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Cinemática

A Cinemática é a parte da Mecânica Clássica que permite calcularmos a distância percorrida, a velocidade e a aceleração dos corpos.

Imagem explicando o que é Cinemática.
A Cinemática permite calcularmos a distância percorrida, a velocidade e a aceleração dos corpos.
Crédito da Imagem: Brasil Escola
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A Cinemática é a parte da Mecânica Clássica que estuda, classifica e compara os movimentos dos corpos independentemente do que os provocou. Ela é separada em Cinemática Escalar, quando não caracteriza o movimento por meio da análise vetorial, e Cinemática Vetorial, quando caracteriza o movimento por meio da análise vetorial.

Leia também: O que é a Estática?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Cinemática

  • A Cinemática é a parte da Mecânica Clássica que permite calcularmos a distância percorrida, a velocidade e a aceleração dos corpos.
  • Na Cinemática estudamos o movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado.
  • Existem dois tipos de Cinemática: Cinemática Escalar e Cinemática Vetorial.
  • A Cinemática Escalar não descreve o movimento em termos do módulo, direção e sentido.
  • A Cinemática Vetorial descreve o movimento em termos do módulo, direção e sentido.
  • Cinemática e Cinética são termos que possuem significados diferentes. A energia cinética é a forma de energia relacionada ao movimento dos corpos.
  • Enquanto a Cinemática estuda o movimento dos corpos independentemente da sua causa, a Dinâmica estuda as causas do movimento dos corpos.

O que se estuda em Cinemática?

A Cinemática é o ramo da Mecânica Clássica que estuda o movimento dos corpos em trajetórias retilíneas e trajetórias circulares sem levar em consideração o que os provocou. Ela introduz diversos conceitos estudados na Física, como distância, velocidade e aceleração.

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Fórmulas da Cinemática

→ Velocidade média no movimento uniforme

\(v_m = \frac{\Delta S}{\Delta t} = \frac{S - S_o}{t_f - t_i} \) 

  • vm  → velocidade média, medida em [m/s].
  • ∆S  → deslocamento ou a variação de posição medida em metros [m].
  • S  → posição final, medida em metros [m].
  • So  → posição inicial, medida em metros [m].
  • t  → variação de tempo, medida em segundos [s].
  • tf  → tempo final, medido em segundos [s] .
  • ti  → tempo inicial, medido em segundos [s].

→ Função horária da velocidade no movimento uniforme

\(S = S_o + v \cdot t \) 

  • S  → posição final, medida em metros [m].
  • So  → posição inicial, medida em metros [m].
  • v  → variação da velocidade, medida em [m/s].
  • t  → variação de tempo, medida em segundos [s].

→ Aceleração média no movimento uniformemente variado

\(a_m = \frac{\Delta v}{\Delta t} = \frac{v - v_o}{t_f - t_i} \) 

  • am  → aceleração média, medida em [m/s2].
  • ∆v  → variação da velocidade, medida em [m/s].
  • v  → velocidade final, medida em [m/s].
  • vo  → velocidade inicial, medida em [m/s].
  • t  → variação de tempo, medida em segundos [s].
  • tf  → tempo final, medido em segundos [s].
  • ti  → tempo inicial, medido em segundos [s].

→ Função horária da velocidade no movimento uniformemente variado

\(v = v_o + a \cdot t \) 

  • v  → velocidade final, medida em [m/s].
  • vo  → velocidade inicial, medida em [m/s].
  • a  → aceleração, medida em [m/s2].
  • t  → tempo, medido em segundos [s].

→ Função horária da posição no movimento uniformemente variado

\(S = S_o + v_o \cdot t + \frac{a \cdot t^2}{2} \) 

  • S  → posição final, medida em metros [m].
  • So  → posição inicial, medida em metros [m].
  • vo  → velocidade inicial, medida em [m/s].
  • a  → aceleração, medida em [m/s2].
  • t  → tempo, medido em segundos [s].

→ Equação de Torricelli no movimento uniformemente variado

\(v^2 = v_o^2 + 2 \cdot a \cdot \Delta S \) 

  • ∆x  → deslocamento ou variação de posição (ou deslocamento), medido em metros [m].
  • v → velocidade final, medida em [m/s].
  • vo  → velocidade inicial, medida em [m/s].
  • a → aceleração, medida em [m/s2].
  • S  → variação de deslocamento, medida em metros [m].

