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A Cinemática é a parte da Mecânica Clássica que estuda, classifica e compara os movimentos dos corpos independentemente do que os provocou. Ela é separada em Cinemática Escalar, quando não caracteriza o movimento por meio da análise vetorial, e Cinemática Vetorial, quando caracteriza o movimento por meio da análise vetorial.
Leia também: O que é a Estática?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a Cinemática
- 2 - O que se estuda em Cinemática?
- 3 - Fórmulas da Cinemática
- → Velocidade média no movimento uniforme
- → Função horária da velocidade no movimento uniforme
- → Aceleração média no movimento uniformemente variado
- → Função horária da velocidade no movimento uniformemente variado
- → Função horária da posição no movimento uniformemente variado
- → Equação de Torricelli no movimento uniformemente variado
- → Velocidade na queda livre de um corpo
- → Tempo e altura na queda livre de um corpo
- → Equação de Torricelli na queda livre
- → Função horária da velocidade no lançamento vertical
- → Função horária da posição no lançamento vertical
- → Equação de Torricelli no lançamento vertical
- → Função horária da posição no lançamento horizontal
- → Função horária da velocidade no lançamento horizontal
- → Movimento na horizontal no lançamento oblíquo
- → Movimento na vertical no lançamento oblíquo
- → Função horária da posição no movimento vertical no lançamento oblíquo
- → Função horária da velocidade no movimento vertical no lançamento oblíquo
- → Tempo de subida no movimento vertical no lançamento oblíquo
- → Altura máxima no movimento vertical no lançamento oblíquo
- → Alcance horizontal no lançamento oblíquo
- → Relação do alcance horizontal com a componente horizontal da velocidade e a componente vertical da velocidade no lançamento oblíquo
- → Deslocamento angular no movimento circular uniforme
- → Velocidade angular média no movimento circular uniforme
- → Função horária da posição no movimento circular uniforme
- → Aceleração angular média no movimento circular uniforme
- → Função horária da velocidade no movimento circular uniformemente variado
- → Função horária da posição no movimento circular uniformemente variado
- → Equação de Torricelli no movimento circular uniformemente variado
- → Aceleração centrípeta
- 4 - Tipos de Cinemática
- 5 - Tipos de movimento na Cinemática
- 6 - Diferenças entre Cinemática e Cinética
- 7 - Cinemática x Dinâmica
- 8 - Importância da Cinemática
- 9 - Exercícios resolvidos sobre Cinemática
Resumo sobre a Cinemática
- A Cinemática é a parte da Mecânica Clássica que permite calcularmos a distância percorrida, a velocidade e a aceleração dos corpos.
- Na Cinemática estudamos o movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado.
- Existem dois tipos de Cinemática: Cinemática Escalar e Cinemática Vetorial.
- A Cinemática Escalar não descreve o movimento em termos do módulo, direção e sentido.
- A Cinemática Vetorial descreve o movimento em termos do módulo, direção e sentido.
- Cinemática e Cinética são termos que possuem significados diferentes. A energia cinética é a forma de energia relacionada ao movimento dos corpos.
- Enquanto a Cinemática estuda o movimento dos corpos independentemente da sua causa, a Dinâmica estuda as causas do movimento dos corpos.
O que se estuda em Cinemática?
A Cinemática é o ramo da Mecânica Clássica que estuda o movimento dos corpos em trajetórias retilíneas e trajetórias circulares sem levar em consideração o que os provocou. Ela introduz diversos conceitos estudados na Física, como distância, velocidade e aceleração.
Fórmulas da Cinemática
→ Velocidade média no movimento uniforme
\(v_m = \frac{\Delta S}{\Delta t} = \frac{S - S_o}{t_f - t_i} \)
- vm → velocidade média, medida em [m/s].
- ∆S → deslocamento ou a variação de posição medida em metros [m].
- S → posição final, medida em metros [m].
- So → posição inicial, medida em metros [m].
- ∆t → variação de tempo, medida em segundos [s].
- tf → tempo final, medido em segundos [s] .
- ti → tempo inicial, medido em segundos [s].
→ Função horária da velocidade no movimento uniforme
\(S = S_o + v \cdot t \)
- S → posição final, medida em metros [m].
- So → posição inicial, medida em metros [m].
- v → variação da velocidade, medida em [m/s].
- t → variação de tempo, medida em segundos [s].
→ Aceleração média no movimento uniformemente variado
\(a_m = \frac{\Delta v}{\Delta t} = \frac{v - v_o}{t_f - t_i} \)
- am → aceleração média, medida em [m/s2].
- ∆v → variação da velocidade, medida em [m/s].
- v → velocidade final, medida em [m/s].
- vo → velocidade inicial, medida em [m/s].
