Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Festa Junina

A Festa Junina é uma tradição popular brasileira que ocorre em junho e que foi trazida para o país pelos portugueses. Essa festividade celebra quatro diferentes santos católicos.

Balões e enfeites coloridos decorando as ruas de um bairro durante a Festa Junina.
As Festas Juninas são tradicionais festas populares que acontecem no Brasil durante o mês de junho.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Festa Junina é uma festividade popular que é realizada no Brasil durante o mês de junho. Essa festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período de colonização, sendo realizada em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Acredita-se que surgiu para cristianizar celebrações pagãs do solstício de verão.

A Festa Junina é marcada por festividades ao longo de todo o mês de junho, sendo caracterizadas por comidas típicas, muitas delas à base de milho e amendoim. As Festas Juninas possuem danças típicas, como a quadrilha, possuem fogueiras e são decoradas com bandeirolas. As pessoas presentes costumam usar roupas que se associam com vestimentas caipiras, como camisas xadrez.

Leia também: Carnaval — detalhes sobre a principal festividade popular realizada no Brasil

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Festa Junina

  • As Festas Juninas são uma festividade popular muito tradicional no Brasil que são realizadas em junho.

  • É uma festa católica e celebra Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.

  • Essa festa foi trazida ao Brasil pelos portugueses durante o período da colonização.

  • Estabeleceu-se originalmente como forma de cristianizar celebrações pagãs que aconteciam na Europa durante o solstício de verão.

  • É realizada em todas as regiões do Brasil, possuindo decoração, comidas, vestimentas e danças típicas.

Significado da Festa Junina

A Festa Junina é uma celebração cristã presente no catolicismo e que celebra a importância de quatro santos, que são: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Cada um desses santos é celebrado em datas diferentes, conforme veremos, mas as festividades juninas se estendem por todo o mês de junho, e em alguns lugares também são realizadas em julho. O objetivo das festas, portanto, é o de homenagear e reverenciar os santos mencionados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Datas relacionadas à Festa Junina

Dia de Santo Antônio: 13 de junho

Pintura representando Santo Antônio, celebrado no dia 13 de junho, durante a Festa Junina.
O Dia de Santo Antônio é celebrado no dia 13 de junho. [1]

Santo Antônio é um santo católico conhecido como o santo casamenteiro, uma vez que as pessoas fazem preces a ele para encontrar um marido ou uma esposa. Santo Antônio foi um homem que nasceu em Lisboa, tornando-se um sacerdote franciscano. Viveu uma vida de simplicidade, sendo também considerado o “padroeiro dos humildes” porque distribuía alimento aos padres. É muito comum que simpatias sejam realizadas ao santo para que ele encontre o amor verdadeiro para quem estiver fazendo as simpatias.

Dia de São João: 24 de junho

Pintura representando São João, celebrado no dia 24 de junho, durante a Festa Junina.
O Dia de São João é celebrado no dia 24 de junho.

O dia 24 de junho é reservado para a celebração de São João Batista, aquele que se considera como o pregador que anunciou o nascimento de Jesus Cristo. João Batista é um dos profetas mais conhecidos da Bíblia, sendo parente de Jesus e sendo a pessoa quem batizou Jesus segundo os textos bíblicos.

João Batista foi morto decapitado em 27 d.C. por ordem de Herodes Antipas após sua sobrinha, influência por sua mãe, Herodíades, pedir a cabeça de João Batista. É bastante comum que na festa a São João se acenda uma grande fogueira, símbolo que é considerado pelos historiadores como uma influência pagã na celebração a esse santo. Para saber mais sobre o Dia de São João, clique aqui.

Dia de São Pedro e de São Paulo: 29 de junho

Pintura representando São Pedro e São Paulo, celebrados no dia 29 de junho, durante a Festa Junina.
O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado no dia 29 de junho. [2]

São Pedro e São Paulo são duas figuras fundamentais do cristianismo, pois ambos tiveram um papel muito importante na consolidação e crescimento do cristianismo no século I. Ambos foram martirizados pelas autoridades romanas. São Pedro foi um dos discípulos de Jesus, se tornando o primeiro papa da Igreja Católica. Já São Paulo foi um dos grandes pregadores do cristianismo. Para saber mais detalhes sobre o Dia de São Pedro e de São Paulo, clique aqui.

Características da Festa Junina

Decoração e símbolos da Festa Junina

Bandeirolas, um dos principais símbolos da Festa Junina.
As bandeirolas são um dos principais símbolos da Festa Junina.

Um dos itens de decoração mais associados à Festa Junina e que também é um símbolo dessas festividades são as bandeirinhas ou bandeirolas. As fogueiras que são acesas em homenagem a São João também são importantes símbolos das Festas Juninas. As quadrilhas e as comidas típicas, sobretudo as feitas com base em milho e amendoim, também são representativas dessa celebração. Para saber mais sobre a decoração e sobre os símbolos da Festa Junina, clique aqui.

Comidas da Festa Junina

Comidas típicas da Festa Junina.
As Festas Juninas são marcadas por enorme fartura de alimentos, especialmente à base de milho e de amendoim.

Entre as comidas típicas da Festa Junina e que são bastante consumidas no período estão:

  • milho cozido;

  • milho assado;

  • canjica;

  • curau;

  • pipoca;

  • bolo de milho;

  • bolo de fubá;

  • cuscuz;

  • pamonha;

  • arroz-doce;

  • paçoca;

  • pé de moleque;

  • mané pelado;

  • maçã do amor;

  • pinhão;

  • quentão.

Para saber mais sobre as comidas típicas da Festa Junina, clique aqui.

Simpatias da Festa Junina

As simpatias de Festa Junina são tradições muito comuns da religiosidade popular. Uma das simpatias envolve Santo Antônio, o santo casamenteiro. Diz-se que moças que procuram se casar com alguma urgência podem realizar uma “punição” ao santo, colocando-o de cabeça pra baixo e deixando-o assim até que a pessoa encontre seu parceiro.

Outra simpatia envolvendo esse santo é a prática de fazer uma prece para que Santo Antônio apresse o casamento de uma mulher. Uma outra simpatia, essa envolvendo São João, é marcada por pessoas que passam descalças por um monte de brasas ardentes. A simpatia é uma demonstração de fé das pessoas em São João.

Acesse também: 5 simpatias características de Festas Juninas

Danças da Festa Junina

Pessoas dançando quadrilha, uma das danças mais características da Festa Junina.
A quadrilha é uma das danças mais características da Festa Junina. [3]

As celebrações típicas das Festas Juninas também são marcadas por danças, e as mais populares desse período são:

  • forró;

  • quadrilha;

  • arrasta-pé;

  • baião;

  • vanerão;

  • xaxado.

Roupas da Festa Junina

Casal vestindo roupas típicas da Festa Junina.
Casal vestindo roupas típicas da Festa Junina.

Tradicionalmente as vestimentas utilizadas na Festa Junina são inspiradas em um estereótipo de vestimenta caipira. Sendo assim, é bastante comum que as roupas das Festas Juninas tentem reproduzir roupas caipiras. As camisas xadrez e as calças jeans são bastante comuns, assim como as botas e botinas e os chapéus de palha.

Brincadeiras da Festa Junina

As Festas Juninas possuem inúmeras brincadeiras cujo propósito é garantir o divertimento dos presentes. Entre as brincadeiras estão:

  • cadeia;

  • pescaria;

  • correio elegante.

Origem e história da Festa Junina

Os historiadores acreditam que a celebração da Festa Junina enquanto festividade cristã se consolidou como uma forma de cristianizar celebridades pagãs que existiam na Europa. Isso porque a Festa Junina se celebra em junho, mês em que ocorre o solstício de verão no Hemisfério Norte. Essa data era marcada por celebrações para garantir a fertilidade da colheita e afastar maus espíritos.

À medida que o cristianismo cresceu, a Igreja Católica foi estabelecendo meios para sufocar práticas consideradas pagãs. Uma delas foi a cristianização de festividades com o objetivo de transformar essas celebrações em festividades cristãs. Com isso, as celebrações do solstício do verão foram incorporadas a festividades católicas, como as Festas Juninas.

Uma forma de cristianizar as celebrações de junho foi a de estabelecer festas para diferentes santos católicos:

  • Santo Antônio;

  • São João;

  • São Pedro;

  • São Paulo.

Para saber mais detalhes sobre a origem e a história da Festa Junina, clique aqui.

Festa Junina no Brasil

Aqui no Brasil, a Festa Junina foi introduzida no século XVI, sendo trazida para o país pelos colonizadores portugueses, uma vez que era uma tradição presente na Península Ibérica. Inicialmente, a festa era conhecida como Festa Joanina em referência a festa de São João, mas acabou sendo alterada para Festa Junina porque acontece no mês de junho.

No Brasil, a festa se estabeleceu com um forte sentido religioso e, embora esse sentido religioso ainda esteja presente, a Festa Junina se tornou bastante popular e até secularizada para muitos. Além disso, é bem evidente em nossa cultura que a Festa Junina é fortemente relacionada com a zona rural, explorando elementos típicos de uma cultura rural.

