de alguns dias. É um fenômeno atmosférico que começa nos mares quentes (acima de 24°C) e apresenta normalmente 1.500 quilômetros de extensão. É formado por imensas faixas circulares de nuvens que giram ao redor do olho, ou seja, o centro dessa tempestade, que geralmente apresenta 35 quilômetros de largura. No olho do furacão (centro) os ventos são mais brandos, diferente do restante da tempestade, onde podem chegar à velocidade de 360 Km/h.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Tufão e Furacão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tufao-furacao.htm. Acesso em 01 de agosto de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Descubra o que são os ciclones e quais suas principais características. Saiba também o que é anticiclone e se no Brasil há ocorrência desse fenômeno atmosférico.
Entenda como se formam os furacões, ciclones e tufões, a diferença entre eles e quais velocidades podem atingir. Veja também um gráfico sobre a escala da velocidade dos ventos, a Escala Saffir-Simpson.
Saiba como são escolhidos os nomes dos furacões e tufões, tipos de ciclones tropicais.
Leia e descubra as diferenças básicas entre furacão, tornado e ciclone.
Aprenda mais sobre os furacões. Descubra como esse fenômeno forma-se, suas principais características e os furacões mais destrutivos da história.
Entenda por que os Estados Unidos são atingidos todos os anos por tantos furacões e tornados, fenômenos que podem causar mortes e grande destruição.
Você sabe qual é o peso de uma nuvem? Clique aqui e descubra com quantos elefantes se faz uma nuvem!
Entenda o que é vento, sua origem e quais são os tipos que existem. Saiba mais também sobre a importância desse fenômeno atmosférico.