Topo
pesquisar

Prefixos do Sistema Internacional de Unidades

Física

Os prefixos multiplicativos adotados pelo Sistema Internacional de Unidades facilitam a leitura de números que estão presentes em nosso cotidiano.
PUBLICIDADE

Por meio de um padrão, define-se uma grandeza atribuindo-lhe unidades. Essas unidades podem ser escritas em função de alguns prefixos que facilitam a vida de algumas pessoas, dependendo das faixas de valores com que elas trabalham.

O comprimento pode ser utilizado como exemplo, No Sistema Internacional de Unidades, ele é medido em metros (m), mas, no dia a dia, encontramos diversas medidas dessa grandeza em quilômetros (km), centímetros (cm), milímetros (mm) e mais algumas outras.

Na tabela a seguir, veremos todos os prefixos reconhecidos pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) associados ao símbolo, ao equivalente decimal e à respectiva potência de base dez.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Instrumentos utilizados em medições

  • Exemplo de aplicação cotidiana

Conhecendo esses prefixos seguidos de sua unidade, podemos resolver confusões do tipo: 2000 g de carne possuem maior quantidade de massa do que 2 kg?

2kg = 2000g

2.103g = 2000g

2000g = 2000g

Quando existe equivalência entres as medidas, a troca do prefixo pela potência de base 10 faz com que os valores igualem-se, desde que você esteja em busca de colocá-los com as mesmas unidades.


Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física

50 dKg significam 50 deciquilogramas. Como o prefixo d vale 0,1, podemos dizer que corresponde a 0,5 kg
50 dKg significam 50 deciquilogramas. Como o prefixo d vale 0,1, podemos dizer que corresponde a 0,5 kg

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges de. "Prefixos do Sistema Internacional de Unidades"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/prefixos-sistema-internacional-unidades.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Uma força de intensidade 500 N atua sobre um objeto de massa M, gerando uma aceleração correspondente a 20 m/s2. Determine a massa M em gramas.

a) 20.000 g

b) 15.000 g

c) 25.000 g

d) 30.000 g

e) 10.000 g

Questão 2

Em uma residência, o chuveiro possui potência de 5000 W. Se esse chuveiro fica ligado na posição de máxima potência por 15 min, durante quatro banhos diários, qual será a energia consumida em KWh no fim de um mês?

a) 100 KWh

b) 150 KWh

c) 200 KWh

d) 250 KWh

e) 300 KWh

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola