Whatsapp

Massa específica

Física

PUBLICIDADE

Massa específica é uma grandeza física escalar que corresponde à razão entre a massa e o volume de uma substância. A unidade de medida da massa específica é o kg/m³, entretanto, o uso de outras unidades, como g/cm³ ou kg/L, é bastante comum no estudo da hidrostática, por exemplo. Apesar de terem a mesma unidade de medida, massa específica e densidade são propriedades diferentes.

Veja também: Física mecânica para o Enem – o que estudar?

Massa específica e densidade

Massa específica e densidade tem a mesma unidade de medida, ambas tratam da razão entre massa e volume, entretanto, a massa específica diz respeito à substância, enquanto a densidade é relacionada a um corpo.

Um corpo pode ser feito de ferro e, ainda assim, apresentar densidade menor que a da água, flutuando, como fazem os grandes navios. Isso acontece porque, apesar de serem massivos, a massa desses navios encontra-se distribuída em um grande espaço, isso diminui a densidade desses corpos.

Há um caso em que a densidade do corpo é igual à massa específica da substância que o compõe: quando o corpo for maciço. Não havendo espaços internos no corpo, essas duas características serão iguais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A fórmula usada para calcular-se a massa específica de uma substância é mostrada a seguir, confira:

μ – massa específica (kg/m³, g/cm³, kg/L etc.)

m – massa da substância

V – volume ocupado pela substância

Veja também: Buracos negros – conheça os corpos mais densos de todo o Universo

Massa específica e peso específico

Massa específica é diferente de peso específico. O peso específico de um corpo diz respeito à razão entre o seu peso e volume. A unidade de medida de peso específico é o N/m³.

Os espaços internos em uma rolha de cortiça tornam sua densidade menor que a de outras madeiras.
Os espaços internos em uma rolha de cortiça tornam sua densidade menor que a de outras madeiras.

Tabela de massas específicas

A seguir, apresentamos uma tabela com as massas específicas de algumas substâncias comuns, observe:

Substância

Massa específica (g/cm³)

Água

1,00

Gelo

0,92

Álcool

0,79

Ferro

7,85

Chumbo

11,3

Mercúrio

13,6

Exercícios sobre massa específica

Questão 1) Um cubo maciço, de 3 cm de lado, é feito de um material de massa específica igual a 8 g/cm³. A massa desse cubo é igual a:

a) 95 g

b) 216 g

c) 118 g

d) 240 g

Gabarito: Letra B

Resolução:

Para calcularmos a massa do cubo, devemos achar o seu volume, em seguida, usamos a fórmula da massa específica, uma vez que o cubo é maciço, confira:

Com base no cálculo, a alternativa correta é a letra B.

Questão 2) No interior de uma esfera, de 4 cm de raio, há uma região de volume oca, de volume igual a 128 cm³. Sabendo-se que a massa da esfera é igual a 0,8 kg, a densidade da esfera e a massa específica da substância que a compõe são, respectivamente, iguais a:

(Use π = 3)

a) 0,8 g/cm³ e 1,6 g/cm³

b) 3,4 g/cm³ e 1,8 g/cm³

c) 2,5 g/cm³ e 1,25 g/cm³

d) 3,12 g/cm³ e 6,25 g/cm³

Gabarito: Letra C

Resolução:

O primeiro passo é descobrir o volume total da esfera, depois disso, é possível calcular sua densidade facilmente, basta dividir a massa da esfera pelo volume total. Depois, é necessário calcular-se o volume maciço da esfera, para isso, subtrai-se o volume total pelo volume oco, em seguida, basta dividir a massa pelo volume maciço, confira:

Os resultados obtidos são de 3,12 g/cm³ e 6,25 g/cm³, portanto, a alternativa correta é a letra D.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "Massa específica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/massa-especifica.htm. Acesso em 07 de maio de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Hidrostática é o ramo da Física que estuda as propriedades relacionadas aos líquidos ou gases sob a ação da gravidade em equilíbrio estático. De acordo com o estudo da hidrostática, marque a alternativa que melhor define massa específica.

a) massa específica de uma substância é o quociente entre o volume ocupado por uma substância e a massa de uma porção oca de uma substância.

b) massa específica é a razão entre a densidade absoluta de uma substância pela densidade de outra substância tomada como padrão.

c) massa específica, também chamada de densidade absoluta, de uma substância é a razão entre a massa de uma porção compacta e homogênea dessa substância e o volume ocupado por ela.

d) massa específica é a quantidade de matéria que cabe em um volume de um litro dessa substância.

e) massa específica é a própria densidade relativa da substância.

Questão 2

Suponhamos que você possua 60 g de massa de uma substância cujo volume por ela ocupado é de 5 cm3. Calcule a densidade absoluta dessa substância nas unidades g/cm3 e kg/m3 e marque a opção correta.

a) 12 g/cm3 e 12 . 10-4 kg/m3
b) 1,2 g/cm3 e 12 . 104 kg/m3
c) 14 g/cm3 e 12 . 104 kg/m3
d) 12 g/cm3 e 12 . 104 kg/m3
e) 8 g/cm3 e 12 . 10-4 kg/m3

Mais Questões
Artigos Relacionados
Veja aqui como a física define densidade e veja também qual é a diferença entre densidade e massa específica.
Aprenda a calcular a densidade absoluta para qualquer gás, quer esteja nas CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) ou não.
Será que é correto dizer que o valor medido em uma balança é o peso da pessoa? Descubra lendo este texto e veja a diferença entre massa e peso.
Confira uma definição detalhada de empuxo, conheça a fórmula de empuxo e o princípio de Arquimedes. Aprenda mais com os exercícios resolvidos sobre o tema.
Você sabe o que são grandezas vetoriais e escalares? Acesse o texto e descubra o que são, suas características e as principais diferenças entre essas grandezas.
Conheça a diferença entre as propriedades físicas gerais e as propriedades físicas específicas da matéria, além de ver exemplos de cada uma.
Clique aqui para conhecer as relações entre as densidades e as pressões exercidas por líquidos contidos em vasos comunicantes.