PUBLICIDADE
Vamos imaginar um jogador de tênis rebatendo uma bola. Está claro que, ao fazer a bola mudar de velocidade no instante do impacto, a raquete está exercendo uma força sobre ela. Mas a bola também exerce uma força sobre a raquete? A resposta é sim. Essa força possui a mesma intensidade da força que a raquete exerce sobre a bola.
De acordo com Isaac Newton, para cada ação (força) há uma reação (força) igual e contrária. Esse enunciado corresponde à Terceira lei de Newton, conhecida como Lei da Ação e Reação.
Situações de ação e reação são muito comuns em nosso cotidiano, ocorrem sempre que temos forças em ação e, portanto, em reação. Por exemplo, ao empurrarmos um carro, exercemos uma força sobre o carro e este exerce uma força sobre nós.
Vejamos, então, alguns exemplos de pares de força de ação-reação.
Note que a Terceira Lei de Newton se aplica a qualquer situação. Nesses exemplos só estaremos mostrando os pares de força de ação e reação. Não mostraremos outras forças que atuam sobre os objetos.
1 – Pedra na areia – a pedra exerce uma força sobre o chão, comprimindo-o, e este exerce uma força igual e contrária sobre a pedra, impedindo que ela seja acelerada para o centro da Terra.
2 – Pessoa caminhando – quando caminhamos, fazemos uma força sobre o solo que, por sua vez, faz uma força sobre nosso corpo, impulsionando-o para a frente e contrabalanceando a força peso.
3 – Vaso pendurado no teto – o vaso faz uma força sobre o gancho preso no teto, igual à sua força peso. O gancho, por sua vez, faz uma força igual sobre a corrente do vaso, sustentando-o.
4 – Martelo no prego – o martelo exerce uma força sobre o prego, fazendo com que este penetre na madeira. O prego, por sua vez, exerce uma força sobre o martelo.
Por Domiciano Marques
Graduado em Fìsica