Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Forças conservativas e forças dissipativas

Forças que agem em um sistema a fim de modifica-lo são ditas forças dissipativas e as forças que não alteram a energia do sistema são chamadas de conservativas.

A energia química do carvão e da lenha é transformada em energia térmica pela queima e a energia cinética se dá pelo movimento do trem
A energia química do carvão e da lenha é transformada em energia térmica pela queima e a energia cinética se dá pelo movimento do trem
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Podemos dizer que é graças ao conceito de energia que a ciência obteve grandes avanços, em particular, a física, pois esse conceito está presente em diversos ramos desta área de conhecimento, como no estudo da mecânica, na termologia, na óptica e na física nuclear. Em parte, isso se deve à propriedade dos sistemas físicos de transformarem uma modalidade de energia em outra.

Sabemos que é possível transformar qualquer tipo de energia em outra, mas, em sentido literal, é impossível gastar ou criar energia. Por exemplo, pelo simples fato de acendermos uma lanterna ou ligarmos um rádio à pilha, estamos transformando a energia química (das pilhas) em outras formas de energia, como energia elétrica, que em seguida é transformada em energia luminosa e calor, no caso do rádio, a energia é transformada em energia sonora.

Em muitos casos também podemos passar energia de um corpo para outro. Um exemplo básico dessa transferência de energia é a energia vinda do Sol, ele nos transfere energia sob a forma de luz. Com isso e com base no princípio da conservação da energia, vemos que a energia total de um sistema isolado é sempre a mesma, isto é, é constante.

Forças conservativas

Na física, definimos forças conservativas como sendo aquelas que não modificam a energia mecânica do sistema. É possível estabelecer uma classificação para os diversos tipos de forças através dos efeitos provocados por cada uma sobre a energia mecânica dos corpos. Por exemplo, a força peso tem a propriedade de transformar a energia potencial gravitacional em energia cinética. A força de uma mola pode transformar a energia elástica em energia cinética.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses dois tipos de forças mencionadas acima, força gravitacional e força elástica, são exemplos de forças conservativas, pois tais forças não modificam a energia mecânica do sistema.

Forças dissipativas

Na física, definimos forças dissipativas, que também podem ser denominadas de forças não conservativas, como sendo as forças que transformam a energia mecânica em outras formas de energia, como por exemplo, o som, calor e deformação.

A força de atrito faz um objeto parar, transformando sua energia cinética inicial em calor e som. Sempre que houver força de atrito, parte da energia mecânica do sistema vai ser transformada em calor e som. É possível verificar isso quando um carro freia bruscamente: escutamos o som característico da freada e vemos a fumaça dos pneus queimando em virtude do aumento da temperatura devido à força de atrito com o asfalto.


Por Domiciano Marques
Graduado em Fìsica

Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Forças conservativas e forças dissipativas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/forcas-conservativas-forcas-dissipativas.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas