Topo
pesquisar

Roldanas

Física

Roldanas são tipos de rodas que, devidamente associadas, podem fornecer uma configuração capaz de diminuir a força necessária para erguer um objeto.
As roldanas configuram um sistema de economia de força
As roldanas configuram um sistema de economia de força
PUBLICIDADE

As roldanas, também chamadas de polias, são tipos de rodas utilizados em máquinas para direcionar a força feita sobre determinados objetos por meio de fios, cordas ou cabos, de modo que seja possível desviar a trajetória ou até mesmo levantá-los. Elas são utilizadas na construção civil, na composição de motores, aparelhos de academia etc.

Roldana fixa

Ela geralmente é utilizada para erguer objetos pesados, e a força feita para tal tarefa corresponde exatamente ao peso do objeto elevado.

Roldana fixa

Na imagem acima, observe que a roldana está presa ao teto. Sua função é apenas proporcionar a elevação do objeto.

Roldanas fixas e móveis

Existe uma forma de associar roldanas de modo que a força necessária para elevar determinado objeto seja menor que o peso do referido corpo. Na imagem a seguir, a roldana de número 1 está presa ao teto, por isso, é fixa e capaz de alterar a direção e o sentido de aplicação da força. As roldanas 2, 3 e 4, que são denominadas de soltas, estão acopladas entre si, e o objeto levantado está preso à roldana 4.

Associação de roldanas

Cada roldana solta reduz a ação da força peso pela metade, de forma que o esforço necessário para elevar um determinado objeto seja menor. A força peso do objeto da figura anterior será dividida ao meio pela ação das polias 2, 3 e 4, portanto, a força necessária para elevar objeto será oito vezes menor que o seu peso.

Mapa Mental: Roldanas

Mapa Mental: Roldanas

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

A partir desse raciocínio, concluímos que a força executada para erguer um determinado objeto por meio de um sistema de polias dependerá do número de roldanas soltas, como demonstrado na seguinte equação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

F: força necessária para que um determinado objeto seja erguido;

P: peso do objeto;

N: número de espiras soltas que compõem o sistema.

Repare que, no exemplo da figura anterior, as três roldanas soltas tornaram a força feita oito vezes menor.

Exemplo:

Ainda tomando como referência a imagem anterior, onde existe uma roldana fixa e três polias soltas, imagine que o objeto erguido possua massa igual a 160 kg. A força necessária para que ele possa ser erguido pela associação das polias corresponderá à força necessária para elevar um objeto de apenas 20 kg! Sabendo que o peso de um objeto é o resultado do produto de sua massa pela aceleração da gravidade (g = 10 m/s2), podemos definir a força F da seguinte forma:

Peso do objeto:

Força F aplicada na roldana:

A força de 200 N aplicada para erguer o objeto corresponde ao peso de um objeto de apenas 20 kg.

Cadernal

O cadernal é um tipo de configuração em que existem várias roldanas móveis acopladas ao mesmo número de roldanas fixas. Nesse sistema, a força necessária para a elevação de um objeto é determinada pela seguinte equação:

Nessa equação, F é a força necessária para a elevação de um objeto de peso P. O índice N representa o número de roldanas soltas que compõem o cadernal. Se um objeto de 160 kg fosse erguido por meio de um cadernal composto por três polias soltas, a força feita corresponderia ao peso de um objeto de aproximadamente 26,7 kg.

 


Por Joab Silas
Graduado em Física

* Mapa Mental por Me. Rafael Helerbrock

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Roldanas"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/roldanas.htm>. Acesso em 22 de maio de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

(ESCS-DF) A figura abaixo ilustra um sistema de polias sendo utilizado para levantar uma carga de peso igual a P newtons. Considere que os fios do sistema têm pesos desprezíveis e as polias são ideais. Nessa situação, desprezando-se as forças de atrito nas polias, verifica-se que:

a) o sistema de polias permite levantar a carga de peso P realizando um trabalho menor que aquele necessário caso a carga fosse levantada sem o uso de polias.

b) o trabalho, em joules, realizado para se levantar a carga de peso P à altura de 2 m acima do ponto em que ela se encontra será igual a 2P.

c) cada um dos fios que suporta as roldanas I, II e III suporta a mesma tensão.

d) a força aplicada no teto pela roldana III é igual a 3P/8 newtons.

Questão 2

(UERJ) A figura abaixo representa um sistema composto por uma roldana com eixo fixo e três roldanas móveis, no qual um corpo R é mantido em equilíbrio pela aplicação de uma força F de uma determinada intensidade.

Considere um sistema análogo, com maior número de roldanas móveis e intensidade de F inferior a 0,1% do peso de R.

O menor número possível de roldanas móveis para manter esse novo sistema em equilíbrio deverá ser igual a:

a) 8

b) 9

c) 10

d) 11

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola