PUBLICIDADE
O clima polar predomina nas regiões de altas latitudes, nos extremos norte e sul da Terra. Nessas regiões são registradas as mais baixas temperaturas do planeta. Esse clima não possui estações do ano definidas, com verões quentes e invernos frios, e raramente o gelo que cobre o solo desses locais derrete.
Características
Nas regiões de clima polar – ao contrário do que o gelo que recobre a superfície nos faz pensar – há baixa pluviosidade e umidade. Em alguns locais, as médias de pluviosidade se aproximam das encontradas nos desertos quentes.
A neve, que não é frequente, mas uma vez depositada na superfície raramente se derrete, ao se acumular, vai formando uma camada cada vez mais espessa que cobre o solo. As calotas polares - placas de gelo continental que são encontradas na Groenlândia (polo norte) e na Antártida (polo sul), levaram milhões de anos para alcançar o tamanho atual.
Vegetação
Em um clima tão severo, com tão baixas temperaturas e umidade, é fácil compreender que a cobertura vegetal seja rara. Em algumas regiões, em curtíssimos verões, pode surgir a tundra, uma vegetação rasteira essencialmente composta por musgos e líquens e que, nesses períodos, constitui excelente pastagem para os animais herbívoros.
As temperaturas muito baixas durante a maior parte do ano selecionam espécies adaptadas, capazes de crescer no curto período do verão. Por isso não há arvores ou vegetação arbustiva no clima polar.
Em algumas regiões de clima polar, em um curto período de verão, surge a tundra, uma vegetação rasteira
Localização
O clima polar é encontrado nas proximidades dos polos do planeta.
-
ao norte, na região do Círculo Polar Ártico estão as geleiras do Ártico, a Groenlândia, uma boa parte do norte do Canadá e Alasca, bem como a porção norte da Rússia (Sibéria).
-
ao sul, no Círculo Polar Antártico está o imenso continente montanhoso da Antártida.
Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia