Fundo Menu

Mecânica

Mecânica é a área de estudo da física que se concentra na descrição do movimento, explicando, desse modo, como ele ocorre e quais são as suas características fundamentais.

Mecânica é uma grande área da física que se concentra no estudo do movimento e repouso dos corpos, estejam estes ou não sob a ação de forças. A mecânica divide-se nas áreas de cinemática, dinâmica e estática. Praticamente todos os movimentos que acontecem em nosso cotidiano podem ser descritos pelas equações dessa área.

O estudo da mecânica é de grande importância para uma enorme gama de profissões, além de ser o conteúdo de física que é mais cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Alguns profissionais lidam diariamente com ela, como engenheiros civis, engenheiros agrônomos, engenheiros mecânicos, engenheiros hidráulicos, arquitetos, pilotos de avião, físicos e outros.

A mecânica é dividida em cinemática, dinâmica e estática.

O que a mecânica estuda?

O objeto do estudo da mecânica é o movimento, por isso se trata de uma área de estudo bastante extensa. Dentre as diversas possibilidades de estudo, destacamos algumas que foram desenvolvidas pela pesquisa em mecânica:

As órbitas de planetas, satélites e asteroides, descritas pela lei da gravitação universal e pelas leis de Kepler.

As leis da mecânica permite-nos calcular a velocidade e altura para colocarmos satélites em órbitas.
  • A trajetória de foguetes, balas, dardos e flechas explicada por meio das equações de lançamento de projéteis.

• O escoamento de fluidos, descrito pela equação da continuidade, capaz de explicar o voo dos aviões bem como as situações hidrostáticas, em que os fluidos encontram-se em repouso.

• O funcionamento de máquinas simples, tais como planos inclinados, roldanas, talhas, balanças etc.

• A trajetória de partículas eletricamente carregadas movendo-se sob a ação de campos elétricos e magnéticos, como ocorre no fenômeno da aurora boreal.

• Corpos em queda livre ou até mesmo corpos que caem acelerados pela gravidade, mas que sofrem a ação da resistência do ar.

Veja também: Aprenda a como resolver exercícios de cinemática

Durante o estudo da física, é possível que você se depare com o termo mecânica clássica, tal termo relaciona-se com os conhecimentos da área que são aplicáveis exclusivamente às situações macroscópicas. Para os outros casos, que requerem a explicação do movimento de partículas diminutas, tais como átomos e moléculas, recorre-se a outro tipo de mecânica, chamada de mecânica quântica.

Para além da mecânica clássica e da mecânica quântica, existe a mecânica relativística, um ramo da física proveniente das descobertas do físico Albert Einstein. Esse ramo da mecânica estuda o comportamento de corpos que se movem a velocidades próximas à velocidade da luz.

Cinemática

Cinemática é a área da mecânica que estuda o movimento dos corpos sem levar em conta as causas desse movimento. Em outras palavras, estuda-se situações que ocorrem a partir do instante em que um corpo inicia o seu estado de movimento.

No âmbito da cinemática, que é vista no Ensino Médio, estuda-se os seguintes tipos de movimento:

Movimento uniforme

Movimento uniforme é aquele em que a velocidade de um corpo é constante, deslocando-se apenas em linha reta. A principal equação usada para o estudo do movimento uniforme é a função horária da posição, mostrada a seguir:

Movimento uniformemente variado

Movimento uniformemente variado é nome dado ao tipo de movimento em que a velocidade de um corpo muda a taxas constantes. No caso em que o movimento tem a sua velocidade incrementada, dizemos tratar-se de um movimento acelerado, se a velocidade diminui, dizemos tratar-se de um movimento retardado.

As equações mais importantes para a descrição do movimento uniformemente variado são as funções horárias da posição, da velocidade e a equação de Torricelli, confira cada uma dessas equações agora:

Movimento circular uniforme

Movimento circular é aquele em que a direção da velocidade de um móvel muda constantemente, de modo que a sua distância a um ponto do espaço permaneça constante. Mesmo que chamado de movimento circular uniforme, esse movimento é acelerado, uma vez que, para que se possa descrever uma trajetória circular, é necessária a existência de uma aceleração centrípeta.

No estudo do movimento circular, deparamo-nos com uma grande quantidade de equações, uma vez que existem: equações que calculam deslocamento e velocidade escalar; equações que calculam grandezas angulares, tais como velocidade angular; e, por fim, equações que servem para relacionar esses dois tipos de grandezas.

Confira algumas das mais importantes equações do movimento circular:

A velocidade angular é determinada pela frequência ou pelo período da rotação.
A velocidade escalar é determinada pelo produto da velocidade angular com o raio de rotação.
A frequência de um movimento circular corresponde ao inverso de seu período.

Movimento circular uniformemente variado

Movimento circular uniformemente variado (MCUV) é um caso um pouco mais geral do MCU. Nele, além de uma aceleração centrípeta, há acelerações angular e tangencial constantes, que fazem com que a velocidade angular do móvel varie de maneira uniforme. Assim como fazemos no movimento uniformemente variado, no estudo do MCUV usamos funções horárias de posição e velocidade bastante similares, confira:

A fórmula, similar àquela do MUV, pode ser usada para determinar a posição angular.
Função horária da velocidade angular para o movimento circular uniformemente variado.

