close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Filosofia

A pergunta pelo que é a Filosofia é, em si, uma investigação filosófica cujas tentativas de resposta ocorrem desde Pitágoras, que cunhou o termo.

Se o homem tem em sua natureza o desejo de conhecer, quando ele faz perguntas, ele faz Filosofia
Se o homem tem em sua natureza o desejo de conhecer, quando ele faz perguntas, ele faz Filosofia
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O que é isto: a Filosofia? Se essa pergunta continua a ser feita é porque é um desafio a tentativa de respondê-la. Não há uma definição simples que consiga resolver a questão, pela própria extensão do conteúdo produzido que se convencionou chamar de “filosofia” e pelas diferentes respostas que os filósofos deram a ela no decorrer da história, muitas vezes refutando as interpretações de outros. Ou seja, a própria questão “O que é Filosofia” é aquilo que chamamos de “problema filosófico”: problemas que só podem ser resolvidos por meio da investigação racional, pois não podem ser constatados por meio de uma experimentação, como faz a Matemática, através de cálculos, ou de análise de documentos, como faz a História, por exemplo.

Vamos tomar a palavra “Justiça” como exemplo, pelo método histórico, nós podemos fazer uma investigação de quando essa noção aparece, em qual contexto, quais foram seus antecedentes, qual o sentido essa palavra teve em determinada época. Se dois sócios querem dividir os lucros da empresa de forma justa, ou seja, dividindo igualmente o lucro e os custos, a Matemática pode nos ajudar a partir de cálculos. No entanto, se tentarmos responder “O que é a justiça?” ou: “Faz parte da condição humana a noção de justiça?”, o único recurso que teremos será a nossa razão, a nossa capacidade de pensar.

Desde a invenção da palavra “filosofia”, por Pitágoras, temos diversos problemas filosóficos e diversas respostas a cada um deles. Para os pré-socráticos: a physis; para a Filosofia Antiga: a atividade política, técnicas e ética do homem; para a Filosofia Medieval, o conflito entre fé e razão, os Universais, a existência de Deus, a conciliação entre Presciência divina e Livre-arbítrio; para a Filosofia Moderna, o empirismo e o racionalismo, para a Filosofia Contemporânea, diversos problemas a respeito da existência, da linguagem, da arte, da ciência, entre outros.

Temos também uma diversidade de formas literárias da filosofia: Parmênides escreveu em forma de poema; Platão escreveu diálogos; Epicuro escreveu cartas; Tomás de Aquino desenvolveu o método “questio disputatio” em suas aulas que foram transcritas por seus alunos; Nietzsche escreveu em forma de aforismos. Por esses exemplos, que não esgotam a pluralidade da escrita e da atividade filosófica, podemos compreender que as formas de se fazer filosofia vão muito além dos tratados e das dissertações.

A compreensão que temos por vezes da Filosofia como uma atividade reservada a gênios e que, portanto, não precisa se preocupar em se fazer entendida aos demais humanos é baseada em uma compreensão da atividade do pensamento sendo superior à atividade da linguagem, como se elas estivessem dissociadas. Ora, não podemos ainda, por mais desenvolvidas que estejam as nossas tecnologias, expressar o pensamento sem linguagem e nem exercitar a linguagem sem que ela seja, antes, elaborada pelo pensamento.

Surgimento da Filosofia

A Filosofia, como conhecemos hoje, ou seja, no sentido de um conhecimento racional e sistemático, foi uma atividade que, segundo se defende na história da filosofia, iniciou na Grécia Antiga formada por um conjunto de cidades-Estado (pólis) independentes. Isso significa que a sociedade grega reunia características favoráveis a essa forma de expressão pautada por uma investigação racional. Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas.

A partir do século VII a.C., os homens e as mulheres não se satisfazem mais com uma explicação mítica da realidade. O pensamento mítico explica a realidade a partir de uma realidade exterior, de ordem sobrenatural, que governa a natureza. O mito não necessita de explicação racional e, por isso, está associado à aceitação dos indivíduos e não há espaço para questionamentos ou críticas.

É em Mileto, situado na Jônia (atual Turquia), no século VI a.C. que nasce Tales que, para a Aristóteles é o iniciador do pensamento filosófico que se distingue do mito. No entanto, o pensamento mítico, embora sem a função de explicar a realidade, ainda ecoa em obras filosóficas, como as de Platão, dos neoplatônicos e dos pitagóricos.

A autoria da palavra “filosofia” foi atribuída pela tradição a Pitágoras. As duas principais fontes sobre isso são Cícero e Diógenes Laércio. Vejamos o que escreve Cícero:

“O doutíssimo discípulo de Platão, Heráclides Pontico, narra que levaram a Fliunte alguém que discorreu douta e extensamente com Leonte, príncipe dos fliúncios.

Como seu engenho e eloquência tivessem sido apreciados por Leonte, este lhe perguntou que arte professasse, ao que ele respondeu que não conhecia nenhuma arte especial, mas que era filósofo.

Admirado Leonte diante da novidade daquele termo, perguntou que tipo de pessoas eram os filósofos e o que os distinguia dos outros homens.

(...)

[Pitágoras respondeu] Outrossim, os homens (…) comparam-se com os que vão da cidade a uma festa popular: alguns vão em busca de glória enquanto outros de ganho, restando, todavia, alguns poucos que desconsiderando completamente as outras atividades, investigam com afinco a natureza das coisas: estes se dizem investigadores da sabedoria - quer dizer filósofos - e como é bem mais nobre ser espectador desinteressado, também na vida a investigação e o conhecimento da natureza das coisas estão acima de qualquer outra atividade”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Percebemos, por meio desse fragmento de Cícero que:

1) A fonte na qual ele se baseia para escrever sobre Pitágoras é Heráclides Pontico, discípulo de Platão, mas que era também influenciado pelos pitagóricos. No entanto, não se sabe da veracidade a respeito dessa informação, como nota Ferrater Mora que também observa que não é possível saber se “filósofo” para Pitágoras significa o mesmo que significaria para Platão ou Aristóteles.

