Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Arquipélago

Um conjunto de ilhas que possuem a mesma origem e estrutura geológica é o que chamamos de arquipélago.

O arquipélago grego inclui mais de 6000 ilhas espalhadas pelo Mar Egeu e o Mar Jônico.1

O arquipélago grego inclui mais de 6000 ilhas espalhadas pelo Mar Egeu e o Mar Jônico.1

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Um arquipélago é um conjunto de ilhas espalhadas pelo oceano. Há também arquipélagos em águas de mares, rios e lagos. O que caracteriza um arquipélago é que as ilhas pertencentes ao conjunto possuem a mesma origem e formação geológica, além de estarem próximas umas das outras.

A maior parte dos arquipélagos ocorre em mar aberto, entretanto, alguns tipos específicos podem ocorrer próximo à costa. Os arquipélagos, em sua maioria, têm origem vulcânica, resultando do movimento das placas tectônicas. Entretanto, há outros tipos de formação de ilhas e arquipélagos. Vejamos a seguir:

Tipos de arquipélagos

  • Arquipélagos vulcânicos – As ilhas formadas por meio desse processo surgem em virtude da atividade vulcânica no solo marítimo. É isso mesmo! Existem vulcões submersos! Esses vulcões vão periodicamente entrando em erupção e aumentando de tamanho. Quando alcançam a superfície, temos aí uma ilha vulcânica. Veja a ilustração a seguir:

  • Arquipélagos continentais – Esses arquipélagos são formados também em razão da movimentação tectônica, mas em um processo diferente. Quando as placas tectônicas movem-se, ocorre o desprendimento de uma ou mais partes do continente. Esses “pedaços” de terra que se soltaram do continente formam ilhas, que, em geral, ficam próximas da costa continental.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Arquipélagos coralinos – Como o próprio nome diz, esse tipo de arquipélago é formado de corais. É o menos comum dos três tipos e forma-se quando recifes de corais fixam-se sobre rochas submersas. Nessas rochas, os corais depositam os seus esqueletos e dão origem às chamadas rochas coralíneas. São elas que formam os recifes e as ilhas de forma circular conhecidas como atóis.

Conheça alguns arquipélagos:

1Fonte da imagem – Google Maps


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Arquipélago"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/arquipelago.htm. Acesso em 01 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Cem anos de solidão | Análise Literária

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Cem anos de solidão”, um dos romances mais...

Apartheid | África do Sul

Assista a nossa videoaula para entender o que foi o Apartheid na África do Sul (1948-1994). Confira também no...