Veja também: O que é trabalho mecânico?

Dinâmica

Na dinâmica, estudam-se as causas que deram origem a algum movimento. Nesse sentido, estudamos as forças que atuam sobre um corpo, as quantidades de movimento, a energia mecânica, o impulso e as grandezas relacionadas aos movimentos de rotação, tais como o torque e o momento angular.

As bases do estudo da dinâmica do Ensino Médio são as três leis de Newton, com base nelas derivam-se as demais equações da subárea, e também da cinemática. Confira algumas das mais importantes fórmulas utilizadas no estudo da dinâmica:

Estática

Estática estuda as condições de equilíbrio em corpos extensos, ou seja, determina quais devem ser as medidas ou ainda a intensidade de forças e torques para que um corpo de dimensões não desprezíveis possa permanecer em equilíbrio. No estudo da estática, as leis de Newton são largamente utilizadas.

A rocha exibida na figura encontra-se na condição de equilíbrio estático

Mecânica no Enem

Entre todas as áreas da física, a mecânica é aquela que está presente em maior quantidade nas questões do ENEM, por isso, é de grande importância que você seja capaz de:

• compreender o significado por trás das equações da cinemática, conseguindo relacioná-las a situações reais bem como aos seus gráficos;

• identificar e classificar movimentos progressivos, regressivos, acelerados e uniformes;

• compreender o conceito de referencial e entender o que são movimentos relativos;

• saber aplicar as três leis de Newton nos mais diferentes contextos;

• compreender o conceito de energia mecânica, cinética e potencial e saber operar com essas quantidades;

• fazer cálculos de colisões utilizando a quantidade de movimento, bem como a conservação da energia mecânica;

• conhecer e compreender o funcionamento das leis de Kepler e de sua relação com a lei da gravitação universal;

• entender como devem ser aplicadas as condições de equilíbrio estático a corpos cujas dimensões não podem ser desprezadas;

• compreender as causas e efeitos dos movimentos de partículas e saber descrevê-las em forma de equações.

Por Me. Rafael Helerbrock

HELERBROCK, Rafael. "Mecânica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/mecanica.htm. Acesso em 27 de junho de 2022.

A Cinemática é a área da Mecânica que estuda o movimento dos corpos sem levar em consideração as suas causas. Calcule a velocidade média de um corpo, em m/s, que percorre uma avenida de 18 km, durante um intervalo de tempo de 6 minutos.

a) 45 m/s

b) 50 m/s

c) 30 m/s

d) 54 m/s

e) 10 m/s

Um corpo de massa igual a 10 kg move-se pela ação de uma força resultante F, com aceleração de 2,5 m/s². O módulo da força resultante sobre esse corpo deve ser igual a

a) 4 N

b) 25 N

c) 0,25 N

d) 10 N

e) 2,5 N

Artigos Mecânica

Por que quando estamos em um elevador, temos as sensações de estar mais leves ou mais pesados?

A física no elevador

Uma maneira simples de como aplicar os conceitos da Dinâmica e as Leis de Newton

A palma da nossa mão possui digitais que ajudam a deixá-la antiderrapante

A Palma da Mão é Antiderrapante

Estudos mostram que, graças aos cristais papilares, as mãos são antiderrapantes.

Um sismógrafo serve para medir vibrações do solo, ou seja, é usado para estudar terremotos

A primeira lei de Newton e os terremotos

Veja aqui a relação básica entre a primeira lei de Newton, também conhecida como lei da inércia e os terremotos.

A aceleração é a medida da variação da velocidade em função do tempo.

Aceleração

Saiba mais sobre o que é aceleração, aprenda a calculá-la, entenda o seu significado físico e confira exemplos de exercícios resolvidos.

Carro vermelho fazendo curva em estrada

Aceleração angular

Clique para saber tudo sobre aceleração angular. Confira aqui sua fórmula, como se calcula, sua diferença com a aceleração linear, além de exercícios resolvidos.

Os vetores velocidade e aceleração se alteram a cada instante

Aceleração Centrípeta

Acesse o texto e confira o que é aceleração centrípeta. Relembre as fórmulas da aceleração centrípeta e aprenda mais com exercícios resolvidos.

Aceleração da gravidade

Você sabe o que é a aceleração da gravidade? Acesse o texto e aprenda a definição, quanto ela vale e como calculá-la.

A gravidade da Terra ainda afeta os objetos ao seu redor a milhares de quilômetros de distância.

Aceleração da gravidade

A aceleração escalar média é a medida da variação da velocidade em função do tempo.

Aceleração Escalar

Você sabe como calcular a aceleração média de um móvel? Conheça as fórmulas e confira exercícios resolvidos sobre a aceleração média.

Ao chutar uma bola, o vetor posição da bola terá sua origem no ponto do gramado onde ela estava

Aceleração vetorial média

Veja aqui a definição de aceleração vetorial média e sua aplicação.

Acoplamento de Polias

A necessidade dos motores em terem rotações diferentes

Em caso de colisão, o airbag infla instantaneamente, protegendo o motorista

Airbags

Veja aqui o que é airbag e conheça a relação física entre ele e sua quantidade de movimento.

