Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Paisagem natural

Geografia

Paisagem natural é uma área inalterada ou que sofreu pouca interferência antrópica. Ela pode ser estática, como as montanhas, ou dinâmica, como as florestas.
A paisagem natural apresenta elementos essencialmente naturais.
A paisagem natural apresenta elementos essencialmente naturais.
PUBLICIDADE

Paisagem natural é um tipo de paisagem formada essencialmente por elementos naturais e modificada de acordo com os processos da natureza. Elas são assim classificadas por terem sofrido pouca ou nenhuma interferência da ação humana. É justamente por isso que a paisagem natural se difere da paisagem cultural, chamada também de humanizada. Caracterizam paisagens naturais ambientes inóspitos de frio ou calor extremo, geleiras, florestas densas, áreas de preservação ambiental, cachoeiras, grutas, cavernas e outras.

Veja também: Os polos do planeta Terra — as áreas mais frias do mundo

Resumo sobre paisagem natural

  • Paisagem natural é uma paisagem composta por elementos naturais que não sofreram intervenção humana.

  • Difere-se, nesse aspecto, da paisagem cultural ou humanizada, que tem como principal característica a presença de elementos derivados da ação antrópica.

  • As paisagens podem ser estáticas (sem movimento) ou dinâmicas (em que ocorre movimento).

  • São alguns exemplos de paisagens naturais: Grand Canyon, Monte Everest, Chapada Diamantina, Floresta Amazônica, cataratas do Iguaçu e deserto da Antártida.

O que é paisagem natural?

A paisagem natural é, por definição, uma paisagem composta por elementos naturais e que não foi submetida a modificações pela ação antrópica, isto é, por meio de atividades humanas. Em função disso, a paisagem natural se apresenta como uma área preservada e que sofreu pouca ou nenhuma intervenção humana ao longo de sua existência. As transformações que ocorrem em uma paisagem natural são oriundas dos próprios processos da natureza.

Embora nos pareça difícil pensar em espaços hoje não ocupados pelos seres humanos e que, portanto, não passaram por modificações derivadas da atividade antrópica, existem muitos deles no planeta. Trata-se principalmente de regiões inóspitas, isso é, que não apresentam condições ideais para a sobrevivência, bem como áreas de preservação ambiental, desertos quentes ou gelados, florestas densas, geleiras, cavernas, grutas e outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as diferenças entre paisagem natural e paisagem cultural?

Paisagem é uma categoria de análise amplamente utilizada na Geografia para a investigação do espaço e as transformações a que ele está sujeito. Paisagens são tudo aquilo que nossos sentidos percebem e elas são diferenciadas de acordo com o conjunto de elementos que as compõem em paisagem natural e paisagem cultural.

Como vimos, a paisagem natural é aquela formada por elementos da natureza e que não sofreu intervenção humana. A paisagem cultural, por sua vez, corresponde a uma paisagem composta por elementos antrópicos, como ruas, estradas, casas, prédios, pontes etc. Ela também pode conter elementos naturais, mas o fato de nela haver elementos modificados pela ação do homem condiciona a sua classificação em cultural (ou paisagem humanizada).

Paisagem estática e paisagem dinâmica

A classificação das paisagens, além de ser feita de acordo com a sua composição, pode se dar conforme a sua dinamicidade em paisagem estática e paisagem dinâmica.

Uma paisagem estática é aquela em que não há nenhum tipo de movimentação, o que significa que não ocorre modificação no decorrer do tempo (ou ao menos em um curto espaço de tempo). Um exemplo de paisagem natural estática é uma montanha.

Em contrapartida, uma paisagem dinâmica é aquela em que há movimento e ela se altera constantemente. No caso das paisagens naturais, temos como exemplos uma floresta e a sua fauna, que se desloca e interfere de forma constante na forma como a paisagem é percebida.

Acesse também: Bacias hidrográficas do Brasil — grandes áreas em que um rio principal é alimentado pelos afluentes

Exemplos de paisagem natural

Nosso planeta é detentor de inúmeras áreas ainda não tocadas pela ação humana ou, ainda, que tiveram pouca ou nenhuma intervenção antrópica. Essas áreas compõem as paisagens naturais. Algumas delas estão listadas abaixo.

  • Grand Canyon, Estados Unidos: localizado no estado do Arizona, trata-se de um cânion esculpido pela ação das águas do rio Colorado. É muito visitado por turistas de todo o mundo, e pouca interferência humana pode ser observada.

Grand Canyon, EUA
Paisagem natural no Grand Canyon, EUA
  • Deserto antártico: o continente Antártica possui uma extensa área desértica e inabitada, onde vivem predominantemente animais adaptados à condição de frio extremo. É importante pontuar, no entanto, que existem regiões desse continente que são habitadas.

Área congelada na Antártida
A Antártida apresenta a maior parte de sua área inabitada, em decorrência do frio extremo e do ar seco. É um exemplo de paisagem natural.
  • Monte Everest, sul asiático: picos de montanhas e cadeias montanhosas, como os Himalaias, são exemplos de paisagem natural. O Monte Everest, que integra essa cordilheira, embora seja explorado por pessoas de diversas regiões do planeta, não sofreu modificação pela ação humana e constitui um exemplo de paisagem natural.

Monte Everest, Ásia
Picos montanhosos como o Monte Everest são exemplos de paisagem natural.
  • Floresta Białowieża, no leste europeu: trata-se de uma das florestas mais antigas da Europa, situada entre Belarus e Polônia. Abriga espécies únicas e que já não mais existem em outras partes do mundo. Por causa disso, foi considerada uma área de proteção ambiental.

Floresta Białowieża, a floresta mais antiga da Europa.
Exemplo de paisagem natural na maior e mais antiga floresta da Europa.

Saiba mais: Deserto do Saara — território maior do que o Brasil

Paisagem natural brasileira

A paisagem natural brasileira é bastante rica e diversa. Diferentemente do que podemos imaginar, existem áreas de preservação ambiental, unidades de conservação, parques naturais e extensões pouco alteradas pela ação humana que se enquadram nessa categoria. Isso inclui cachoeiras, quedas d’água, rios, florestas, morros, serras e outras formações. Vejamos alguns exemplos na sequência.

  • Cataratas do Iguaçu, Paraná: as quedas d’água do Parque Nacional do Iguaçu ficam no estado do Paraná, na fronteira com o Paraguai, e constituem uma bela paisagem natural brasileira. É, além disso, um dos destinos turísticos mais procurados do país.

Vista aérea das cataratas do Iguaçu, no sul do Brasil
Vista aérea das cataratas do Iguaçu, no sul do Brasil
Curso d’água na Floresta Amazônica
A Floresta Amazônica constitui uma paisagem natural brasileira.
  • Chapada Diamantina, Bahia: a Chapada Diamantina apresenta uma série de paisagens naturais formadas por cuestas, morros, cavernas com lagos de água cristalina e grandes salões naturais. Está sob os cuidados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Poço azul formado por água cristalina no interior de uma caverna na Chapada Diamantina.[1]
Poço azul formado por água cristalina no interior de uma caverna na Chapada Diamantina.[1]

Leia também: Pantanal — o bioma mais preservado do Brasil

Exercícios resolvidos sobre paisagem natural

Questão 1

A paisagem é uma das quatro categorias de análise utilizadas na Geografia para o estudo do espaço geográfico. Elas podem ser naturais ou humanizadas, estáticas ou dinâmicas. O que dita o tipo de paisagem são os seus elementos e a forma como eles se comportam. Diante disso, analise as alternativas abaixo e indique aquela que não corresponde a um aspecto de uma paisagem.

a) A paisagem cultural ou humanizada é aquela modificada pela atividade humana.

b) Em uma paisagem cultural, podem estar contidos também elementos de origem natural.

c) O avanço da urbanização extinguiu as paisagens naturais.

d) A paisagem natural é aquela formada por elementos da natureza inalterados ou pouco alterados pela ação humana.

Resolução:

Alternativa C

Embora a urbanização tenha transformado intensamente a superfície terrestre, existem, sim, diversas paisagens naturais que sofreram pouca ou nenhuma intervenção humana. Grande parte delas constitui áreas inabitáveis, reservas ambientais, florestas densas, geleiras, desertos, grutas etc.

Questão 2

(UFU) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros. Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.

b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem, segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.

c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.

d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.

Resolução:

Alternativa A

A primeira alternativa está incorreta porque, ao sofrer interferência da ação humana, a paisagem natural não deixa de ser ou se transforma em espaço. Ela se torna, na verdade, uma paisagem cultural ou humanizada. Não obstante, toda paisagem é um recorte do espaço geográfico, seja ela natural ou cultural.

Créditos de imagem:

[1] Cacio Murilo / Shutterstock.com

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Listagem de Artigos

Artigos Paisagem natural