Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Clima equatorial

O clima equatorial é marcado pela alta umidade do ar e pelo calor, além da baixa variação térmica anual. Está presente nos países de baixas latitudes, próximos ao equador.

Área florestal densa, típica de áreas com clima equatorial
O clima equatorial é marcado pelas elevadas temperatura e umidade do ar, o que proporciona o desenvolvimento de florestas densas.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Clima equatorial é um tipo de clima que ocorre nas regiões de baixa latitude do planeta Terra, em regiões e países atravessados pela linha do equador ou próximos a ela. Esse clima é caracterizado pelas altas temperaturas, baixa amplitude térmica anual e elevada umidade do ar, proporcionando o desenvolvimento de uma vegetação densa e exuberante e ecossistemas com enorme biodiversidade.

Leia também: O que é clima?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre clima equatorial

  • O clima equatorial ocorre nas áreas de baixa latitude do planeta, próximo à linha do equador.

  • Influenciado por massas de ar quentes e úmidas, esse clima é caracterizado pelas altas temperaturas durante todo o ano, baixa amplitude térmica e elevada umidade do ar.

  • As chuvas são abundantes e bem distribuídas durante o ano. Em algumas localidades, a precipitação é recorrente e diária.

  • A vegetação característica desse clima é a floresta equatorial, que apresenta uma grande biodiversidade tanto na fauna quanto na flora.

  • Divide-se em clima equatorial úmido, que mantém volumes elevados de chuva durante todo ano, e clima equatorial semiúmido, que apresenta uma curta estação seca.

  • No Brasil, o clima equatorial está presente nos estados da região Norte, mais precisamente no bioma Amazônia.

O que é clima equatorial?

Clima equatorial é um tipo de clima que ocorre nas regiões de menor latitude do planeta Terra, que são aquelas situadas nas proximidades da linha do equador (ou paralelo de 0°). O clima equatorial pode ser descrito também como um tipo de clima tropical, mais especificamente tropical úmido, embora esteja restrito às áreas que se distribuem ao longo do equador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do clima equatorial

O clima equatorial é caracterizado pelas altas temperaturas durante todo o ano e pelo elevado índice de umidade do ar, com ausência de uma estação do ano seca. Em função disso, podemos dizer que no clima equatorial as estações do ano não são bem definidas.

As temperaturas médias anuais ficam em torno de 25 °C, com máximas que podem superar os 30 °C e mínimas de aproximadamente 20 °C, sendo poucas as ocasiões em que os dias mais frios registraram temperaturas inferiores a essa. Levando em consideração essa variação anual de temperaturas, temos que outra importante característica do clima equatorial é a sua baixa amplitude térmica, geralmente em torno de ou abaixo de 6 °C.|1|

Nuvens em área florestal, revelando alta umidade no local.
A elevada umidade do ar e o calor constante são características do clima equatorial.

As massas de ar atuantes nas áreas de clima equatorial são comumente quentes e úmidas, independentemente da sua área de formação. Um exemplo é a mEc (massa equatorial continental), que surge sobre o continente, mas apresenta alto teor de umidade, a qual é derivada principalmente da Floresta Amazônica. Além disso, esse clima está presente em uma faixa de baixa pressão, onde há correntes de ar úmido ascendente, ocasionando a formação de nuvens.

No clima equatorial, as chuvas são abundantes e bem distribuídas durante o ano, não existindo uma estação seca, sem chuvas. A pluviosidade anual do clima equatorial é, por isso, bastante elevada, e varia entre 1200 e 3000 mm na maior parte dos países e territórios em que ele está presente. No entanto, é possível observar volumes anuais de chuva de 5000 mm em determinadas localidades, como em alguns países africanos e asiáticos.

Leia também: O papel da Amazônia na ocorrência de chuvas no Brasil

Vegetação do clima equatorial

Em função da grande disponibilidade hídrica e dos longos períodos de luz solar nas áreas de baixa latitude, a vegetação característica do clima equatorial é a floresta equatorial. São exemplos de floresta equatorial a Floresta Amazônica, na América do Sul, e a Floresta do Congo, na África Ocidental.

As florestas equatoriais são marcadas pela exuberância de sua flora, que é constituída por milhares de espécies vegetais que formam diferentes estratos em seu interior. As árvores são perenifólias (ou sempre-verdes), o que significa que elas não perdem suas folhas em uma época do ano, além de apresentarem troncos grossos e folhas grandes e largas. As copas das árvores, que podem ultrapassar os 50 metros de altura, se unem formando um dossel.