A tesoura é um tipo de alavanca interfixa

Alavanca

Clique e conheça o funcionamento, as utilizações e os tipos das alavancas.

Representação de um régua com medição de 0 a 1 e indicação de valores fracionários entre eles.

Algarismos significativos

Clique aqui e entenda o que são os algarismos significativos e quais são suas regras. Saiba também quais operações podem ser realizadas com eles.

A análise dimensional permite descobrirmos a unidade de medida de alguma grandeza física.

Análise dimensional

Você sabe o que é análise dimensional ou tem dificuldade em usar essa ferramenta? Confira o nosso artigo e veja exemplos e exercícios resolvidos sobre esse tema.

Aplicação das Leis de Newton

Como resolver problemas envolvendo sistema de blocos.

Tanto em lombadas como em depressões, a força centrípeta aponta para o centro das curvas.

Aplicações da força centrípeta em lombadas e depressões

Acesse este artigo e aprenda mais sobre duas aplicações cotidianas das leis de Newton: a atuação da força centrípeta em lombadas e em depressões. Nesses tipos de relevos, a resultante das...

A aquaplanagem consiste no deslizamento de um veículo ao passar sobre a água

Aquaplanagem

Saiba o que é aquaplanagem e por que é perigoso dirigir com o asfalto molhado.

Arquimedes descobriu o princípio que permite calcular o empuxo que atua sobre um corpo quando mergulhado em um fluido qualquer

Arquimedes e a Descoberta do Empuxo

Saiba quem foi Arquimedes e conheça algumas de suas invenções.

As Modalidades de Energia

Energia e suas Modalidades

Chave de fendas – ela recebe a ação de duas forças de mesma intensidade, direção e sentidos opostos, denominada binário

Binário

O uso da chave de fenda é um exemplo de um binário. Entenda!

Cubo em equilíbrio no interior de um fluido em repouso

Calculando a pressão em um corpo imerso em um fluido

Veja aqui como se faz para calcular a pressão exercida sobre um objeto em equilíbrio imerso em um fluido em repouso.

Utilizar as duas mãos para a rotação da chave de roda facilita a troca de pneus

Cálculo do torque de uma chave de roda

Clique aqui para saber mais sobre o torque e veja a aplicação dessa grandeza na utilização de uma chave de roda.

Partícula em movimento acelerado e em movimento retardado

Características da aceleração vetorial

Veja aqui as características da componente tangencial e componente centrípeta da aceleração vetorial.

Centro de gravidade de um corpo

Centro de gravidade (CG)

É chamado de centro de gravidade o ponto de um corpo onde a aplicação da força da gravidade pode ser considerada.

Quando levantamos peso, é importante flexionar os joelhos para mudar nosso centro de massa e não prejudicar a coluna

Centro de massa

Entenda a definição de centro de massa, como ele é calculado e por que é importante conhecê-lo.

Existem cinco observações sobre as leis de Newton que podem facilitar o entendimento de seus princípios

Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton

Clique aqui para descobrir quais são as cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton, princípios que configuram a base da Mecânica.

A Cinemática analisa o movimento dos corpos sem se preocupar com as suas causas

Cinemática escalar

Clique aqui e saiba mais sobre os princípios da Cinemática, ramo da Mecânica que analisa os movimentos sem se preocupar com suas causas.

Colisões

Choques mecânicos – estudaremos as colisões entre os corpos.

Helicóptero com uma hélice principal e uma helice lateral na cauda

Como o Helicóptero Pode Voar

Como o helicóptero pode voar sem ter asas?

A sinalização mostrada acima indica que os carros que passam por ali devem deslocar-se, em média, um máximo de 80 quilômetros a cada hora

Como resolver exercícios de Cinemática?

Confira neste artigo algumas dicas valiosas para resolver exercícios de Cinemática. A Cinemática é o ramo da Mecânica que estuda o movimento dos corpos sem levar em consideração as suas...

É possível aprender de vez como resolver exercícios sobre as leis de Newton!

Como resolver exercícios sobre as leis de Newton?

Está com dificuldades em Física e à procura de dicas sobre como resolver exercícios sobre as Leis de Newton? Acesse o texto e confira algumas dicas sobre como resolver esse tipo de exercício e...

No carrocel, o movimento dos cavalos é composto por uma trajetória circular e por outra trajetória vertical

Composição dos movimentos

Clique aqui para entender o que é a composição dos movimentos!

Conservação da energia mecânica

Você sabe o que é a conservação da energia mecânica? Acesse o texto e entenda o conceito, conheça as principais fórmulas e confira exercícios resolvidos.

Movimento de rotação do pião

Corpos Rígidos

Estudo do agrupamento de partículas que constituem um corpo.

Decompor o vetor significa encontrar seus componentes escritos sobre os eixos x e y do plano cartesiano

Decomposição vetorial

Clique aqui para entender como é realizada a decomposição vetorial!

Materiais de diferentes massas apresentam densidades diferentes

Definição física de densidade

Veja aqui como a física define densidade e veja também qual é a diferença entre densidade e massa específica.

Deslocamento e espaço percorrido

Você sabe o que é deslocamento? E espaço percorrido? Aprenda o que são e confira exercícios resolvidos sobre o tema.

