Topo
pesquisar

O Mar Morto e a Alta Densidade

Física

Mulher flutuando no mar Morto.
Mulher flutuando no mar Morto.
PUBLICIDADE

Localizado no Oriente Médio, o Mar Morto recebe esse nome em razão da grande concentração de sal que possui, chegando a ser 10 vezes maior do que nos oceanos. Essa grande quantidade de sal impossibilita a vida de peixes e micro-organismos.
Na realidade, o Mar Morto é um grande lago com uma área de aproximadamente 1050 km2; esse é abastecido pelo rio Jordão.
A grande quantidade de sal faz com que a densidade da água seja muito alta. Essa característica atrai turistas do mundo inteiro, em face do fato de as pessoas flutuarem com muita facilidade.

Mas você sabe o que é densidade?
A densidade de um corpo é a razão entre a sua massa e o seu volume.

d = m
       V


A densidade é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica.
Nos sólidos, a densidade geralmente é maior do que nos líquidos, isso ocorre devido ao grau de agitação das moléculas - que nos sólidos é bem menor do que nos líquidos, fazendo com que o distanciamento molecular no primeiro seja menor do que no segundo.
Segundo o teorema de Arquimedes, “um fluido em equilíbrio age sobre um corpo nele imerso, com uma força vertical orientada de baixo para cima, chamada de empuxo, que é aplicada no centro de gravidade do volume de fluido deslocado, cuja intensidade é igual a do peso e do volume de fluido deslocado”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Kléber Cavalcante
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAVALCANTE, Kleber G. "O Mar Morto e a Alta Densidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-mar-morto-alta-densidade.htm. Acesso em 16 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola