Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Formas de proteger o solo contra erosão

Geografia

Existem algumas medidas preventivas que auxiliam na proteção do solo contra a erosão.
Área com estágio avançado de erosão
Área com estágio avançado de erosão
PUBLICIDADE

Um dos principais impactos oriundos da ocupação rural são as erosões, isso ocorre por que a cobertura vegetal original é retirada, tornando o solo propício a sofrer processos erosivos.

Nas propriedades rurais, com o intuito de evitar o surgimento de erosão, é importante que o produtor tome algumas medidas preventivas:

• Realizar o plantio acompanhado de uma curva de nível, essa é uma das mais bem sucedidas práticas de contenção. A curva de nível evita que a água da chuva desça a vertente com grande velocidade, dessa forma não provoca erosão.

• Consorciar lavouras com o plantio de vegetais como o eucalipto, bambu e cana-de-açúcar, pois esses atuam como barreira de proteção em relação à erosão eólica e pluvial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

• Outra alternativa de prevenção é realizar o plantio em curvas de nível do tipo terraço, nessa técnica a água é retida, impossibilitando a formação de escoamento de enxurrada, que é um agente erosivo em potencial.

• Atuar efetivamente na preservação e conservação de matas de galeria, além de recuperar áreas degradadas de matas ciliares, a cobertura vegetal contribui para impedir a passagem de enxurrada que provoca erosão e também evita o assoreamento dos mananciais.

• Regiões acidentadas devem ser preservadas e não ocupadas para o desenvolvimento da agricultura, assim como as áreas de solos frágeis que facilmente são afetadas com a erosão.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Formas de proteger o solo contra erosão "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/formas-proteger-solo-contra-erosao.htm. Acesso em 19 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda a definição de assoreamento, como ocorre esse processo e as suas principais consequências e formas de combate.
Entenda por que a degradação do solo pode causar prejuízos irreparáveis.
Descubra a diferença entre intemperismo e erosão, além de conhecer um pouco mais desses processos de desgaste e transformação do relevo.
Entenda o que é uma erosão e suas causas, bem como as consequências desse processo e como evitá-lo. Aprenda também quais são os tipos de erosão que existem.
Você sabe a diferença entre Mata Ciliar e Mata de Galeria? Clique aqui para descobrir!
Entenda como funciona a pedogênese e fique por dentro do processo de formação e transformação dos solos!
Entenda o que é o solo, seus principais aspectos, os seus diferentes horizontes e algumas formas de classificá-lo.
Os principais tipos de solo do Brasil e suas características.
Confira os principais tipos de erosão e compreenda melhor esse fenômeno de desgaste e transformação do relevo.