Evangelista Torricelli

Determinando a equação de Torricelli

Você conhece a equação de Torricelli? Descubra como determiná-la e faça essa relação entre velocidade e espaço sem depender do tempo.

Dilatação do tempo

Você sabe o que é dilatação do tempo? Acesse e conheça esse fenômeno relativístico, descubra como funciona a dilatação do tempo e aprenda também como é possível calculá-la.

Dinâmica

Você sabe o que é dinâmica? Acesse o texto e descubra a definição dessa área da Física, conheça as principais fórmulas envolvidas e confira ainda exercícios resolvidos!

Empuxo

Confira uma definição detalhada de empuxo, conheça a fórmula de empuxo e o princípio de Arquimedes. Aprenda mais com os exercícios resolvidos sobre o tema.

Energia

A energia não é criada nem destruída, é sempre transformada de um tipo em outro ou outros. Clique e entenda mais sobre esse fenômeno físico!

Energia

Você sabe o que é energia? Descubra qual é o significado de energia para a Física, conheça os diferentes tipos de energia e confira quais são as fórmulas para calculá-la!

Na montanha russa, ganha-se energia cinética na medida em que a força peso realiza trabalho.

Energia cinética

Você sabe o que é energia cinética? Aprenda sobre seu conceito, conheça sua demonstração e entenda a sua relação com o trabalho mecânico.

Energia e Trabalho de uma força

Energia e suas classificações!

Energia mecânica

Você sabe o que é energia mecânica? Acesse o texto e confira uma introdução sobre energia mecânica, além de fórmulas. Aprenda com exercícios resolvidos sobre o tema.

As molas são corpos capazes de armazenar energia potencial elástica quando deformados.

Energia Potencial

Saiba mais sobre energia potencial e suas formas. A energia potencial é uma forma de energia. Trata-se de uma grandeza escalar medida em joules, cujo módulo relaciona-se à capacidade de um corpo...

Para envergar o arco é necessário realizar um trabalho, o qual é armazenado em forma de energia potencial, a energia da posição

Energia Potencial Gravitacional e Elástica

Saiba o que é energia potencial e quais são os tipos dessa energia.

Ao diminuir a área de saída da mangueira, a velocidade da água é aumentada

Equação da continuidade

Clique aqui para entender o que é a equação da continuidade!

A equação de Torricelli é usada para determinar variáveis do movimento uniformemente variado quando não se sabe o tempo decorrido.

Equação de Torricelli

Você conhece a equação de Torricelli? Essa famosa equação da Cinemática permite a realização de cálculos envolvendo movimentos com aceleração constante quando o intervalo de tempo do...

Equilíbrio de um Ponto Material

Ponto material em equilíbrio estático.

Nas balanças antropométricas, a medida da massa do indivíduo é obtida por meio do equilíbrio de um corpo extenso

Equilíbrio do corpo extenso

Conheça as características básicas do equilíbrio do corpo extenso rígido.

Equilíbrio estático

Você sabe o que é equilíbrio estático? Conheça os diferentes tipos de equilíbrio, entenda quais as condições de equilíbrio e confira exercícios resolvidos sobre o tema.

Espaço de um Móvel e Variação do Espaço

Espaço de um móvel ou localização? Veja a diferença!

A força que impulsiona um avião é a reação à força do jato de ar expelido pela turbina

Exemplos de pares de força de ação e reação

Veja aqui alguns exemplos práticos da aplicação da Terceira Lei de Newton, também conhecida como Lei da Ação e Reação, no nosso cotidiano.

Veja aqui como resolver, passo a passo, alguns exercícios sobre o movimento uniforme.

Exercícios resolvidos sobre movimento uniforme

Confira alguns exemplos de exercícios resolvidos sobre o movimento uniforme. Saiba como usar as fórmulas e aprenda a resolver algumas situações-problema.

Robert Millikan ganhou o prêmio Nobel de Física em 1923 pela determinação da carga do elétron*

Experimento da Gota de Óleo de Millikan

Clique aqui e aprenda mais sobre o experimento da gota de óleo de Millikan, que foi responsável pela determinação da carga dos elétrons.

Física nas Músicas

A intepretação de algumas músicas exige alguns conceitos físicos.

Força

Você sabe o que é força? Entenda o conceito, confira as fórmulas usadas para os diferentes tipos de força e veja qual é a relação entre as forças e as leis de Newton.

Na máquina de lavar, a roupa encosta na lateral do cilindro e uma força de contato a mantém em movimento circular

Força centrífuga

Veja aqui a diferença básica, proposta pela Física, entre a força centrífuga e a força centrípeta.

Só é possível caminharmos porque existe a força de atrito entre o solo e os nossos pés

Força de atrito

Saiba o que é força de atrito e quais as diferenças entre força de atrito estático e força de atrito dinâmico.

Força de Resistência do Ar

A força de resitência do ar proporciona imensas emoções à alguns esportistas.

Nessa imagem, a tração na corda corresponde à força peso do alpinista

Força de Tração

Clique aqui e entenda melhor a força de tração, que está associada a fios e cordas e pode ser determinada por um dinamômetro.

A força não está relacionada com a velocidade em si, mas com a sua variação

Força e movimento

Será que sempre existe força quando algo está em movimento? Entenda a relação entre esses dois conceitos físicos muito discutidos ao longo da história.

