close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Clima equatorial

Altíssima umidade e temperaturas elevadas o ano todo são características de um clima típico das baixas latitudes: o clima equatorial.

O clima equatorial é responsável por manter uma vegetação densa e sempre verde
O clima equatorial é responsável por manter uma vegetação densa e sempre verde
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O clima equatorial é encontrado nas regiões de baixas latitudes, isto é, como o próprio nome indica, nas proximidades do paralelo do Equador. É um clima bem específico e que possui características únicas. Essa especificidade contribui para que nesse tipo climático surja a exuberante Floresta Equatorial.

Características do clima equatorial

  • Temperaturas – Uma das características mais marcantes desse tipo de clima são as temperaturas elevadas durante todo o ano. A média anual oscila em torno de 27 °C. As temperaturas são elevadas em virtude da latitude da região. Na região equatorial, os raios solares incidem de forma perpendicular, o que faz com que as temperaturas elevem-se o ano todo. Veja a imagem:

  • Amplitude térmica - No clima equatorial, a amplitude térmica anual é muito baixa, ou seja, a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima tem pequena variação durante o ano. As temperaturas mantêm-se altas durante todo o ano e o clima comporta-se como se houvesse apenas uma estação do ano (quente e úmida).

  • Precipitações – A ocorrência de chuvas é alta durante todo o ano. Em todos os meses, há precipitações, não existindo um período de estiagem. No climograma a seguir, podemos ver que as precipitações em Manaus (pluviosidade) variam de 100 mm a 300 mm mensais. No clima equatorial, a média pluviométrica anual supera os 2000 mm, chegando a mais de 3000 mm nas áreas mais chuvosas. Observe o climograma de Manaus:

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nas regiões de clima equatorial, há incidência de chuvas durante todo o ano *
Nas regiões de clima equatorial, há incidência de chuvas durante todo o ano *

  • Vegetação - A alta incidência de chuvas durante todo o ano e as altas temperaturas formam as condições ideais para o surgimento e manutenção da Floresta Equatorial. A vegetação típica do clima equatorial é densa, sempre verde, latifoliada e bastante úmida. É rica em biodiversidade, embora justamente pela alta pluviosidade possua solos pobres.

Localização

  • Ásia - No sudeste do continente asiático.

  • África - Na porção central do continente africano.

  • América - Na América do Sul e na América Central.

  • Oceania - Algumas ilhas, como Papua-Nova Guiné e Ilhas Salomão.

* Fonte - IPMA


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Clima equatorial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/clima-equatorial.htm. Acesso em 18 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Por que se chama Mar Tenebroso

Por FELIPE ZINGEREVITZ DE MOURA sc159891
Responder
Ver respostas

quais são os fatores de identidade populacionais e oq são cada um deles?

Por (a1653) Mafalda Melo
Responder
Ver respostas

Estude agora


Blaise Pascal

Conhece o filósofo Blaise Pascal? Talvez você conheça uma famosa frase dele: “o coração tem razões que a...

Tempos derivados

São derivados os tempos verbais que se originam de outros primitivos. Assista a esta videoaula para aprender um pouco...