2) Pitágoras em vez de se denominar como “sábio”, prefere se denominar “filósofo”, ou seja, aquele que tem amor pela sabedoria. Também percebemos que aparece nome “filósofo” e não “Filosofia” que, como atividade, tem origem posterior. Como se pode ver no fragmento, não havia na época uma “arte especial”.

O que alguns filósofos dizem sobre O que é a Filosofia:

Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.): “A admiração sempre foi, antes como agora, a causa pela qual os homens começaram a filosofar: a princípio, surpreendiam-se com as dificuldades mais comuns; depois, avançando passo a passo, tentavam explicar fenômenos maiores, como, por exemplo, as fases da lua, o curso do sol e dos astros e, finalmente, a formação do universo. Procurar uma explicação e admirar-se é reconhecer-se ignorante."

Epicuro (341 a . C. - 270 a . C.): "Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem o canse fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma. E quem diz que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou assemelha-se ao que diz que ainda não chegou ou já passou a hora de ser feliz."

Edmund Husserl (1859-1938): "O que pretendo sob o título de filosofia, como fim e campo de minhas elaborações, sei-o naturalmente. E contudo não o sei... Qual o pensador para quem, na sua vida de filósofo, a filosofia deixou de ser um enigma?"

Friedrich Nietzsche (1844-1900): Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre tomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes”. (Para além do bem e do mal, p. 207)

Kant (1724-1804): “Não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar”.

Ludwig Wittgenstein (1889-1951): "Qual o seu objetivo em filosofia? - Mostrar à mosca a saída do vidro."

Maurice Merleau-Ponty (1908-1961): "A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo."

Gilles Deleuze (1925-1996) e Félix Guattari (1930-1993): "A filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos... O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência... Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia."

Karl Jaspers (1883-1969): As perguntas em filosofia são mais essenciais que as respostas e cada resposta transforma-se numa nova pergunta” (Introdução ao pensamento filosófico, p. 140).

García Morente (1886-1942): “Para abordar a filosofia, para entrar no território da filosofia, é absolutamente indispensável uma primeira disposição de ânimo. É absolutamente indispensável que o aspirante a filósofo sinta a necessidade de levar seu estudo com uma disposição infantil. (…) Aquele para quem tudo resulta muito natural, para quem tudo resulta muito fácil de entender, para quem tudo resulta muito óbvio, nunca poderá ser filósofo”. (Fundamentos de filosofia, p. 33-34)

(Com exceção das citações de Nietzsche, García Morente e Karl Jaspers, as demais foram transcritas conforme citadas por Sílvio Gallo em “Ética e Cidadania – Caminhos da Filosofia, p. 22)

Cicerone, Le Discussioni di Tuscolo, 2 vol. Zanichelli, Bologna, 1990.
GALLO, Silvio. Ética e Cidadania – caminhos da filosofia. São Paulo: Papirus, 2002.
GARCIA MORENTE, Manuel. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo, SP: Cultrix.
Nietzsche. Para além do bem e do mal. Prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Martin Claret, 2007.


Por Wigvan Pereira
Graduado em Filosofia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Wigvan Junior Pereira dos. "Filosofia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia. Acesso em 26 de maio de 2022.

Videoaulas


Artigos Filosofia


René Descartes - Autor do "discurso do Método" e das "Meditações Metafísicas"
Filosofia

A árvore cartesiana, os princípios metafísicos e Deus

O famoso “Cogito ergo sum” (Penso, logo existo!) faz do pensamento o princípio da existência.

A caracterologia de Erich Fromm é desenvolvida em sua obra “Análise do Homem”, de 1947.
Filosofia

A caracterologia de Erich Fromm

A caracterologia de Erich Fromm apresenta uma análise do indivíduo de forma fascinante e atual. Descubra!

Popper formulou o modelo hipotético-dedutivo
Filosofia

A concepção de ciência de Karl Popper

Na Filosofia da Ciência contemporânea há duas tendências que avaliam os procedimentos e fundamentos do cientista.

O homem bom e virtuoso é aquele que alia inteligência e força, que utiliza adequadamente sua riqueza para aperfeiçoar seu intelecto
Filosofia

A concepção de felicidade na Ética aristotélica.

O que é a felicidade de acordo com a ética aristotélica.

O judeu Fílon nasceu na cosmopolita Alexandria. Em seu pensamento vemos uma possibilidade de conciliação entre fé e razão *
Filosofia

A conciliação entre fé e razão para Fílon de Alexandria

Fílon de Alexandria apresenta em sua obra uma possibilidade de conciliar fé e razão. Veja!

Para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais e é função do sociólogo compreendê-las
Filosofia

A definição de ação social de Max Weber

A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais e é função do sociólogo compreendê-las.

Aristóteles e a política aristotélica
Filosofia

A definição de Estado na Política aristotélica

Os três tipos de comunidades para Aristóteles.

Para Levi-strauss o evolucionismo ocorre porque o Ocidente vê a si mesmo como finalidade do desenvolvimento humano
Filosofia

A diversidade cultural em Lévi-Strauss

Os diversos estágios de civilização pelos quais a sociedade passou constituíram a diversidade cultural, segundo Lévi-Strauss.

Platão e Sócrates em uma pintura medieval
Filosofia

A educação na Grécia clássica: dos sofistas a Platão

Confira aqui uma discussão acerca da educação na Grécia clássica dos sofistas a Platão.

Pirro, filósofo que negou radicalmente toda a tradição platônico-aristotélica
Filosofia

A educação no período Helenístico: a Paideia na época de Alexandre, o Grande

Confira aqui uma discussão sobre a educação no período helenístico.

Rousseau - Autor do livro Emilio, ou Da Educação
Filosofia

A educação no “Emílio” de Rousseau

O ciclo completo desta nova educação comporta quatro períodos.

Horkheimer e Adorno: dois membros da Escola de Frankfurt
Filosofia

A Escola de Frankfurt: introdução histórica

Conheça as origens da Escola de Frankfurt assim como seus principais membros.

Platão e Aristóteles - Idéias divergentes sobre a arte
Filosofia

A estética na filosofia de Platão e Aristóteles

As idéias de Platão e Aristóteles sobre o que é arte.

Epicuro - O criador dos 4 remédios para alcançar a felicidade
Filosofia

A Ética em Epicuro

O que é e como surgiu a Ética Epicurista.

Segundo Kant, o gosto é sim universal
Filosofia

A faculdade de julgar em Kant

Aprimorar os sentimentos significa o aprimoramento da razão e, portanto, do próprio homem.

Thomas Kuhn defendeu o contexto de descoberta
Filosofia

A Filosofia da Ciência em Thomas Kuhn

O paradigma caracteriza a Ciência Normal.

Para Hegel a Razão governa a História
Filosofia

A Filosofia da História e a astúcia da Razão em Hegel

A motivação da pesquisa de Hegel em sua "Filosofia da História".

O método de Kierkegaard é marcado pela ironia de influência socrática *
Filosofia

A ironia para Kierkegaard

A ironia para Kierkegaard tinha um sentido bem diferente do que quando dizemos que uma pessoa é irônica. Clique e descubra!

“Novo paradigma à frente”: Thomas Kuhn forjou a noção de paradigma para a filosofia da ciência
Filosofia

A noção de paradigma pensada por Thomas Kuhn

Conheça a noção de paradigma para Thomas Kuhn, fundamental para uma nova compreensão do desenvolvimento da ciência.

A máscara do sistema caiu com a teoria de Marcuse que evidencia a indevida associação de liberdade e felicidade ao consumo de bens
Filosofia

A noção de progresso em Marcuse

Conheça a noção de progresso sob a visão de Marcuse.

A psicanálise tenta explicar como se dá a formação da personalidade do individuo
Filosofia

A obsolescência da psicanálise e as suas consequências para a noção de indivíduo em Hebert Marcuse

Freud, Marcuse e a personalidade do indivíduo.

O imperador Marco Aurélio foi um dos representantes do estoicismo romano
Filosofia

A passagem do helenismo grego ao helenismo romano

Veja os aspectos que marcaram o estoicismo e o epicurismo, escolas do helenismo romano que renovaram o helenismo grego.

Para Kant somos seres dotados de uma entidade metafísica
Filosofia

A Razão Pura Prática em Kant e os Fundamentos da Ética.

São as categorias lógicas que constituem objetos.

Segundo Pierre Clastres o Ocidente classifica as sociedades indígenas como sociedades sem poder
Filosofia

A relação de poder entre os povos indígenas segundo Pierre Clastres

A relação de poder entre os povos indígenas, segundo Pierre Clastres, é estudada a partir da dicotomia comando-obediência.

Para Justino, o Mártir, é possível perceber uma relação entre filosofia e cristianismo
Filosofia

A relação entre filosofia e cristianismo para Justino, o Mártir

Em sua obra, Justino defende a relação entre a filosofia e o cristianismo. Saiba mais!

Filosofia

A tragédia edipiana e o complexo de Édipo

Saiba mais acerca da história de Édipo Rei, de Sófocles, e sua relação com o Complexo de Édipo construído por Freud.

A tragédia Antígona, de Sófocles, evidenciou o embate entre as tradições religiosas e o poder humano
Filosofia

A tragédia na peça teatral “Antígona”, de Sófocles

Entenda como foi possível questionar o papel da mitologia grega tradicional no cenário democrático do século V a.C. através da experiência da tragédia “Antígona”, de Sófocles.

Diotima (aquela que iniciou Sócrates nos mistérios do amor) e Sócrates
Filosofia

Amor Platônico

O que é amor platônico e quando surgiu o termo.

Anaxágoras acreditava que a origem do Universo estava no que ele chamou de sementes, partículas infinitas que supostamente compõem tudo o que existe.
Filosofia

Anaxágoras

Clique aqui e acesse nosso texto sobre a trajetória e a filosofia do pensador grego pré-socrático Anaxágoras de Clazômenas.

Filosofia

Anaximandro

Acesse este link e saiba quem foi Anaximandro, quais as suas teorias e como ele explicou a origem do Universo em sua época.

Filosofia

Anaxímenes

Acesse este link e descubra quem foi Anaxímenes de Mileto e qual a sua importância para a filosofia pré-socrática.

Filosofia

Angela Davis

Clique aqui para conhecer a biografia e as ideias de Angela Davis, uma filósofa e militante pelos direitos da população negra nos Estados Unidos e no mundo.

O silogismo possui formas próprias capazes de evidenciar que uma conclusão deriva daquilo que fora estabelecido nas proposições dadas anteriormente
Filosofia

Argumentos dedutivos e indutivos

Entenda como se processa os argumentos, os modos como eles podem ser elaborados, a relação das premissas com a conclusão e sua validade.

Aristóteles, o grande pensador grego que iniciou o período sistemático da Filosofia Antiga, fundou o Liceu e foi discípulo de Platão.
Filosofia

Aristóteles

Clique para ficar por dentro de tudo a respeito de Aristóteles: obras, principais ideias, frases, biografia, sua importância para a Filosofia e muito mais. Confira!

Para Aristóteles, a educação é fundamental e tem por fim a cidade perfeita e o cidadão feliz
Filosofia

Aristóteles e a educação

Confira aqui uma discussão sobre o que era educação, para que servia e como deveria ser organizada ao longo da vida do cidadão, segundo a visão de Aristóteles.

Filosofia

Arthur Schopenhauer

Saiba quem foi Arthur Schopenhauer. Conheça suas contribuições para a filosofia, suas obras e algumas citações famosas.

As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho
Filosofia

As classes sociais no pensamento de Karl Marx

Confira o que Karl Marx pensava sobre as classes sociais, sua infraestrutura e suas ideologias.

Na dialética marxista, é a partir das condições materiais de existência que os homens se organizam
Filosofia

As condições materiais de existência na dialética marxista

Confira quais são as condições materiais de existência na dialética marxista.

Justino - Apologeta da boa-nova
Filosofia

As experiências filosóficas e o humanismo cristão de Justino

Pensamentos de Justino, o apologeta da boa-nova.