Duas mãos esticando uma mola em um fundo branco.

Força elástica

Clique aqui e confira o que é a força elástica, qual a sua fórmula e como calculá-la.

Força normal

Sabe o que é força normal? Aprenda a calculá-la e qual é a relação entre a força normal e a força peso! Entenda como a normal atua em elevadores e planos inclinados.

Força peso

Entenda o que é peso na física, conheça sua relação com a gravitação universal, descubra a relação entre peso e normal, e confira exercícios resolvidos sobre o tema!

A energia química do carvão e da lenha é transformada em energia térmica pela queima e a energia cinética se dá pelo movimento do trem

Forças conservativas e forças dissipativas

Veja aqui qual é a definição de forças conservativas e forças dissipativas, veja também alguns exemplos de onde encontramos esses tipos de forças.

Forças de arraste

Você sabe o que é força de arraste? Saiba o que é arraste aerodinâmico e arraste hidrodinâmico, descubra os tipos de arraste e confira nossos exercícios resolvidos!

Formas de energia

Existem várias formas de energia e várias formas de se encontrar energia. Confira!

O freio ABS evita o travamento das rodas e por isso proporciona mais segurança que o freio convencional

Freio ABS

Entenda por que o freio ABS é mais eficiente que o freio convencional.

A função horária do espaço determina a posição de um móvel em qualquer instante de tempo

Função horária do espaço

Clique aqui e conheça a função horária do espaço para o movimento uniforme, função que permite determinar a posição de um objeto.

Funções horárias do MUV

Você conhece as funções horárias do movimento uniformemente variado? Acesse o texto e confira fórmulas, exemplos e exercícios sobre o tema!

Sistema de referência para o movimento de queda livre, com orientação do eixo para baixo

Funções horárias que descrevem o movimento de queda livre

Conheça as funções horárias que descrevem o movimento de queda livre. Clique aqui!

Será que a massa do piloto ou da moto influencia no globo da morte?

Globo da morte

Será que o globo da morte é realmente seguro para o piloto?

Carro em Movimento Uniforme

Gráficos do Movimento Uniforme (MU)

Construção de gráficos do Movimento Uniforme

Gráficos do MUV

Você sabe quais são os principais gráficos do movimento uniformemente variado? Acesse o texto e conheça os gráficos do MUV e aprenda a interpretá-los!

Ilustração do movimento de um carro sendo determinado pelas grandezas físicas velocidade e tempo.

Grandezas físicas

Clique aqui e entenda o que são as grandezas físicas e quais são seus tipos e unidades de medida.

Grandezas vetoriais e escalares

Você sabe o que são grandezas vetoriais e escalares? Acesse o texto e descubra o que são, suas características e as principais diferenças entre essas grandezas.

Peso é uma força exclusivamente atrativa que surge entre dois corpos com massa.

Gravitação Universal

Saiba mais sobre a Lei da Gravitação Universal, a qual foi elaborada pelo físico inglês Isaac Newton. Ela relaciona o produto da massa de dois corpos com o inverso do quadrado de sua distância...

A densidade do Mar Morto é ligeiramente maior que a densidade do corpo humano, por isso não conseguimos afundar em suas águas.

Hidrostática

Que tal aprender um pouco mais sobre a Hidrostática? Esse importante ramo da Física ocupa-se em estudar as propriedades dos fluidos em equilíbrio estático.

A raquete utilizada no tênis transfere uma quantidade de movimento para a bola por meio da aplicação de um impulso.

Impulso

Conheça a fórmula que descreve essea grandeza física.

Impulso de uma força variável

Impulso de uma força variável

Veja aqui um método prático e simples que permite realizar os cálculos do impulso de uma força variável. Esse método é conhecido como teorema do impulso.

Impulso e quantidade de movimento

Você sabe o que é impulso e quantidade de movimento? Acesse o texto e confira o significado de cada um desses conceitos, conheças as fórmulas e resolva exercícios.

Durante uma colisão, é a coluna quem suporta as acelerações da cabeça

Inércia e lesões em acidentes

Veja aqui um artigo que relaciona a inércia às lesões ocorridas em acidentes de carro, ressaltando a importância do uso do cinto de segurança a fim de evitá-las.

Ao levantar o haltere, a mulher está aplicando ou “fazendo” força

Inércia, massa e força

Veja aqui um pouco mais sobre as definições físicas a respeito de inércia, massa e força.

Introdução à Cinemática

Você sabe o que é cinemática? Acesse o texto e confira uma introdução sobre o assunto e os conceitos mais importantes da área, bem como alguns exercícios resolvidos.

Grupo de jovens estudando Física

Introdução à Física

Clique para compreender alguns conhecimentos fundamentais de introdução à Física, ciência que estuda fenômenos da natureza.

Introdução à Hidrostática

O estudo de qualquer líquido em equilíbrio

Lançamento Horizontal no Vácuo

Lançamento horizontal no Vácuo.

Para conseguir um alcance máximo, o ângulo entre o braço do atleta e o solo deve ser de 45º*

Lançamento oblíquo

Clique aqui e saiba mais sobre o lançamento oblíquo. Veja as equações que determinam o alcance e a altura máxima.