Embora tenham as mesmas origens, a Festas Juninas podem sofrer algumas variações regionais, dado o tamanho de nosso país e a grande diversidade cultural aqui presente. Na Região Sul, é bastante tradicional o consumo de pinhão e do quentão, sendo também comum o consumo de amendoim e a presença de fogueiras para aquecer os presentes, pois a festa acontece em uma época de baixas temperaturas.

No Sudeste, é bastante comum o consumo de alimentos à base de milho, e são populares as quadrilhas e a música sertaneja. É tradicional que sejam usadas roupas xadrez. Já o Nordeste é conhecido por reunir as maiores Festas Juninas do Brasil, sendo fortemente influenciadas pelo som do forró. A decoração com o uso das bandeirinhas ou bandeirolas é tradicional.

No Centro-Oeste, o sertanejo também é tradicional, sendo o ritmo que embala muitas Festas Juninas. Alimentos à base de milho também são comuns, e a decoração típica é reproduzida nas celebrações nessa região. No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a influência da cultura paraguaia e argentina também influencia a festa em seus alimentos e ritmos.

Já na Região Norte é bastante comum que a celebração seja fortemente influenciada por outras tradições culturais de lá, como a celebração do Festival Folclórico de Parintins, tradicional no Amazonas. Pratos típicos daquela região, como o tucupi e o tacacá, também são consumidos nas Festas Juninas.

Festa Junina no mundo

Festival de São João, festividade similar à Festa Junina, sendo realizado na cidade de Lisboa, em Portugal.
Festival de São João sendo realizado na cidade de Lisboa, em Portugal.

Apesar de serem uma tradição muito forte no Brasil, elementos das Festas Juninas são encontrados em diferentes partes do mundo, principalmente na Europa, local de origem da celebração. Em Portugal mesmo, as Festas Juninas são conhecidas como Festas dos Santos Populares, e diversas celebrações acontecem em cidades como Porto, Braga e Lisboa.

Em geral, as celebrações estão muito ligadas a Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo. Entre os países que realizam celebrações diversas a esses santos do mês de junho estão:

  • Alemanha;

  • Dinamarca;

  • Finlândia;

  • França;

  • Polônia;

  • Hungria.

Curiosidades sobre a Festa Junina

  • A maior Festa Junina do Brasil é realizada na cidade de Campina Grande, na Paraíba.

  • A quadrilha é uma das danças tradicionais das Festas Juninas, e essa tradição teve origem em danças da França.

  • As bandeirolas são itens decorativos em homenagem a três santos católicos.

Para saber mais curiosidades sobre a Festa Junina, clique aqui.

Créditos de imagem

[1] Zvonimir Atletic / Shutterstock

[2] hramikona / Shutterstock

[3] Mateus Pereira / Secom / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CHIANCA, Luciana. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/download/23701/19357.

REDAÇÃO. Qual a origem das Festas Juninas no Brasil? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/06/qual-a-origem-das-festas-juninas-no-brasil.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Festa Junina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina. Acesso em 21 de julho de 2024.

Artigos Festa Junina


10 itens que não podem faltar na Festa Junina

Clique aqui e conheça 10 itens que não podem faltar na Festa Junina! Entre eles estão a quadrilha, as comidas típicas e o correio elegante.
Festa Junina

24 de junho - Dia de São João

Conheça a origem da festa de São João e os elementos a ela associados. Veja de que forma a Igreja Católica se apropriou de cultos pagãos para a criação dessa data.
Festa Junina

5 simpatias de festas juninas

Conheça cinco simpatias de festas juninas, com diferentes objetivos, que são feitas a Santo Antônio de Pádua e São João Evangelista.
Festa Junina

Brincadeiras juninas

Clique aqui, conheça 20 brincadeiras populares de Festa Junina e saiba como elas são!
Festa Junina

Comidas típicas da Festa Junina

Clique aqui e conheça as principais comidas típicas da Festa Junina. Veja algumas receitas.
Festa Junina

Curiosidades sobre a Festa Junina

Clique aqui e leia algumas curiosidades sobre a Festa Junina, uma das festividades mais tradicionais do Brasil.
Festa Junina

Origem da Festa Junina

Clique aqui, conheça a origem da Festa Junina e descubra como essa festividade passou a ser comemorada no Brasil.
Festa Junina

Quadrilha

Clique aqui e saiba a origem e a história da quadrilha, a dança das Festas Juninas. Conheça seus passos, roupas e músicas.
Festa Junina

Símbolos da Festa Junina

Clique aqui e conheça alguns dos diversos símbolos da Festa Junina. Saiba qual o significado de cada um deles.
Festa Junina

Simpatias na Festa Junina

Como realizar seus sonhos através das crenças populares.
Festa Junina