Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Prefixos do Sistema Internacional de Unidades

Física

Os prefixos multiplicativos adotados pelo Sistema Internacional de Unidades facilitam a leitura de números que estão presentes em nosso cotidiano.
50 dKg significam 50 deciquilogramas. Como o prefixo d vale 0,1, podemos dizer que corresponde a 0,5 kg
50 dKg significam 50 deciquilogramas. Como o prefixo d vale 0,1, podemos dizer que corresponde a 0,5 kg
PUBLICIDADE

Por meio de um padrão, define-se uma grandeza atribuindo-lhe unidades. Essas unidades podem ser escritas em função de alguns prefixos que facilitam a vida de algumas pessoas, dependendo das faixas de valores com que elas trabalham.

O comprimento pode ser utilizado como exemplo, No Sistema Internacional de Unidades, ele é medido em metros (m), mas, no dia a dia, encontramos diversas medidas dessa grandeza em quilômetros (km), centímetros (cm), milímetros (mm) e mais algumas outras.

Na tabela a seguir, veremos todos os prefixos reconhecidos pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) associados ao símbolo, ao equivalente decimal e à respectiva potência de base dez.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Instrumentos utilizados em medições

  • Exemplo de aplicação cotidiana

Conhecendo esses prefixos seguidos de sua unidade, podemos resolver confusões do tipo: 2000 g de carne possuem maior quantidade de massa do que 2 kg?

2kg = 2000g

2.103g = 2000g

2000g = 2000g

Quando existe equivalência entres as medidas, a troca do prefixo pela potência de base 10 faz com que os valores igualem-se, desde que você esteja em busca de colocá-los com as mesmas unidades.


Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges de. "Prefixos do Sistema Internacional de Unidades"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/prefixos-sistema-internacional-unidades.htm. Acesso em 19 de setembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Uma força de intensidade 500 N atua sobre um objeto de massa M, gerando uma aceleração correspondente a 20 m/s2. Determine a massa M em gramas.

a) 20.000 g

b) 15.000 g

c) 25.000 g

d) 30.000 g

e) 10.000 g

Questão 2

Em uma residência, o chuveiro possui potência de 5000 W. Se esse chuveiro fica ligado na posição de máxima potência por 15 min, durante quatro banhos diários, qual será a energia consumida em KWh no fim de um mês?

a) 100 KWh

b) 150 KWh

c) 200 KWh

d) 250 KWh

e) 300 KWh

Mais Questões
Artigos Relacionados
Medidas de superfície e Medidas agrárias.
Será que é correto dizer que o valor medido em uma balança é o peso da pessoa? Descubra lendo este texto e veja a diferença entre massa e peso.
Clique e conheça as três escalas termométricas utilizadas para a determinação de uma temperatura e aprenda ainda a converter uma escala em outra.
Foot, inch, mile, ounce e pound são algumas das unidades de medida (measures) utilizadas em inglês.
Unidades de medidas referentes a áreas rurais.
Medidas de Volume de acordo com o Sistema Internacional de Medidas.
Saiba como escrever números utilizando a notação científica. Veja também como realizar operações com esses números.
Você já se perguntou como a recarga de um aparelho celular afeta seu consumo de energia elétrica? Fizemos os cálculos para você saber quanto gasta por ano em suas recargas de celular diárias. Clique no nosso texto para saber de uma vez por todas quanto custa a recarga do seu smartphone!
Clique aqui e descubra o que é o Sistema Internacional de Unidades (SI), aprenda quais são as grandezas e as unidades fundamentais, e confira exercícios resolvidos.
Veja quais são as principais unidades de medida utilizadas no estudo da Química e como fazer para realizar suas conversões!