A água é lançada verticalmente pelos gêiseres em altas velocidades, podendo atingir mais de 400 m de altura.

Lançamento Vertical

Leia este texto e entenda o que é um lançamento vertical. Veja exercícios e aprenda a calcular a velocidade, a altura e o tempo de subida em um lançamento vertical.

Colisão entre dois corpos

Lei da conservação da quantidade de movimento

Conheça os fundamentos da lei da conservação da quantidade de movimento.

Atração de forças gravitacionais

Lei da Gravitação Universal

O estudo das forças gravitacionais

Lei de Hooke

Você sabe o que é a lei de Hooke? Descubra como fazer cálculos e determinar a força elástica por meio dela, além de conferir exemplos e exercícios resolvidos.

Leis de Kepler

Descubra quais são as três leis de Kepler, saiba como podemos calcular o período e o raio da órbita dos planetas, e confira exercícios resolvidos sobre essas leis.

As leis de Newton estão entre as mais importantes leis da Física e são usadas para determinar a dinâmica dos corpos.

Leis de Newton

Entenda as leis de Newton e confira alguns exemplos resolvidos, além de exercícios sobre esse assunto que caíram no Enem.

Montagem computacional do acúmulo de lixo espacial na órbita da Terra

Lixo Espacial

Acúmulo de lixo em órbita da Terra chega a mais de 12 mil detritos.

Esquema de um elevador hidráulico

Máquinas Hidráulicas: a Aplicação do Princípio de Pascal

Princípio de funcionamento das máquinas.

Massa específica

Você sabe o que é massa específica? Entenda a diferença entre massa específica e densidade. Confira a fórmula usada para calculá-la. Aprenda mais com exercícios.

As forças aplicadas sobre o corpo tendem a fazer com que ele gire

Momento de uma força

Veja aqui a definição de momento de uma força e qual a equação matemática que o representa.

O movimento de um carro pode ser caracterizado como acelerado, retardado ou uniforme

Movimento acelerado, retardado e uniforme

Clique aqui para entender o movimento acelerado, retardado e uniforme, classificações que compõem o estudo da Cinemática.

Quando os veículos entram em uma rotatória, executam um movimento circular.

Movimento Circular

Você sabe o que é movimento circular? O movimento circular surge quando uma força centrípeta é aplicada perpendicularmente à velocidade de um móvel. Esse movimento pode ocorrer com velocidade...

Movimento circular uniforme (MCU)

Acesse o texto e confira uma introdução ao movimento circular uniforme (MCU), os principais conceitos relacionados e fórmulas, bem como exercícios resolvidos.

Movimento circular uniformemente variado (MCUV)

Você sabe o que é MCUV? Descubra a relação entre MCU e MCUV, conheça a teoria por trás do movimento circular e confira exercícios resolvidos.

Movimento Circular Uniformemente Variado (MCUV)

Conheça as classificações do movimento circular.

Movimento harmônico simples

Você sabe o que é o movimento harmônico simples, o MHS? Conheça as equações horárias do MHS, bem como as fórmulas do pêndulo simples e do oscilador massa-mola.

Movimento Progressivo e Movimento Retrógrado

Diferença entre movimento progressivo e movimento retrógrado.

Movimento retrógrado de Marte (à frente) e Urano (ao fundo)

Movimento retrógrado de um planeta

Alguns planetas fora da órbita da Terra possuem um movimento retrógrado em certos períodos de translação em torno do Sol.

O movimento uniforme ocorre em trajetórias retilíneas e sem aceleração.

Movimento uniforme

Saiba mais sobre o movimento uniforme, isto é, o movimento em que os móveis percorrem espaços iguais em intervalos de tempos iguais. Confira exemplos e equações!

Movimento uniformemente variado

Você sabe o que é movimento uniformemente variado? Confira uma introdução sobre o movimento uniformemente variado e aprenda com exercícios resolvidos sobre o tema.

A bola possui direção vertical e sentido de baixo para cima

Noções Importantes

Nos estudos de Física é necessário ter algumas noções importantes de direção e sentido.

Notação Científica

Notação científica e potência de base dez.

Evangelista Torricelli

O barômetro de Torricelli

Veja aqui como foi que Evangelista Torricelli definiu a pressão atmosférica fazendo uso de um barômetro.

O Dinamômetro

Você sabe para que serve um dinamômetro? Clique aqui e descubra!

O Lado Escuro da Lua

Nós, “seres terrestres”, conseguimos ver somente uma Face da Lua.

Mulher flutuando no mar Morto.

O Mar Morto e a Alta Densidade

A densidade da água do Mar Morto.

Máquina hipotética - capaz de operação contínua, sem consumo de energia ou ação externa

O moto-perpétuo

O sonho de construir uma máquina que nunca parasse de funcionar

A experiência realizada por Galileu Galilei

O movimento de queda livre

Conheça a experiência realizada por Galileu.

O satélite está sob o efeito do campo gravitacional gerado pela Terra

O valor do campo gravitacional

Este artigo apresenta uma maneira simples de medir o valor do campo gravitacional da Terra ou de um planeta qualquer. Confira!

Comprimento aproximado em centímetros

Operações com algarismos significativos

Veja aqui a maneira correta de efetuar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com algarismos significativos.