Para Durkheim, consciência coletiva é o conjunto de crenças e de sentimentos comuns aos membros de uma sociedade
Filosofia

As formas de solidariedade, consciência e direito em Durkheim

Descrição de solidariedade, consciência e direito na teoria de Durkheim.

Para Montaigne a escrita é um meio de chegar ao conhecimento de si
Filosofia

As ideias de Michel de Montaigne

Os pensamentos de Montaigne.

Filosofia

As principais características da Filosofia Nascente

A filosofia libertando o homem da insegurança e do temor.

A Bioética é uma área de estudo interdisciplinar que envolve a Ética e a Biologia.
Filosofia

Bioética

Acesse este link para entender o que é a Bioética, seus princípios, seus temas e sua importância para a sociedade.

Filosofia

Byung-Chul Han

Clique aqui e conheça o pensamento do filósofo coreano Byung-Chul Han, que analisou as estruturas da sociedade contemporânea para entender os distúrbios psíquicos.

A Caixa de Pandora - Ao homem imprudente e temeroso são atribuidos os males humanos
Filosofia

Caixa de Pandora

O mito que explica a criação da mulher, da humanidade e de todos os males existentes no mundo. Saiba mais sobre ele!

Segundo Marx, a relação capital, trabalho e alienação promovem a coisificação ou reificação do mundo
Filosofia

Capital, Trabalho e Alienação, segundo Karl Marx

A relação capital, trabalho e alienação segundo Karl Marx.

Para os céticos, o ser humano dever estar em constante estado de dúvida, mantendo os juízos sobre o mundo suspensos
Filosofia

Ceticismo antigo

Conheça o início do ceticismo, mais especificamente o pirrônico e o do filósofo Sexto Empírico. O ceticismo antigo, ou pirrônico, foi uma doutrina filosófica que afirmava a incapacidade do ser...

Para Wittgenstein, a filosofia não é doutrina, não é um conjunto de saberes prontos para serem utilizados pelas ciências naturais
Filosofia

Ciência e Mística no primeiro Wittgenstein

Primeiro Wittgenstein á a primeira etapa do pensamento de Ludwig Wittgenstein.

Segundo a lógica aristotélica, a ciência é o conhecimento que vai do gênero mais alto, mais universal, às espécies mais singulares
Filosofia

Ciência e modos do silogismo na lógica aristotélica

As particularidades das ideias propostas por Aristóteles para definir ciência e os modos de silogismo.

Todas as vias têm em comum o princípio da causualidade
Filosofia

Cinco vias que provam a existência de Deus em Santo Tomás de Aquino

O filósofo cristão distingue cinco vias para caracterizar o conhecimento e provar a existência de Deus.

Filosofia

Cinismo

Conheça o movimento filosófico chamado cinismo. Saiba qual a sua origem e quem foram os principais nomes dele. Aprenda qual foi o legado deixado por essa corrente.

Clemente - O fundador da Escola de Alexandria
Filosofia

Clemente de Alexandria e a defesa da Filosofia na religião cristã

Os pensamentos de Clemente de Alexandria.

A desmitificação do mundo a partir das viagens marítimas
Filosofia

Condições para o surgimento da Filosofia

Situações que estimularam o pensamento crítico-reflexivo do homem.

Fé vs. Razão - conflito existente desde a Grécia antiga
Filosofia

Conflito entre Razão e Fé

A relação existente entre a razão e a fé, desde o início, apresenta momentos de estranhamento e conciliação.

Árvore do conhecimento - O motivo que levou o homem a ser expulso do paraíso.
Filosofia

Conhecimento

A Filosofia se ocupando do problema do conhecimento desde seus primórdios.

Segundo Sartre, para explicar as relações da consciência é preciso determinar dois seres: o Ser-em-si e o Ser-para-si
Filosofia

Consciência e suas relações com o outro e o ser-em-si, segundo Sartre

Definição de consciência segundo Sartre.

A dialética para Sartre é a própria relação que o SER-PARA-SI estabelece com o SER-EM-SI
Filosofia

Consciência, dialética e história em Sartre

O que é consciência, dialética e história para Sartre.

Cosmologia é o estudo da origem e da composição do Universo (Cosmos, em grego).
Filosofia

Cosmologia

Clique aqui para saber o que é cosmologia, qual é a relação entre a cosmologia e a Filosofia e como a cosmologia era feita na Grécia Antiga.

Nietzsche considerou a moral cristã como enfraquecedora e antinatural
Filosofia

Crítica de Nietzsche à moral cristã

Clique neste link para entender a crítica radical do filósofo Friedrich Nietzsche à moral cristã e ocidental.

Zenão: o Inventor da dialética
Filosofia

Dialética

A dialética foi estudada por diversos pensadores, tais como Aristóteles, Zenão de Eleia, Platão e Hegel.

Para Platão a Dialética era a ciência suprema
Filosofia

Dialética como ciência suprema e a noção de Simulacro em Platão

Confira aqui uma discussão sobre a Dialética, tida como ciência suprema, e sobre a noção de simulacro em Platão.

Ética e moral são termos similares que tiveram significados idênticos no passado. Hoje as mesmas palavras designam coisas distintas.
Filosofia

Diferença entre ética e moral

Clique aqui para saber quais são as diferenças e semelhanças entre ética e moral, conceitos muito difundidos em nossa sociedade.

A capacidade de pensar e a linguagem distinguem o ser humano dos demais animais
Filosofia

Diferenças entre o ser humano e os demais animais

Neste texto, você conhecerá um pouco sobre as diferenças entre o ser humano e os demais animais à luz da filosofia.

Filosofia

Dogmatismo

Dogmatismo, o que é dogmatismo, como o dogmatismo é usado, o dogmatismo filosófico, o dogmatismo na religião, filósofos dogmáticos.

Filosofia

Émile Durkheim e a crítica às perspectivas sociológicas de Comte e Spencer

As perspectivas sociológicas de Durkheim, Comte e Spencer.

Empédocles, um homem que certamente possuía muitas virtudes
Filosofia

Empédocles

Empédocles,suas virtudes e seus pensamentos.