Em contraste com a vegetação exuberante está o solo pouco fértil das florestas equatoriais, cuja carga de nutrientes é derivada sobretudo da matéria orgânica que se acumula em sua superfície.

Fauna no clima equatorial

O clima equatorial favorece a formação de hábitats muito diversos, capazes de abrigar uma grande variedade de espécies animais. Por essa razão, as florestas equatoriais são detentoras da maior biodiversidade do nosso planeta. São milhares as espécies de mamíferos, anfíbios, aves, peixes, répteis e insetos encontrados nesses ecossistemas. Muitas dessas espécies têm caráter endêmico, isto é, tiveram origem na própria região onde vivem atualmente.

Borboleta e sapo-leite sobre galho de árvore
A fauna do clima equatorial é muito rica e composta por inúmeras espécies endêmicas, como é o caso do sapo-leite da Amazônia, na América do Sul.

Listamos abaixo alguns dos animais que podem ser encontrados nas regiões de clima equatorial:

Tipos de clima equatorial

Com base no padrão pluviométrico que exibe, o clima equatorial pode ser classificado em:

  • Clima equatorial úmido: apresenta temperaturas muito elevadas e alta umidade do ar, com chuvas bem distribuídas durante o ano e constantes.

  • Clima equatorial semiúmido: assim como o clima equatorial úmido, as temperaturas são elevadas e a umidade do ar é alta, mas há o registro de uma breve estação com menor índice de chuvas, caracterizada como a sua estação seca.

Leia também: Mudanças climáticas — por que devemos nos preocupar com elas?

Localização do clima equatorial

O clima equatorial está presente nos países e regiões que estão próximos ou são atravessados pela linha do equador, que corresponde ao paralelo de 0º. Abrange diversos países nos continentes americano, africano, asiático e oceânico, compreendendo igualmente ilhas localizadas no oceano Pacífico.

Dentre os países que apresentam clima equatorial, podemos citar:

Clima equatorial no Brasil

O clima equatorial está presente na região Norte do Brasil, compreendendo ainda uma pequena extensão de estados do Nordeste e do Centro-Oeste. A abrangência territorial desse clima em específico coincide com o domínio do bioma amazônico, que abriga a Floresta Amazônica. Assim, o clima equatorial caracteriza os seguintes estados:

Notas

|1| CONTI, José Bueno; FURLAN, Sueli Angelo. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. In: ROSS, Jurandyr L. Sanches. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. 6 ed. 3 reimp. (Didática; 3). P. 67-208.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Clima equatorial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/clima-equatorial.htm. Acesso em 20 de junho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


A relação entre a latitude e o clima

Entenda como se estabelece a relação entre a latitude e o clima e como isso interfere nas temperaturas de todo o planeta.
Geografia

Clima subtropical

Leia nosso texto e conheça as principais características do clima subtropical. Conheça as suas particularidades no Brasil, e entenda como ocorre sua formação.
Geografia

Clima temperado

Leia sobre o clima temperado, conheça as principais características desse tipo climático e identifique os locais onde ele ocorre, além do modo como ocorre no Brasil.
Geografia

Clima tropical de altitude

Clique aqui para ler nosso texto e compreender melhor a dinâmica de formação do clima tropical de altitude. Saiba onde ele ocorre no Brasil e suas características.
Geografia

Faixas Climáticas

Clique aqui e confira as características das faixas climáticas da Terra!
Geografia

Floresta Amazônica

Clique e saiba tudo sobre a Floresta Amazônica! Conheça a composição da fauna e da flora. Entenda sua importância e os principais problemas ambientais da Amazônia.
Geografia do Brasil

Floresta equatorial

Conheça as características das florestas equatoriais. Saiba onde elas se formam e quais são as maiores florestas equatoriais do mundo. Entenda sua importância.
Geografia do Brasil

Linha do Equador

Entenda o que é a Linha do Equador e qual a sua importância. Descubra quais são os países que ela atravessa, e revise também o que são as latitudes e as longitudes.
Geografia

Mudanças climáticas

O que você sabe sobre as mudanças climáticas? Entenda as causas, consequências e a relação com as conferências ambientais, o efeito estufa e o aquecimento global.
Biologia

Zonas térmicas da Terra

Clique aqui e entenda o que são as zonas térmicas do planeta Terra. Saiba os fatores que determinam seu estabelecimento e as características de cada uma delas.
Geografia