→ Velocidade na queda livre de um corpo

\(v=g \cdot t\)

  • v  → velocidade de queda livre, medida em [m/s] .
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
  • t  → tempo, medido em segundos [s].

→ Tempo e altura na queda livre de um corpo

\(t = \sqrt{\frac{2 \cdot h}{g}} \) 

  • t  → tempo, medido em segundos [s].
  • h  → altura, medida em metros [m].
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.

Que também pode ser representado como:

\(h = \frac{1}{2} \cdot g \cdot t^2\)

  • h  → altura, medida em metros [m].
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
  • t  → tempo, medido em segundos [s].

→ Equação de Torricelli na queda livre

\(v^2 = 2 \cdot g \cdot h \) 

  • v  → velocidade de queda livre, medida em [m/s] .
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
  • t  → tempo, medido em segundos [s].
  • h  → altura, medida em metros [m].

→ Função horária da velocidade no lançamento vertical

\(v = v_o - g \cdot t\)

  • v → velocidade final, medida em [m/s].
  • vo  → velocidade inicial, medida em [m/s].
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
  • t  → tempo, medido em segundos [s].

→ Função horária da posição no lançamento vertical

\(y_f = y_i + v_o \cdot t - \frac{g \ \cdot \ t^2}{2} \) 

  • yf  → altura final, medida em metros [m].
  • yi  → altura inicial, medida em metros [m].
  • vo  → velocidade inicial, medida em [m/s].
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
  • t  → tempo, medido em segundos [s].

→ Equação de Torricelli no lançamento vertical

\(v^2 = v_o^2 - 2 \cdot g \cdot \Delta y \)

  • v → velocidade final, medida em [m/s].
  • vo  → velocidade inicial, medida em [m/s].
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
  • y  → variação de altura, medida em metros [m].

→ Função horária da posição no lançamento horizontal

\(y_f = y_i - \frac{g\ \cdot \ t^2}{2} \) 

  • yf  → altura final, medida em metros [m].
  • yi  → altura inicial, medida em metros [m].
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
  • t  → tempo, medido em segundos [s].

→ Função horária da velocidade no lançamento horizontal

\(v=g \cdot t\)

  • v  → velocidade final, medida em [m/s].
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
  • t  → tempo, medido em segundos [s].

→ Movimento na horizontal no lançamento oblíquo

\(x = (v_o \cdot \cos \theta_o) \cdot t \) 

  • x  → posição horizontal final, medida em metros [m].
  • vo  → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s] .
  • θo  → ângulo de lançamento.
  • t  → tempo, medido em segundos [s].

→ Movimento na vertical no lançamento oblíquo

\(v_y^2 = (v_o \cdot \sin \theta_o)^2 - 2 \cdot g (y - y_o) \) 

  • vy  → velocidade vertical final.
  • vo  → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s].
  • θo  → ângulo de lançamento.
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
  • y  → posição vertical final, medida em metros [m].
  • yo  → posição vertical inicial, medida em metros [m].

→ Função horária da posição no movimento vertical no lançamento oblíquo

\(y - y_o = (v_o \cdot \sin \theta_o) \cdot t - \frac{g \ \cdot \ t^2}{2} \) 

  • y → posição vertical final, medida em metros [m].
  • yo  → posição vertical inicial, medida em metros [m].
  • vo → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s].
  • θo → ângulo de lançamento.
  • t  → tempo, medido em segundos [s].
  • g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.

→ Função horária da velocidade no movimento vertical no lançamento oblíquo

\(v_y = v_o \cdot \sin \theta_o - g \cdot t \) 

  • vy  → velocidade vertical final.
  • vo  → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s].
  • θo  → ângulo de lançamento.
  • t  → tempo, medido em segundos [s].
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.

→ Tempo de subida no movimento vertical no lançamento oblíquo

\(t_s = \frac{v_o \ \cdot \ \sin \theta_o}{g} \) 

  • ts  → tempo de subida, medido em segundos [s].
  • vo  → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s].
  • θo  → ângulo de lançamento.
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.

→ Altura máxima no movimento vertical no lançamento oblíquo

\(h_{\text{máx}} = \frac{(v_o \cdot \ \sin \theta_o)^2}{2 \ \cdot \ g} \) 

  • hmáx → altura máxima, medida em metros [m].
  • vo  → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s].
  • θo → ângulo de lançamento.
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.

→ Alcance horizontal no lançamento oblíquo

Alcance horizontal é quando a altura inicial de lançamento é igual à altura final.