Filosofia

Empirismo

Conheça o empirismo, importante linha de pensamento da filosofia moderna. Saiba o que essa vertente filosófica defende e veja alguns teóricos empiristas.

Para Platão é a inteligência que garante a estabilidade dos seres sensíveis
Filosofia

Epistemologia ou Teoria do conhecimento em Platão

Como é formado o conhecimento, segundo Platão.

Heráclito
Filosofia

Era dos Heráclitos

Era dos Heráclitos, filosofia, heraclitiano, poeta, inteligência, heraclitismo, ambiente empresarial, fragilidades intelectuais, Skoteinós, filósofo do movimento, filósofos.

Período em que a filosofia se expandiu para Roma
Filosofia

Escolas filosóficas do período helenístico

Filosofia no período helenístico, e sua origem.

Antes de Sócrates, os gregos buscavam uma origem racional para o surgimento do universo, abandonando, assim, as explicações mitológicas
Filosofia

Escolas filosóficas pré-socráticas

Conheça mais sobre a Filosofia pré-socrática e entenda como dividimos as escolas filosóficas desse período.

Filosofia

Escolástica

Clique aqui para descobrir o que foi a Escolástica, quem foram os principais pensadores e como este período está situado dentro da história da Filosofia.

Filosofia

Estoicismo

Conheça a escola de pensamento chamada estoicismo. Saiba quais são suas fases e seus principais pensadores!

Aristóteles - O criador da teoria das quatro causas
Filosofia

Etiologia na Metafísica Aristotélica

Aristóteles e a busca para sua própria etiologia.

A história do homem seguiu um caminho linear e progressivo segundo a Teoria Evolucionista da Humanidade
Filosofia

Evolucionismo cultural, segundo Lewis Morgan

Conheça as ideias propostas pelo pensador Lewis Morgan acerca do processo do Evolucionismo cultural da humanidade.

(To be or not to be: Ser ou não ser). O ser humano não nasce pronto, mas se constrói a partir de suas escolhas
Filosofia

Existencialismo em Sartre

Clique neste link para entender o que é o existencialismo a partir da filosofia de Jean-Paul Sartre.

Filosofia

Fanatismo

Fanatismo, o conceito de fanatismo, fanatismo religioso, fanatismo político, quando uma pessoa se torna fanática, o exagero que faz mal, a polêmica do fanatismo.

O silogismo para Aristóteles deve ser mediado, dedutivo e necessário
Filosofia

Figuras do silogismo e algumas regras para o seu entendimento

Veja as regras de melhor entendimento e as características do silogismo proposto por Aristóteles.

Friedrich Nietzsche pode ser considerado um dos primeiros filósofos contemporâneos.
Filosofia

Filosofia Contemporânea

Clique aqui para conhecer a história da Filosofia Contemporânea, que teve seu marco inicial no século XIX e chegando até os dias de hoje.

Filosofia Cristã - Pensamento orientado pela verdade revelada por Jesus, o Cristo
Filosofia

Filosofia Cristã

Pensamento orientado pela verade revelada por Jesus, o Cristo.

Que relação há entre os nomes que proferimos e os seres que entendemos por intermédio destes?
Filosofia

Filosofia da Linguagem em Platão

Entenda o que é filosofia da linguagem.

John Locke é um grande nome da Filosofia Moderna.
Filosofia

Filosofia Moderna

Clique aqui para conhecer a história da Filosofia Moderna, que teve seu início no período do Renascimento e o fim no Iluminismo.

Filosofia

Filosofia política

Clique aqui e saiba o que é filosofia política e quais são os principais filósofos que se dedicaram a entendê-la ao longo da história.

Filosofia

Francis Bacon

Leia este texto e descubra quem foi e o que disse um dos maiores filósofos da modernidade: Francis Bacon, um dos fundamentadores do empirismo.

Segundo Aristóteles, da memória forma-se experiência nos homens
Filosofia

Graus do conhecimento e as divisões da ciência segundo Aristóteles

Aristóteles classificas as ciências como: produtivas, práticas e teoréticas.

Filosofia

Hedonismo

Clique aqui para entender o conceito de hedonismo bem como para conhecer a história e os autores com diferentes visões sobre essa doutrina.

Heráclito de Éfeso retratado em pintura do escocês Hendrick ter Brugghen.
Filosofia

Heráclito

Acesse este link para conhecer a biografia e a filosofia de Heráclito de Éfeso, um dos principais filósofos pré-socráticos e inaugurador do pensamento dialético.

Para Kant a relação entre ética e direito é uma relação de subordinação
Filosofia

História e Direito em Kant

Ciência, Moral e Estética possuem domínios próprios, capazes de realizar todo o potencial das faculdades humanas.

Para Hobbes os homens são maus por natureza
Filosofia

Hobbes e o estado de natureza

Veja aqui o que Hobbes pensava sobre o estado de natureza.

Filosofia

Ideologia

Confira aqui uma discussão acerca do significado de ideologia e ideia a partir da visão de diferentes pensadores.

Filosofia

Ideologia e Marxismo

Ideologia no pensamento Marxista é um conjunto de proposições elaborado com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo.

Com uma flecha no calcanhar direito, Aquiles cumpriu o destino que os deuses lhe reservaram
Filosofia

Ilíada de Homero e sua problemática teórica

Confira aqui a história da Ilíada, de Homero, que, sob o aspecto mitológico, pode ser interpretada como a explicação da formação e do surgimento do povo grego.

Platão foi o primeiro filósofo a reconhecer o lugar da imanência e da transcendência na História da Filosofia
Filosofia

Imanência e transcendência

Conheça o significado de imanência e transcendência, dois conceitos importantes para a Filosofia, e entenda as principais diferenças entre eles. Platão foi o primeiro filósofo a reconhecer a...

Estátua de cera representando Immanuel Kant em Kalingrado, antiga Königsberg, cidade prussiana onde o filósofo nasceu.
Filosofia

Immanuel Kant

Clique aqui para conhecer a biografia, a obra filosófica e algumas citações de Immanuel Kant, um dos principais filósofos da Modernidade.