- ∆t → variação de tempo, medida em segundos [s].
- tf → tempo final, medido em segundos [s].
- ti → tempo inicial, medido em segundos [s].
→ Função horária da velocidade no movimento uniformemente variado
\(v = v_o + a \cdot t \)
- v → velocidade final, medida em [m/s].
- vo → velocidade inicial, medida em [m/s].
- a → aceleração, medida em [m/s2].
- t → tempo, medido em segundos [s].
→ Função horária da posição no movimento uniformemente variado
\(S = S_o + v_o \cdot t + \frac{a \cdot t^2}{2} \)
- S → posição final, medida em metros [m].
- So → posição inicial, medida em metros [m].
- vo → velocidade inicial, medida em [m/s].
- a → aceleração, medida em [m/s2].
- t → tempo, medido em segundos [s].
→ Equação de Torricelli no movimento uniformemente variado
\(v^2 = v_o^2 + 2 \cdot a \cdot \Delta S \)
- ∆x → deslocamento ou variação de posição (ou deslocamento), medido em metros [m].
- v → velocidade final, medida em [m/s].
- vo → velocidade inicial, medida em [m/s].
- a → aceleração, medida em [m/s2].
- ∆S → variação de deslocamento, medida em metros [m].
→ Velocidade na queda livre de um corpo
\(v=g \cdot t\)
- v → velocidade de queda livre, medida em [m/s] .
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
- t → tempo, medido em segundos [s].
→ Tempo e altura na queda livre de um corpo
\(t = \sqrt{\frac{2 \cdot h}{g}} \)
- t → tempo, medido em segundos [s].
- h → altura, medida em metros [m].
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
Que também pode ser representado como:
\(h = \frac{1}{2} \cdot g \cdot t^2\)
- h → altura, medida em metros [m].
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
- t → tempo, medido em segundos [s].
→ Equação de Torricelli na queda livre
\(v^2 = 2 \cdot g \cdot h \)
- v → velocidade de queda livre, medida em [m/s] .
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
- t → tempo, medido em segundos [s].
- h → altura, medida em metros [m].
→ Função horária da velocidade no lançamento vertical
\(v = v_o - g \cdot t\)
- v → velocidade final, medida em [m/s].
- vo → velocidade inicial, medida em [m/s].
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
- t → tempo, medido em segundos [s].
→ Função horária da posição no lançamento vertical
\(y_f = y_i + v_o \cdot t - \frac{g \ \cdot \ t^2}{2} \)
- yf → altura final, medida em metros [m].
- yi → altura inicial, medida em metros [m].
- vo → velocidade inicial, medida em [m/s].
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
- t → tempo, medido em segundos [s].
→ Equação de Torricelli no lançamento vertical
\(v^2 = v_o^2 - 2 \cdot g \cdot \Delta y \)
- v → velocidade final, medida em [m/s].
- vo → velocidade inicial, medida em [m/s].
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
- ∆y → variação de altura, medida em metros [m].
→ Função horária da posição no lançamento horizontal
\(y_f = y_i - \frac{g\ \cdot \ t^2}{2} \)
- yf → altura final, medida em metros [m].
- yi → altura inicial, medida em metros [m].
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
- t → tempo, medido em segundos [s].
→ Função horária da velocidade no lançamento horizontal
\(v=g \cdot t\)
- v → velocidade final, medida em [m/s].
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
- t → tempo, medido em segundos [s].
→ Movimento na horizontal no lançamento oblíquo
\(x = (v_o \cdot \cos \theta_o) \cdot t \)
- x → posição horizontal final, medida em metros [m].
- vo → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s] .
- θo → ângulo de lançamento.
- t → tempo, medido em segundos [s].
→ Movimento na vertical no lançamento oblíquo
\(v_y^2 = (v_o \cdot \sin \theta_o)^2 - 2 \cdot g (y - y_o) \)
- vy → velocidade vertical final.
- vo → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s].
- θo → ângulo de lançamento.
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
- y → posição vertical final, medida em metros [m].
- yo → posição vertical inicial, medida em metros [m].
→ Função horária da posição no movimento vertical no lançamento oblíquo
\(y - y_o = (v_o \cdot \sin \theta_o) \cdot t - \frac{g \ \cdot \ t^2}{2} \)
- y → posição vertical final, medida em metros [m].
- yo → posição vertical inicial, medida em metros [m].
- vo → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s].
- θo → ângulo de lançamento.
- t → tempo, medido em segundos [s].
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
→ Função horária da velocidade no movimento vertical no lançamento oblíquo
\(v_y = v_o \cdot \sin \theta_o - g \cdot t \)
- vy → velocidade vertical final.
- vo → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s].
- θo → ângulo de lançamento.