Ilustração de duas pessoas empurrando uma pedra uma contra a outra e de duas pessoas empurrando a pedra para a mesma direção.

Operações com vetores

Clique aqui e entenda o que são vetores e quais são as operações que podem ser feitas com eles.

Ilustração de uma calculadora científica encostada em um livro alaranjado que está abaixo de uma maçã.

Ordem de grandeza

Você sabe o que é ordem de grandeza? Clique aqui, entenda o que é, quais são suas regras e seus prefixos e símbolos.

O manômetro de Bourdon é o mais utilizado na indústria para a determinação da pressão de máquinas, fluidos etc

Para que serve um manômetro?

Clique aqui para saber mais sobre o manômetro, instrumento utilizado para aferir a pressão atmosférica ou a pressão de líquidos e gases.

O peso pode ser definido como a força necessária para segurar um objeto e impedir sua queda livre.

Peso de um corpo

Aprenda mais sobre o peso de um corpo, força de atração que a Terra exerce sobre os objetos.

Plano Inclinado

Acesse para entender a teoria envolvida em um plano inclinado, os tipos existentes, as fórmulas relacionadas e, ainda, exercícios resolvidos sobre o tema.

Plano inclinado com atrito

Saiba mais sobre o plano inclinado com atrito! Conheça suas fórmulas e aprenda mais com exercícios resolvidos sobre o tema! Aproveite e revise as leis de Newton.

Potência é a quantidade de trabalho realizada em um intervalo de tempo. Já rendimento é razão entre as quantidades de energia útil e total.

Potência e Rendimento

Você sabe o que é potência? Potência é a taxa de transferência ou transformação de uma forma de energia por meio da realização de trabalho. A potência é uma grandeza física escalar e é...

Deslocamento de um móvel em função do tempo

Praticando as Representações Gráficas

Resolvendo problemas de Física que envolvem as representações gráficas.

50 dKg significam 50 deciquilogramas. Como o prefixo d vale 0,1, podemos dizer que corresponde a 0,5 kg

Prefixos do Sistema Internacional de Unidades

Clique aqui e conheça os prefixos multiplicativos adotados pelo Sistema Internacional de Unidades, que facilitam a escrita das unidades de medida.

Pressão é uma grandeza física escalar definida pela razão entre a força aplicada e a área de aplicação.

Pressão

Você sabe o que é pressão? Pressão é uma grandeza física presente em nossas vidas em diversos aspectos. A definição de pressão é simples: é o efeito da aplicação de uma força sobre uma...

O experimento de Guericke forneceu importantes entendimentos sobre a intensidade da pressão atmosférica.

Pressão atmosférica

Você sabe o que é pressão atmosférica e qual é sua origem? A pressão atmosférica surge em decorrência da grande quantidade de ar atmosférico que há acima da superfície terrestre. É...

O ar que circunda a Terra exerce pressão atmosférica sobre todos os corpos em sua superfície

Pressão e Pressão Atmosférica

Descubra o conceito físico de pressão e o que é pressão atmosférica.

Johannes Kepler criou três leis capazes de explicar o movimento dos planetas ao redor do Sol

Primeira Lei de Kepler

Conheça o enunciado da 1ª Lei de Kepler e aprenda mais sobre periélio, afélio, perigeu e apogeu.

Primeira Lei de Newton

Você sabe o que é a primeira lei de Newton? Conheça a definição de inércia, saiba qual fórmula é usada para calculá-la, confira exemplos e exercícios resolvidos.

Os pistões hidráulicos funcionam graças ao princípio de Pascal.

Princípio de Pascal

Você conhece o princípio de Pascal? De acordo com essa lei, qualquer variação de pressão exercida sobre um fluido em equilíbrio deverá ser comunicada igualmente por todas as partes desse...

Princípios da Dinâmica

Definição de dinâmica. Saiba mais!

Quantidade de movimento

Você sabe o que significa quantidade de movimento? Acesse e conheça o conceito, as principais fórmulas que o envolvem, além de conferir exercícios resolvidos.

Queda livre

Você sabe o que é queda livre? Entenda o conceito físico por trás da queda livre, descubra as principais fórmulas usadas para estudá-la e confira exercícios resolvidos.

A Terra não pode ser rigorosamente considerada um referencial inercial em razão do seu movimento de rotação

Referenciais inerciais

O são referenciais inerciais? Conheça aqui seus conceitos e sua aplicação.

Referencial, Movimento e Repouso

Você pode ser o referencial!!!

Representação gráfica da velocidade escalar em função do tempo

Como representar a velocidade escalar em função do tempo através de gráficos!

Representação gráfica do espaço em função do tempo

Analisando graficamente o espaço em função do tempo, no movimento uniformemente variado.

Representações Gráficas

Gráficos: melhor forma de visualizar os acontecimentos e/ou fenômenos.

As roldanas configuram um sistema de economia de força

Roldanas

Saiba mais sobre as roldanas, rodas que compõem diversos motores e são utilizadas para a economia de força.

18º aniversário do satélite brasileiro – SCD -1

Satélite brasileiro

2011: 18º aniversário do satélite brasileiro – SCD -1

Satélite em órbita

Satélite em Órbita

Como é possível colocar tal equipamento em órbita cirvcular ao redor da Terra? Saiba mais.

