UOL - O melhor conteúdo

Exemplos de pares de força de ação e reação

As forças de ação e reação são responsáveis pela aceleração em situações práticas, como, por exemplo, numa caminhada, na propulsão de foguetes, etc.

A força que impulsiona um avião é a reação à força do jato de ar expelido pela turbina
A força que impulsiona um avião é a reação à força do jato de ar expelido pela turbina
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Vamos imaginar um jogador de tênis rebatendo uma bola. Está claro que, ao fazer a bola mudar de velocidade no instante do impacto, a raquete está exercendo uma força sobre ela. Mas a bola também exerce uma força sobre a raquete? A resposta é sim. Essa força possui a mesma intensidade da força que a raquete exerce sobre a bola.

De acordo com Isaac Newton, para cada ação (força) há uma reação (força) igual e contrária. Esse enunciado corresponde à Terceira lei de Newton, conhecida como Lei da Ação e Reação.

Situações de ação e reação são muito comuns em nosso cotidiano, ocorrem sempre que temos forças em ação e, portanto, em reação. Por exemplo, ao empurrarmos um carro, exercemos uma força sobre o carro e este exerce uma força sobre nós.

Vejamos, então, alguns exemplos de pares de força de ação-reação.

Note que a Terceira Lei de Newton se aplica a qualquer situação. Nesses exemplos só estaremos mostrando os pares de força de ação e reação. Não mostraremos outras forças que atuam sobre os objetos.

1Pedra na areia – a pedra exerce uma força sobre o chão, comprimindo-o, e este exerce uma força igual e contrária sobre a pedra, impedindo que ela seja acelerada para o centro da Terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Par ação-reação entre a pedra e a areia

2Pessoa caminhando – quando caminhamos, fazemos uma força sobre o solo que, por sua vez, faz uma força sobre nosso corpo, impulsionando-o para a frente e contrabalanceando a força peso.

Força que exercemos sobre o solo, que por sua vez exerce uma força sobre nossos pés, quando caminhamos

3Vaso pendurado no teto – o vaso faz uma força sobre o gancho preso no teto, igual à sua força peso. O gancho, por sua vez, faz uma força igual sobre a corrente do vaso, sustentando-o.

Vaso de planta pendurado no teto

4Martelo no prego – o martelo exerce uma força sobre o prego, fazendo com que este penetre na madeira. O prego, por sua vez, exerce uma força sobre o martelo.

Martelando o prego


Por Domiciano Marques
Graduado em Fìsica

Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Exemplos de pares de força de ação e reação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/exemplos-pares-forca-acao-reacao.htm. Acesso em 30 de março de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Suponha que uma pessoa puxe uma corda de um equipamento de ginástica com uma força de intensidade igual a 100 N. Determine o valor da força que o equipamento faz sobre a pessoa e marque a opção correta.

a) -100 N
b) 200 N
c) 100 N
d) -200 N
e) 50 N

Exercício 2

“A uma ação corresponde uma reação de mesmo módulo à ação, porém de sentido contrário”. Essa afirmação corresponde a qual lei? Marque a alternativa que a enuncia.

a) Primeira Lei de Newton
b) Segunda Lei de Newton
c) Terceira Lei de Newton
d) Lei da Gravitação Universal
e) Lei da Inércia

Exercício 3

(FEI-SP) Um dinamômetro possui suas duas extremidades presas a duas cordas. Duas pessoas puxam as cordas na mesma direção e sentidos opostos, com força de mesma intensidade F = 100N. Quanto marcará o dinamômetro?

a) 200N
b) 0
c) 400N
d) 50N
e) 100N

Exercício 4

A terceira Lei de Newton diz que: "A uma ação corresponde uma reação de módulo igual à ação, porém de sentido contrário". No caso de um corpo em queda livre, dizemos que ele está sujeito apenas:

a) à força de atração da Terra.
b) à força de atração da Terra e à força de reação, de modo que a resultante forneça aceleração g.
c) à força de atração da Terra, porque é desprezível a força de reação.
d) à força de reação proveniente da ação da força da Terra.
e) às forças de ação e reação, que, agindo sobre o corpo, se anulam.