- t → tempo, medido em segundos [s].
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
→ Tempo de subida no movimento vertical no lançamento oblíquo
\(t_s = \frac{v_o \ \cdot \ \sin \theta_o}{g} \)
- ts → tempo de subida, medido em segundos [s].
- vo → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s].
- θo → ângulo de lançamento.
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
→ Altura máxima no movimento vertical no lançamento oblíquo
\(h_{\text{máx}} = \frac{(v_o \cdot \ \sin \theta_o)^2}{2 \ \cdot \ g} \)
- hmáx → altura máxima, medida em metros [m].
- vo → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s].
- θo → ângulo de lançamento.
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
→ Alcance horizontal no lançamento oblíquo
Alcance horizontal é quando a altura inicial de lançamento é igual à altura final.
\(A = \frac{v_o^2}{g} \cdot \sin(2 \cdot \theta_o) \)
- A → alcance horizontal, medido em metros [m].
- vo → velocidade inicial, medida em metros por segundo [m/s] .
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
- θo → ângulo de lançamento.
Importante: O alcance horizontal máximo ocorre quando θ for 45°.
→ Relação do alcance horizontal com a componente horizontal da velocidade e a componente vertical da velocidade no lançamento oblíquo
\(A = \frac{2 \ \cdot \ v_{o_x}\ \cdot \ v_{o_y}}{g}\)
- A → alcance horizontal, medido em metros [m].
- vox → velocidade horizontal inicial, medida em metros por segundo [m/s].
- voy → velocidade vertical inicial, medida em metros por segundo [m/s].
- g → aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 9,8 m/s2.
→ Deslocamento angular no movimento circular uniforme
\(\Delta \varphi = \varphi_f - \varphi_i \)
\(\Delta \varphi = \frac{\Delta S}{R}\)
- ∆φ → variação do deslocamento angular, ou ângulo, medida em radianos [rad].
- φf → deslocamento angular final, medido em radianos [rad].
- φi → deslocamento angular inicial, medido em radianos [rad].
- ∆S → variação do deslocamento escalar, medida em metros [m].
- R → raio da circunferência.
→ Velocidade angular média no movimento circular uniforme
\(\omega_m = \frac{\Delta \varphi}{\Delta t} \)
- ωm → velocidade angular média, medida em [rad/s].
- ∆φ → variação do deslocamento angular, medida em radianos [rad].
- ∆t → variação do tempo, medido em segundos [s].
\(ω= \frac {v}{R}\)
- ω → velocidade angular média, medida em [rad/s].
- v → velocidade linear, medida em [m/s].
- R → raio da circunferência.
→ Função horária da posição no movimento circular uniforme
\(\varphi_f = \varphi_i + \omega \cdot t \)
- φf → deslocamento angular final, medido em [rad].
- φi → deslocamento angular inicial, medido em [rad].
- ω → velocidade angular, medida em [rad/s].
- t → tempo, medido em segundos [s].
→ Aceleração angular média no movimento circular uniforme
\(\alpha_m = {\Delta \omega}/{\Delta t}\)
- αm → aceleração angular média, medida em [rad/s2] .
- ∆ω → variação da velocidade angular, medida em [rad/s].
- ∆t → variação de tempo, medida em segundos [s].
\(\alpha = \frac{a}{R} \)
- α → velocidade angular, medida em [rad/s2] .
- a → aceleração linear, medida em [m/s2].
- R → raio da circunferência.
→ Função horária da velocidade no movimento circular uniformemente variado
\(\omega_f = \omega_i + \alpha \cdot t \)
- ωf → velocidade angular final, medida em [rad/s].
- ωi → velocidade angular inicial, medida em [rad/s].
- α → aceleração angular, medida em [rad/s2] .
- t → tempo, medido em segundos [s].
→ Função horária da posição no movimento circular uniformemente variado
\(\varphi_f = \varphi_i + \omega_i \cdot t + \frac{\alpha \cdot t^2}{2} \)
- φf → deslocamento angular final, medido em radianos [rad].
- φi → deslocamento angular inicial, medido em radianos [rad].
- ωi → velocidade angular inicial, medida em [rad/s].
- α → aceleração angular, medida em [rad/s2] .
- t → tempo, medido em segundos [s].
→ Equação de Torricelli no movimento circular uniformemente variado
\(\omega_f^2 = \omega_0^2 + 2 \cdot \alpha \cdot \Delta \varphi \)
- ωf → velocidade angular final, medida em radianos por segundo [rad/s].
- ω0 → velocidade angular incial, medida em radianos por segundo [rad/s].
- α → aceleração angular, medida em [rad/s2].
- ∆φ → variação do deslocamento angular, medida em radianos [rad].
