Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Agentes formadores do relevo

Geografia

Os agentes formadores do relevo podem ser internos ou externos. Essas forças atuam juntamente no processo de formação e modelagem do relevo.
A neve é um agente formador do relevo
A neve é um agente formador do relevo
PUBLICIDADE

O relevo é caracterizado como o conjunto de variações de nível da superfície terrestre. Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).

As placas tectônicas estão em constante movimento, fato que pode desencadear a colisão entre diferentes placas, desde que estejam em uma zona de convergência. Esse fenômeno é uma das consequências das forças endógenas (internas) do planeta, atuando de forma decisiva na formação e modelagem do relevo.

Os agentes internos provocam a elevação de determinadas áreas e o rebaixamento de outras. O tectonismo, caracterizado pelo movimento da crosta terrestre, altera as rochas, que podem sofrer enrugamentos, modificando o relevo. Os vulcões proporcionam que o magma (material líquido oriundo do manto terrestre) atinja a superfície terrestre, atuando como um agente modelador do relevo.

As forças externas, também chamadas de forças exógenas, têm função importantíssima na formação do relevo, assim como as forças internas. O intemperismo físico atua no processo de “desgaste” das superfícies rochosas. Esse fenômeno consiste na alteração das rochas em razão da alternância da temperatura, em que o calor provoca a dilatação das rochas; e o frio, a contração. A repetição desse processo durante anos modela o relevo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As águas das chuvas e dos rios, a neve e o vento também são agentes modeladores do relevo. A água pode alterar a composição das rochas, causando o intemperismo químico. Com isso, ocorre a desagregação das rochas, que podem se romper ou desencadear erosões. A ação dos ventos também contribui para a aceleração desse processo.

No entanto, atualmente o homem é o principal responsável pelas modificações no relevo. A expansão das áreas urbanas, a construção de rodovias, escavação para a exploração de minerais, entre tantas outras atividades antrópicas atuam de forma significativa na formação e modelagem do relevo.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Agentes formadores do relevo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agentes-formadores-relevo.htm. Acesso em 29 de novembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Com base em seus conhecimentos sobre a dinâmica de transformação do relevo terrestre, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a classificação de cada um dos agentes de transformação.

(1) Agentes Endógenos

(2) Agentes Exógenos

(  ) Vulcanismo

(  ) Intemperismo

(  ) Lixiviação

(  ) Tectonismo

(  ) Processos erosivos

A alternativa que corretamente enumera a segunda coluna é:

a) 1-2-2-2-1

b) 1-1-2-2-2

c) 1-2-2-1-2

d) 2-2-1-1-1

e) 2-1-2-1-1

Questão 2

(UCPEL)

Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.

Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.

a) Movimento tectônico.

b) Epirogênese.

c) Vulcanismo.

d) Desmoronamento.

e) Erosão.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Confira aqui a ação das geleiras e dos ventos na formação do relevo!
Conheça os acidentes geográficos artificiais e naturais, bem como a relação entre eles.
Venha conhecer um pouco mais sobre a unidade de relevo conhecida como depressão. O conteúdo do texto a seguir contém informações sobre a definição dessa forma de relevo, processos que a originam, sua principais características e algumas curiosidades. Conheça também as principais depressões do mundo e do Brasil.
Descubra a diferença entre intemperismo e erosão, além de conhecer um pouco mais desses processos de desgaste e transformação do relevo.
Entenda o processo de formação dos solos e saiba quais são os principais fatores responsáveis pela sua constituição e composição natural.
Entenda o que é a Geomorfologia, conheça as suas utilidades e os seus níveis de abordagem científica.
Leia nosso texto sobre relevo e aprenda sobre a fisionomia da superfície terrestre. Entenda quais são os agentes modeladores do relevo e como ele se classifica.
Veja algumas das principais características inerentes ao relevo brasileiro.