\(A = \frac{v_o^2}{g} \cdot \sin(2 \cdot \theta_o) \) 

  • A  → alcance horizontal, medido em metros [m].
  • vo  → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s] .
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
  • θo  → ângulo de lançamento.

Importante: O alcance horizontal máximo ocorre quando θ  for 45°.

→ Relação do alcance horizontal com a componente horizontal da velocidade e a componente vertical da velocidade no lançamento oblíquo

\(A = \frac{2 \ \cdot \ v_{o_x}\ \cdot \ v_{o_y}}{g}\) 

  • A  → alcance horizontal, medido em metros [m].
  • vox  → velocidade horizontal inicial, medida em metros por segundo [m/s].
  • voy  → velocidade vertical inicial, medida em metros por segundo [m/s].
  • g  → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.

→ Deslocamento angular no movimento circular uniforme

\(\Delta \varphi = \varphi_f - \varphi_i \) 

\(\Delta \varphi = \frac{\Delta S}{R}\) 

  • ∆φ  → variação do deslocamento angular, ou ângulo, medida em radianos [rad].
  • φf  → deslocamento angular final, medido em radianos [rad].
  • φi  → deslocamento angular inicial, medido em radianos [rad].
  • ∆S  → variação do deslocamento escalar, medida em metros [m].
  • R  → raio da circunferência.

→ Velocidade angular média no movimento circular uniforme

\(\omega_m = \frac{\Delta \varphi}{\Delta t} \) 

  • ωm  → velocidade angular média, medida em [rad/s].
  • ∆φ  → variação do deslocamento angular, medida em radianos [rad].
  • ∆t  → variação do tempo, medido em segundos [s].

\(ω= \frac {v}{R}\) 

  • ω  → velocidade angular média, medida em [rad/s].
  • v  → velocidade linear, medida em [m/s].
  • R → raio da circunferência.

→ Função horária da posição no movimento circular uniforme

\(\varphi_f = \varphi_i + \omega \cdot t \) 

  • φf  → deslocamento angular final, medido em [rad].
  • φi  → deslocamento angular inicial, medido em [rad].
  • ω  → velocidade angular, medida em [rad/s].
  • t  → tempo, medido em segundos [s].

→ Aceleração angular média no movimento circular uniforme

\(\alpha_m = {\Delta \omega}/{\Delta t}\) 

  • αm  → aceleração angular média, medida em [rad/s2] .
  • ω  → variação da velocidade angular, medida em [rad/s].
  • t  → variação de tempo, medida em segundos [s].

\(\alpha = \frac{a}{R} \) 

  • α  → velocidade angular, medida em [rad/s2] .
  • a  → aceleração linear, medida em [m/s2].
  • R → raio da circunferência.

→ Função horária da velocidade no movimento circular uniformemente variado

\(\omega_f = \omega_i + \alpha \cdot t \) 

  • ωf  → velocidade angular final, medida em [rad/s].
  • ωi  → velocidade angular inicial, medida em [rad/s].
  • α  → aceleração angular, medida em [rad/s2] .
  • t  → tempo, medido em segundos [s].

→ Função horária da posição no movimento circular uniformemente variado

\(\varphi_f = \varphi_i + \omega_i \cdot t + \frac{\alpha \cdot t^2}{2} \) 

  • φf  → deslocamento angular final, medido em radianos [rad].
  • φi  → deslocamento angular inicial, medido em radianos [rad].
  • ωi  → velocidade angular inicial, medida em [rad/s].
  • α  → aceleração angular, medida em [rad/s2] .
  • t  → tempo, medido em segundos [s].

→ Equação de Torricelli no movimento circular uniformemente variado

\(\omega_f^2 = \omega_0^2 + 2 \cdot \alpha \cdot \Delta \varphi \) 

  • ωf  → velocidade angular final, medida em radianos por segundo [rad/s].
  • ω0 → velocidade angular incial, medida em radianos por segundo [rad/s].
  • α  → aceleração angular, medida em [rad/s2].
  • ∆φ  → variação do deslocamento angular, medida em radianos [rad].

→ Aceleração centrípeta

\(a_{CP} = \frac{v^2}{R} = \omega^2 \cdot R \) 

  • aCP  → aceleração centrípeta, medida em [m/s2].
  • v  → velocidade, medida em [m/s].
  • R  → raio da curva, medido em metros [m].
  • ω  → velocidade angular, medida em [rad/s].

Acesse também: Como resolver exercícios de Cinemática?