O homem é a sua alma
Filosofia

Imortalidade da alma em Platão

Confira aqui a explicação que Platão dá sobre a imortalidade da alma, que seria uma unidade psíquica do homem.

Prédio do antigo Instituto de Pesquisa Social da Escola de Frankfurt que reuniu importantes sociólogos e filósofos
Filosofia

Indústria cultural

Entenda do que se trata e como funciona a indústria cultural, termo criado por Adorno e Horkheimer que descreve a produção artística para as massas.

Ironia e Maiêutica - Os métodos de Sócrates
Filosofia

Ironia e Maiêutica de Sócrates

Ironia e Maiêutica: os métodos de Sócrates.

Pintura de Jean-Jacques Rousseau feita por Allan Ramsey em 1766.
Filosofia

Jean-Jacques Rousseau

Clique aqui para conhecer a vida e a produção intelectual de um dos maiores intelectuais do iluminismo: Jean-Jacques Rousseau, filósofo e escritor francês.

Filosofia

John Locke

O filósofo John Locke foi um dos principais empiristas da Modernidade. Conheça sua biografia e saiba quais foram suas teorias.

Kant - Realizou aquilo que chamou de revolução Copernicana em filosofia
Filosofia

Kant e o Idealismo Transcendental

Os pensamentos de Kant sobre o nosso ânimo.

A fonte da obra de Kierkegaard é sua própria existência
Filosofia

Kierkegaard: a culpa do pai e o amor por Régine Olsen

Kierkegaard partia de sua própria biografia para desenvolver sua filosofia. Entenda a importância de seu pai e do amor por Régine em sua obra.

Demócrito, considerado o filósofo sorridente, foi discípulo de Leucipo.
Filosofia

Leucipo e Demócrito

Acesse este link e conheça a vida e a filosofia dos pré-socráticos pluralistas Leucipo e Demócrito.

Aristóteles - Desenvolvedor do primeiro sistema lógico.
Filosofia

Lógica de Aristóteles

Lógica como um instrumento para o correto pensar.

Filosofia

Maquiavel

Saiba quem foi Nicolau Maquiavel. Conheça seu posicionamento e opinião na política da época. Leia algumas citações famosas desse filósofo.

Filosofia

Martin Heidegger

Conheça a biografia de Martin Heidegger. Aprenda melhor qual é a fundação de seu pensamento e leia trechos de suas principais obras.

O início da metafísica está na filosofia grega clássica.
Filosofia

Metafísica

Clique aqui e leia este texto para compreender melhor o que é metafísica, qual a sua importância para a filosofia e quem a estudou.

A Metafísica de Aristóteles foi o primeiro grande tratado metafísico sistemático do mundo antigo.
Filosofia

Metafísica de Aristóteles

Entenda a Metafísica de Aristóteles, obra que apresenta uma maneira pioneira de se pensar sobre o que se conhecia até então como Filosofia Primeira.

Filosofia

Michel Foucault

Clique aqui para conhecer a biografia e a trajetória intelectual de Michel Foucault, um dos maiores filósofos do século XX.

Será que todo mundo tem uma alma gêmea?
Filosofia

Mito da alma gêmea

Mito que relata como foram criadas a almas gêmeas.

A Alegoria da Caverna está em um diálogo de “A República”, obra de Platão, e fala sobre o conhecimento da verdade.
Filosofia

Mito da Caverna

Acesse este link para saber o que é o Mito da Caverna, qual o seu significado e como podemos relacioná-lo aos dias de hoje.

Escolha da pílula vermelha em Matrix se assemelha ao movimento de saída da caverna, ou seja, à libertação
Filosofia

Mito da Caverna e Matrix

Clique neste link e descubra as interpretações possíveis para o mito da caverna, de Platão, e a relação desse mito com o filme Matrix.

Filosofia

Montesquieu

Clique aqui para conhecer a história e a trajetória intelectual de Charles de Montesquieu, importante filósofo e teórico político iluminista.

A Filosofia surgiu através da compreensão do mundo a partir de fundamentos baseados na racionalidade
Filosofia

Nascimento da Filosofia

Confira aqui como se deu o nascimento da Filosofia, forma lógica de raciocínio que constitui melhor os conteúdos do pensamento.

Para o filósofo, a escolha pela ciência é estética
Filosofia

O anarquismo da ciência segundo Feyerabend

Segundo Feyerabend, a ciência, assim como a religião, foi imposta pela cultura ocidental de forma unilateral.

Para David Hume, todos os conteúdos da mente não percepções
Filosofia

O ceticismo radical e a destruição da possibilidade de ciência em Hume

A própria noção de Mente é indistinta de alguma percepção.

Schlick - A figura central do Círculo de Viena
Filosofia

O Círculo de Viena e o início da Filosofia Contemporânea da Ciência.

O Círculo de Viena adotou uma forma de empirismo indutivista que se utiliza de instrumentos analíticos.

Para Aristóteles cidadão aé aquele que tem o poder executivo, legislativo e judiciário
Filosofia

O conceito de animal político em Aristóteles

Cidadão é aquele que tem o poder executivo, legislativo e judiciário

Phi - Letra utilizada como logo para representar a filosofia
Filosofia

O conceito de Filosofia

Indagações sobre a natureza do mundo e do homem. As características que a aproxima do mito e da ciência.

Filosofia

O Dia Mundial da Filosofia

O Dia Mundial da Filosofia, “a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”, Todos os anos ele é comemorado na terceira quinta-feira do mês de novembro, a filosofia é atitude, A filosofia...

Platão discutiu conceitos que abordam o diálogo como forma escrita. Além disso, adotou a dialética na sua obra e vida
Filosofia

O Diálogo como forma escrita e a Dialética em Platão

Confira aqui uma discussão acerca do diálogo como forma escrita e da dialética, ambos discutidos por Platão.

Para John locke as ideias derivam de sensações
Filosofia

O empirismo crítico de John Locke

A mente é uma tabula rasa.

Em o Sofista, de Platão, o autor buscava determinar a estrutura da ciência humana das ideias
Filosofia

O episódio do “parricídio” e a salvação da inteligência no Sofista de Platão

Confira aqui uma discussão acerca do “parricídio” e da salvação da inteligência, ambos retratados no Sofista de Platão.