Representação artística da segunda lei de Kepler na qual há a Terra em movimento elíptico em torno do Sol.

Segunda lei de Kepler

Clique para saber tudo sobre a segunda lei de Kepler. Confira o que ela representa, sua fórmula e aplicabilidade, além de exercícios resolvidos sobre o assunto.

Um casal empurrando um carro em uma estrada.

Segunda lei de Newton

Clique aqui e descubra o que diz a segunda lei de Newton e qual a sua fórmula. Veja exemplos para compreendê-la melhor.

Esfera de massa m presa a um eixo por um fio de comprimento R, sob a ação de uma força externa F

Sistema em rotação – momento de inércia

Veja aqui como podemos relacionar, para um corpo em movimento circular uniforme, a segunda Lei de Newton e o momento de inércia de um corpo.

O quilograma padrão é um pequeno cilindro constituído de uma liga de platina e irídio

Sistema Internacional de Unidades

Clique aqui e descubra o que é o Sistema Internacional de Unidades (SI), aprenda quais são as grandezas e as unidades fundamentais, e confira exercícios resolvidos.

A Superlua ocorre quando a Lua está na fase cheia e no ponto de maior proximidade com a Terra

Superlua

Clique aqui e entenda como ocorre o fenômeno da Superlua, que somente voltará a acontecer de forma igual em 2034.

Sistema com uma polia fixa e outro sistema com uma polia fixa e outra móvel

Talha exponencial

Aqui você vai conhecer a talha exponencial, um dispositivo criado por Arquimedes que se constitui em um sistema de polias, uma fixa e outras móveis.

Representação artística da lei dos períodos de Kepler. A Terra ocupa um dos focos da órbita elíptica do Sol.

Terceira lei de Kepler

Clique para saber tudo sobre a terceira lei de Kepler. Confira aqui o que ela nos diz, sua fórmula e aplicabilidade, além de exercícios resolvidos sobre o assunto.

Terceira lei de Newton

Você sabe o que é a terceira lei de Newton? Entenda como ela funciona, confira exemplos e aprenda o que são pares de ação e reação.

A maçaneta de uma porta é aberta pela aplicação de um torque.

Torque

Amplie seus conhecimentos sobre o torque, uma grandeza vetorial relacionada ao movimento rotacional. Veja o conceito, unidade, fórmula e exercícios resolvidos!

Para ser lançado ao espaço, o ônibus espacial tem que sair do solo com grande quantidade de energia de movimento

Trabalho da força resultante: energia de movimento

Conheça o trabalho da força resultante de um móvel sobre uma superfície plana e horizontal.

Trabalho de uma força

Você sabe o que é trabalho? Entenda a definição de trabalho, aprenda como é possível calculá-lo e conheça o teorema que relaciona o trabalho com a variação da energia cinética.

Os egípcios usaram a técnica do trabalho de uma força para construir as pirâmides

Trabalho realizado por várias forças

Veja aqui como podemos determinar o trabalho realizado por várias forças atuando sobre um objeto.

Tração

O que é tração? Aprenda a calculá-la e conheça diferentes casos em que podemos achá-la. Confira também exercícios resolvidos e exemplos.

Transmissão do Movimento Circular

A movimentação conjunta.

Alguns pequenos erros podem comprometer a compreensão das teorias da gravitação universal

Três erros cometidos no estudo da gravitação universal

Fique por dentro dos três erros comuns cometidos no estudo da Gravitação Universal!

Colisão frontal com um muro

Uma grandeza vetorial que se conserva

Observe aqui as características gerais da quantidade de movimento – uma grandeza vetorial que se conserva.

Nos vasos comunicantes, a pressão para pontos de mesma altura é a mesma

Vasos comunicantes

Clique aqui para conhecer as relações entre as densidades e as pressões exercidas por líquidos contidos em vasos comunicantes.

Rapaz, com equipamentos de proteção, andando de bicicleta em uma região com leve declividade.

Velocidade angular

Clique aqui e saiba o que é velocidade angular, quais são suas fórmulas e como ela é calculada. Descubra também a diferença entre as velocidades angular e escalar.

Velocidade de escape

Descubra o que é velocidade de escape e saiba como calculá-la. Conheça quais são as principais fórmulas e confira alguns exemplos de exercícios resolvidos.

O velocímetro acima mostra a velocidade instantânea de aproximadamente 110 km/h

Velocidade Escalar Instantânea

Entenda os conceitos de velocidade escalar instantânea.

Velocidade escalar média

O que é velocidade escalar média? Saiba a diferença entre velocidade escalar média e velocidade média e confira exemplos e exercícios resolvidos sobre o tema.

Em caso de colisão frontal, a velocidade relativa será a soma das velocidades de cada um dos móveis

Velocidade relativa

Clique aqui e entenda o que é velocidade relativa e veja por que, no caso de uma colisão frontal, as velocidades dos móveis são somadas.

Velocidade vetorial

Acesse o nosso texto e aprenda mais sobre a velocidade vetorial. Confira exemplos, definições e exercícios resolvidos sobre o deslocamento e a velocidade vetoriais.

Estude agora