Tipos de Cinemática

A Cinemática é separada em Cinemática Escalar e Cinemática Vetorial, ambas estudam o movimento dos corpos independentemente da sua causa, mas com uma diferença:

  • Cinemática Escalar: não considera a análise vetorial (módulo, direção e sentido) do movimento.
  • Cinemática Vetorial: considera a análise vetorial do movimento.

Tipos de movimento na Cinemática

Os tipos de movimento na Cinemática são o movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado.

  • Movimento retilíneo uniforme: também chamado de movimento uniforme, é aquele em que os corpos se movimentam com velocidade escalar constante ao longo da trajetória linear, assim sua aceleração é nula.
  • Movimento retilíneo uniformemente variado: também chamado de movimento uniformemente variado, é aquele em que os corpos se movimentam com aceleração escalar constante e não nula ao longo da trajetória linear.
  • Movimento circular uniforme (MCU): é aquele em que os corpos se movimentam com velocidade escalar e angular constante ao longo da trajetória circular.
  • Movimento circular uniformemente variado (MCUV): é aquele em que os corpos se movimentam com aceleração angular constante ao longo da trajetória circular.

Diferenças entre Cinemática e Cinética

Cinemática e cinética são conceitos distintos na Física:

  • Cinemática: diz respeito a uma área de estudo na Mecânica Clássica, voltada para o estudo do movimento dos corpos independentemente da sua causa.
  • Cinética: é a nomenclatura dada uma forma de energia, a energia cinética, relacionada ao movimento dos corpos.

Para entender o que é energia cinética, clique aqui.

Cinemática x Dinâmica

A Cinemática e a Dinâmica são áreas da Mecânica Clássica com características bem distintas:

  • Cinemática: estuda o movimento dos corpos independentemente da sua causa, abordando os conceitos de movimento uniforme, movimento uniformemente variado em trajetórias retilíneas e circulares, lançamento horizontal, vertical e oblíquo.
  • Dinâmica: estuda as causas do movimento dos corpos, abordando os conceitos de leis de Newton, forças, trabalho, energia, momento linear, impulso e colisões.

Para saber mais sobre Dinâmica, clique aqui.

Importância da Cinemática

A Cinemática é uma área fundamental para o aprendizado da Física, já que introduz diversos conceitos para o avanço dos estudos dessa disciplina e também permite compreendermos o movimento dos corpos sem considerar a sua causa. Pensando nisso, selecionamos algumas situações que empregamos os conceitos da Cinemática.

  • lançamento e queda dos corpos;
  • lançamento de bolas nos esportes;
  • movimento dos corpos quando aceleramos;
  • movimento dos corpos em curvas.

Exercícios resolvidos sobre Cinemática

Questão 1

(PUC) Se a velocidade vetorial de um ponto material é constante e não nula, sua trajetória:

A) é uma parábola.

B) pode ser retilínea, mas não necessariamente.

C) deve ser retilínea.

D) é uma circunferência.

E) pode ser uma curva qualquer.

Resolução:

Alternativa C.

Se a velocidade vetorial de um ponto material é constante e não nula, sua trajetória deve ser retilínea, para que a velocidade vetorial tenha a mesma direção, sentido e módulo em todos os pontos da trajetória.

Questão 2

(Fuvest) Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com aceleração escalar constante e igual a 2,0 m/s2. Pode-se dizer que sua velocidade escalar e a distância percorrida após 3,0 segundos, valem, respectivamente:

A) 6,0 m/s e 9,0m

B) 6,0m/s e 18m

C) 3,0 m/s e 12m

D) 12 m/s e 35m

E) 2,0 m/s e 12 m

Resolução:

Alternativa A.

Primeiramente, calcularemos a velocidade final por meio da fórmula da função horária da velocidade no movimento uniformemente variado:

\(vf=vi+a \cdot t\)

\(v_f=0+2 \cdot 3\) 

\(v_f=6 m/s\) 

Por fim, calcularemos a distância percorrida por meio da fórmula da função horária da posição no movimento uniformemente variado:

\(x_f = x_i + v_i \cdot t + \frac{a \ \cdot \ t^2}{2} \)

\(x_f = 0 + 0 \cdot 3 + \frac{2\ \cdot \ 3^2}{2} \)

\(x_f=0+0+ \frac {2\ \cdot\ 9}{2}\)

\(x_f=9 m\) 

Fontes

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Mecânica. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Mecânica (vol. 1). 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.

Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MELO, Pâmella Raphaella. "Cinemática"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/introducao-cinematica.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


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