Para Hobbes, a mente humana é desprovida de qualquer sistema de representação anterior à experiência
Filosofia

O materialismo na teoria do conhecimento de Thomas Hobbes

Confira o que Thomas Hobbes enunciava sobre o sistema de representação.

Albert Camus propôs que a vida dos homens era tal como o mito de Sísifo: seguir uma rotina diária e sem sentido próprio
Filosofia

O mito de Sísifo e sua conotação contemporânea

Saiba qual é o sentido da punição do ardiloso camponês Sísifo e como essa narrativa inspirou pensadores contemporâneos a compreender a condição humana.

Zeus: rei dos deuses na mitologia grega
Filosofia

O Mito e a Filosofia

A filosofia contrapondo o modelo de mito desenvolvido na Grécia Antiga.

A pessoa é o centro do pensamento de Emmanuel Mounier
Filosofia

O Personalismo de Emmanuel Mounier

Você já ouviu falar sobre Emmanuel Mounier? Clique e entenda o que ele diz sobre o personalismo!

O filósofo Karl Popper propôs o critério da falseabilidade e tornou-se um dos maiores nomes da filosofia da ciência
Filosofia

O princípio da Falseabilidade e a noção de ciência de Karl Popper

Leia o texto para conhecer o instigante princípio da falseabilidade do filósofo Karl Popper.

Pode-se dizer que a atividade primeira e essencial da Filosofia é o pensamento.
Filosofia

O que é Filosofia?

Leia este texto para entender o que é a Filosofia. Conheça as discussões acerca da origem e dos conceitos dados a essa área do saber.

Sem os estudos da lógica, Alan Turing, matemático britânico considerado “pai” da informática, não teria construído o primeiro computador*
Filosofia

O que é lógica?

Clique neste link e descubra o real significado de uma palavra tão presente em nosso vocabulário cotidiano: lógica.

Os primeiros filósofos buscavam as suas respostas na natureza
Filosofia

O que perguntavam os primeiros filósofos

As explicações dadas no período mitológico sobre as transformações na natureza, o que perguntavam os primeiros filósofos, o movimento da natureza, os primeiros filósofos, o princípio eterno...

O filósofo Parmênides elaborou uma complexa definição do Ser e, por isso, é considerado o pai da ontologia (teoria do ser) ocidental
Filosofia

O Ser para Parmênides

Saiba mais sobre a definição do Ser para Parmênides, o criador da Escola Eleática.

Odisseu e Penélope
Filosofia

Odisseia de Homero

Confira aqui a história da Odisseia, obra atribuída a Homero, que narra as várias aventuras de Odisseu (ou Ulisses).

Os gêneros supremos e o entrelaçamento das ideias, são temas retratados no Sofista de Platão
Filosofia

Os Gêneros Supremos e o entrelaçamento das Ideias no Sofista de Platão

Confira aqui uma discussão acerca dos gêneros supremos e do entrelaçamento das ideias, temas retratados no Sofista de Platão.

Para Aristóteles o poder deveria ser de todos
Filosofia

Os Regimes políticos e as Formas de governo segundo Aristóteles

Conceito de Aristóteles sobre os regimes políticos e as formas de governo.

Bebê
Filosofia

Os símbolos e o comportamento humano na antropologia de Leslie White

Os símbolos, segundo Leslie White, constituem a unidade básica do comportamento humano.

Parmênides, filósofo grego pré-socrático defensor do monismo e do imobilismo.
Filosofia

Parmênides

Clique aqui para conhecer o pensamento do filósofo grego Parmênides de Eleia, um dos principais pré-socráticos e o principal pensador da Escola Eleata.

Platão viu a necessidade de postular princípios que garantam a estabilidade dos seres, proporcionando-lhes a determinação
Filosofia

Participação, Imitação, Formas e Ideias em Platão

Confira aqui uma discussão acerca dos conceitos de participação, imitação, formas e ideias, definidos por Platão.

 A fé e a razão encontraram-se unidas na segunda parte do período patrístico da Filosofia. [1]
Filosofia

Patrística

Clique aqui para descobrir o que foi a Filosofia Patrística, quem eram seus principais pensadores e o que defendiam os patrísticos.

Pitágoras, o mestre da seita pitagórica e descobridor da relação matemática do teorema de Pitágoras.
Filosofia

Pitágoras

Clique aqui para conhecer a história de Pitágoras de Samos e as suas contribuições para a Filosofia.

Pitágoras
Filosofia

Pitagorismo

Conheça sobre a criação e os pensamentos pitagóricos

Estátua de Platão, um dos maiores pensadores da Grécia Antiga e o principal discípulo de Sócrates.
Filosofia

Platão

Clique aqui para saber mais sobre Platão e o porquê de ele ser tão influente não só na Grécia Antiga, mas também nos dias de hoje.

Demócrito, um dos filósofos pré-socráticos, foi considerado o “pai” da Química.
Filosofia

Pré-socráticos

Clique aqui e conheça o período pré-socrático, o primeiro movimento da Filosofia grega. Veja quais são seus principais expoentes e ideias.

Filosofia

Precisamos de filosofia

O que é falácia, diferença entre senso comum e filosofia, senso comum e a política, filosofia, o que é senso comum, porque preciso de filosofia

Zenão de Eleia elaborou quatro argumentos contra o movimento
Filosofia

Quatro argumentos de Zenão de Eleia contra o movimento

Clique e conheça os quatro argumentos de Zenão de Eleia contra o movimento.

Filosofia

Racionalismo

Clique aqui para entender o que é racionalismo, qual a sua importância para a filosofia, quem foram os racionalistas e o que eles defendiam.

Galileu Galilei - Colocou contornos de ciência na nova postura investigativa
Filosofia

Renascimento: do mundo fechado ao universo infinito

Uma nova postura investigativa que contradizia o pensamento medieval.

Para Descartes, não há homens com mais e homens com menos razão
Filosofia

René Descartes e a dúvida hiperbólica

Filósofo francês que acreditava que não há homens com mais e homens com menos razão.