→ Aceleração centrípeta
\(a_{CP} = \frac{v^2}{R} = \omega^2 \cdot R \)
- aCP → aceleração centrípeta, medida em [m/s2].
- v → velocidade, medida em [m/s].
- R → raio da curva, medido em metros [m].
- ω → velocidade angular, medida em [rad/s].
Acesse também: Como resolver exercícios de Cinemática?
Tipos de Cinemática
A Cinemática é separada em Cinemática Escalar e Cinemática Vetorial, ambas estudam o movimento dos corpos independentemente da sua causa, mas com uma diferença:
- Cinemática Escalar: não considera a análise vetorial (módulo, direção e sentido) do movimento.
- Cinemática Vetorial: considera a análise vetorial do movimento.
Tipos de movimento na Cinemática
Os tipos de movimento na Cinemática são o movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado.
- Movimento retilíneo uniforme: também chamado de movimento uniforme, é aquele em que os corpos se movimentam com velocidade escalar constante ao longo da trajetória linear, assim sua aceleração é nula.
- Movimento retilíneo uniformemente variado: também chamado de movimento uniformemente variado, é aquele em que os corpos se movimentam com aceleração escalar constante e não nula ao longo da trajetória linear.
- Movimento circular uniforme (MCU): é aquele em que os corpos se movimentam com velocidade escalar e angular constante ao longo da trajetória circular.
- Movimento circular uniformemente variado (MCUV): é aquele em que os corpos se movimentam com aceleração angular constante ao longo da trajetória circular.
Diferenças entre Cinemática e Cinética
Cinemática e cinética são conceitos distintos na Física:
- Cinemática: diz respeito a uma área de estudo na Mecânica Clássica, voltada para o estudo do movimento dos corpos independentemente da sua causa.
- Cinética: é a nomenclatura dada uma forma de energia, a energia cinética, relacionada ao movimento dos corpos.
Para entender o que é energia cinética, clique aqui.
Cinemática x Dinâmica
A Cinemática e a Dinâmica são áreas da Mecânica Clássica com características bem distintas:
- Cinemática: estuda o movimento dos corpos independentemente da sua causa, abordando os conceitos de movimento uniforme, movimento uniformemente variado em trajetórias retilíneas e circulares, lançamento horizontal, vertical e oblíquo.
- Dinâmica: estuda as causas do movimento dos corpos, abordando os conceitos de leis de Newton, forças, trabalho, energia, momento linear, impulso e colisões.
Para saber mais sobre Dinâmica, clique aqui.
Importância da Cinemática
A Cinemática é uma área fundamental para o aprendizado da Física, já que introduz diversos conceitos para o avanço dos estudos dessa disciplina e também permite compreendermos o movimento dos corpos sem considerar a sua causa. Pensando nisso, selecionamos algumas situações que empregamos os conceitos da Cinemática.
- lançamento e queda dos corpos;
- lançamento de bolas nos esportes;
- movimento dos corpos quando aceleramos;
- movimento dos corpos em curvas.
Exercícios resolvidos sobre Cinemática
Questão 1
(PUC) Se a velocidade vetorial de um ponto material é constante e não nula, sua trajetória:
A) é uma parábola.
B) pode ser retilínea, mas não necessariamente.
C) deve ser retilínea.
D) é uma circunferência.
E) pode ser uma curva qualquer.
Resolução:
Alternativa C.
Se a velocidade vetorial de um ponto material é constante e não nula, sua trajetória deve ser retilínea, para que a velocidade vetorial tenha a mesma direção, sentido e módulo em todos os pontos da trajetória.
Questão 2
(Fuvest) Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com aceleração escalar constante e igual a 2,0 m/s2. Pode-se dizer que sua velocidade escalar e a distância percorrida após 3,0 segundos, valem, respectivamente:
A) 6,0 m/s e 9,0m
B) 6,0m/s e 18m
C) 3,0 m/s e 12m
D) 12 m/s e 35m
E) 2,0 m/s e 12 m
Resolução:
Alternativa A.
Primeiramente, calcularemos a velocidade final por meio da fórmula da função horária da velocidade no movimento uniformemente variado:
\(vf=vi+a \cdot t\)
\(v_f=0+2 \cdot 3\)
\(v_f=6 m/s\)
Por fim, calcularemos a distância percorrida por meio da fórmula da função horária da posição no movimento uniformemente variado:
\(x_f = x_i + v_i \cdot t + \frac{a \ \cdot \ t^2}{2} \)
\(x_f = 0 + 0 \cdot 3 + \frac{2\ \cdot \ 3^2}{2} \)
\(x_f=0+0+ \frac {2\ \cdot\ 9}{2}\)
\(x_f=9 m\)
Fontes
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Mecânica. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Mecânica (vol. 1). 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.