A retórica é utilizada no meio político para vencer debates e convencer eleitores.
Filosofia

Retórica

Clique aqui para saber o que é retórica, como ela foi pensada na antiguidade, em que âmbitos ela se aplica e qual a sua relação com a oratória.

De acordo com Rousseau, o homem tinha uma vida essencialmente animal
Filosofia

Rousseau: desigualdade e contrato

A natureza fez o homem livre.

Para Puffendorf, existem dois estados
Filosofia

Samuel Pufendorf e a lei natural

Venha conhecer as ideias de Samuel Pufendorf para explicar os direitos dos homens e do cidadão.

O senso comum é adquirido, muitas vezes, por meio das convenções coletivas.
Filosofia

Senso comum

Clique aqui para descobrir o que é senso comum e quais as relações desse tipo de conhecimento com a ciência e com a cultura.

As proposições disjuntivas comportam alternativas que dependem dos fatos
Filosofia

Silogismos condicionais

Saiba como é constituído um argumento condicional a partir da afirmação ou negação do consequente através de proposições hipotéticas.

Para Hegel a razão "é a certeza consciente de ser toda a realidade"
Filosofia

Sobre o Estado - Filosofia do Direito de Hegel.

O Estado para Hegel é um todo ético organizado.

A causa para todos os tipos de suicídios são sociais, de acordo com Durkheim
Filosofia

Sobre o suicídio na sociologia de Èmile Durkheim

Há três tipos de suicídio, na sociologia de Durkheim: egoísta, altruísta e anômico.

Sócrates deixou um grande legado na filosofia
Filosofia

Sócrates e a verdade interior

Sócrates revolucionou a filosofia ao transferir a vocação questionadora da natureza física para a natureza humana.

Sócrates - O primeiro homem a ter um pensamento humanista
Filosofia

Sócrates e o Humanismo

O primeiro homem a ter um pensamento humanista.

Filosofia

Sofistas

Conheça quem eram os sofistas e qual a sua importância para a filosofia da época. Saiba por que Sócrates e Aristóteles criticavam esses filósofos.

Aristóteles - É na substância que atuam as famosas quatro causas
Filosofia

Substância e Categorias em Aristóteles

É na subsância que atuam as famosas quatro causas.

Tales - É considerado o primeiro filósofo de que se tem notícia, inaugurando a linhagem filosófica dos pré-socráticos
Filosofia

Tales de Mileto: Tudo Começa na Água

Ideias e feitos de Tales de Mileto, o primeiro filósofo da linhagem pré-socrática.

Escola de Frankfurt
Filosofia

Teoria Crítica e seus principais pensadores

Conheça a Teoria Crítica (TC) assim como seus principais pensadores.

Agostinho nunca negou a existência de Deus
Filosofia

Teoria da Iluminação natural em Santo Agostinho

Pensamentos sobre a doutrina da iluminação divina.

A capacidade de conhecer o mundo racionalmente é objeto de estudo da teoria do conhecimento.
Filosofia

Teoria do conhecimento

Acesse este link para conhecer uma das principais áreas de estudo da filosofia: a teoria do conhecimento, uma discussão sobre como o ser humano obtém conhecimento.

Para Kant a razão possui três idéias que são reguladoras de ações
Filosofia

Teoria dos juízos em Kant

Conheça quais são os três tipos de juízos segundo Kant.

Filosofia

Thomas Hobbes

Clique aqui para saber quem foi Thomas Hobbes e qual a sua importância para a Filosofia moderna.

Selo impresso na Alemanha para a ocasião dos 700 anos de morte de São Tomás de Aquino.
Filosofia

Tomás de Aquino

Clique aqui para conhecer a trajetória de São Tomás de Aquino, filósofo canonizado pela Igreja Católica por suas contribuições para a teologia cristã.

Para Bentham, a ação moralmente correta seria aquela que proporcionasse a maior quantidade de prazer ao maior número de pessoas
Filosofia

Utilitarismo

Aprenda mais sobre a ética utilitarista, proposta pelos filósofos e juristas John Stuart Mill e Jeremy Bentham. O utilitarismo ecoou nos sistemas jurídicos nos séculos XIX e XX e propôs que o...

Thomas More, filósofo do século XVI que escreveu a obra Utopia, na qual descreve uma sociedade organizada de forma distinta da sociedade em que vivia
Filosofia

Utopia

Você sabe o que significa dizer que algo é “utópico”?: Clique e conheça sobre a obra Utopia que deu origem a essa expressão.

O valor de uso de uma mercadoria, segundo Marx, é determinado de acordo com a utilidade relacionada às suas propriedades físicas
Filosofia

Valor de uso x Valor de troca em relação às mercadorias em Marx

Confira os conceitos que Marx propôs para o valor de uso e o valor de troca das mercadorias.

Os valores morais garantem a ordem social e podem contribuir com a justiça
Filosofia

Valores morais e sua importância para a sociedade

Conheça um pouco mais sobre a importância dos valores morais para a organização da sociedade.

Voltaire - Possui convicções positias sobre a verdade, sabedoria e a felicidade
Filosofia

Voltaire: um brilhante polemista

Voltaire é, antes de tudo, um polemista.

Filosofia

Xenófanes

Clique aqui para conhecer a trajetória e os pensamentos de Xenófanes de Cólofon, um dos pré-socráticos pertencentes à Escola Eleata.

Yin Yang: filosofia chinesa
Filosofia

Yin e Yang

Yin Yang, os conceitos da filosofia do Yin Yang, a visão do Yin Yang, os elementos da natureza que compõem o Yin Yang, como o Yin Yang influência em nossas vidas, curiosidades sobre o Yin Yang.

Filosofia

Zenão

Acesse este link para saber um pouco mais sobre a vida e a obra de Zenão de Eleia, o mais importante discípulo de Parmênides da escola eleata.

Pascal - Um gênio assustador
Filosofia

“Os Pensamentos” de Blaise Pascal

Segundo Pascal, o homem é um ser miserável, um “nada do ponto de vista do infinito universo".