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A estática é a área da Mecânica Clássica responsável por estudar os sistemas de partículas ou de corpos rígidos em estado de equilíbrio. Nessa área estudamos conceitos como o centro de massa, torque, momento angular, alavanca e equilíbrio.
Leia também: Cinemática — área da Mecânica que estuda o movimento dos corpos
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre estática
- 2 - O que a estática estuda?
- 3 - Para que serve a estática?
- 4 - Conceitos importantes da estática
- 5 - Principais fórmulas da estática
- 6 - Exercícios resolvidos sobre estática
Resumo sobre estática
- O estudo da estática possibilita a construção e estabilidade de edifícios, pontes, automóveis, monumentos, gangorras e muito mais.
- Na estática são estudados os conceitos e aplicações de centro de massa, equilíbrio, alavanca, torque, momento angular.
- O centro de massa é calculado através da média aritmética da massa das partículas e suas posições no sistema.
- O torque é calculado através do produto entre a força produzida, o braço de alavanca e o ângulo entre a distância e a força.
- O momento angular é calculado através do produto entre a distância do objeto ao eixo de rotação, o momento linear e o ângulo entre a distância e o momento linear.
O que a estática estuda?
A estática estuda os corpos rígidos ou partículas em repouso, estando estáticos, em razão das suas forças e momentos estarem se anulando em todas as direções, provocando o equilíbrio, com
isso podemos determinar as forças internas que estão sobre esse sistema.
Para que serve a estática?
O estudo da estática é amplamente aplicado nas construções de pontes, edifícios, casas, móveis, automóveis, portas, janelas, enfim, tudo aquilo que necessita de equilíbrio. O estudo das alavancas permite compreender e fabricar os carrinhos de mão, martelos, quebra-nozes, pegadores de massa, varas de pesca, gangorras e muito mais. Além disso, o estudo do momento angular possibilita o aperfeiçoamento dos giros dos patinadores, rodas das bicicletas e cadeira giratória.
Veja também: Qual é o conceito de força?
Conceitos importantes da estática
- Centro de massa: é o ponto em que se acumula toda a massa de um sistema físico ou de uma partícula. Nem sempre ele está no corpo, como no caso de um anel, em que o seu
- centro de massa está no centro, onde não tem material. Para saber mais sobre esse conceito, clique aqui.
- Equilíbrio: é a situação em que o somatório de todas as forças e momentos sobre um corpo é nulo, mantendo o corpo inalterado.
- Alavanca: é uma máquina simples capaz de simplificar a execução de uma tarefa, podendo ser interfixa, interpotente e inter-resistente.
- A alavanca interfixa possui o ponto de apoio entre a força potente e a força resistente, como é o caso da tesoura, alicate, gangorra e martelo.
- A alavanca inter-resistente possui a força resistente entre a força potente e o ponto de apoio, como é o caso do quebra-nozes, abridor de garrafas, carrinho de mão.
- A alavanca interpotente possui a força potente entre a força resistente e o ponto de apoio, como é o caso da pinça, cortador de unhas, alguns exercícios de musculação.
- Torque: também chamado de momento de força, é uma grandeza física que ocorre quando aplicamos uma força sobre um corpo capaz de rotacionar, girar, como abrir uma porta giratória. Saiba mais sobre esse conceito, clicando aqui.
- Momento angular: é uma grandeza física que informa a respeito da quantidade de movimento de corpos que estão rotacionando, girando ou fazendo curvas.
Principais fórmulas da estática
→ Fórmulas do centro de massa
\(X_{CM}=\frac{m_1\cdot x_1+m_2\cdot x_2 +m_3\cdot x_3}{m_1+m_2+m_3 }\)
e
\(Y_{CM}=\frac{m_1\cdot y_1+m_2\cdot y_2 +m_3\cdot y_3}{m_1+m_2+m_3 }\)
xCM é a posição do centro de massa do sistema de partículas no eixo horizontal.
yCM é a posição do centro de massa do sistema de partículas no eixo vertical.
m1, m2 e m3 são as massas das partículas.
x1, x2 e x3 são as posições das partículas no eixo horizontal.
y1, y2 e y3 são as posições das partículas no eixo vertical.
→ Fórmula da alavanca
\(F_p\cdot d_p=F_r\cdot d_r\)
Fp é a força potente, medida em Newton [N].
dp é a distância da força potente, medida em metros [m].
Fr é a força resistente, medida em Newton [N].
dr é a distância da força resistente, medida em metros [m].
→ Fórmulas do torque
\(τ=r\cdot F\cdot sinθ\)
τ é o torque produzido, medido em N∙m.
r é a distância do eixo de rotação, também chamado de braço de alavanca, medida em metros [m].
F é a força produzida, medida em Newton [N].
θ é o ângulo entre a distância e a força, medido em graus [°].
Quando o ângulo for de 90º, a fórmula de torque pode ser representada por:
\(τ=r\cdot F\)
τ é o torque produzido, medido em [N∙m].
r é a distância do eixo de rotação, também chamado de braço de alavanca, medida em metros [m].
F é a força produzida, medida em Newton [N].
→ Fórmula do momento angular
\(L=r\cdot p\cdot sinθ\)
L é o momento angular, medido em [kg∙m2/s].
r é a distância entre o objeto e o eixo de rotação ou raio, medida em metros [m].
p é o momento linear, medido em [kg∙m/s].
θ é o ângulo entre o r e Q, medido em graus [°].
Saiba mais: Hidrostática — ramo da Física que estuda os fluidos em condições de equilíbrio estático
Exercícios resolvidos sobre estática
01) (UFRRJ-RJ) Na figura abaixo, suponha que o menino esteja empurrando a porta com uma força Fm = 5 N, atuando a uma distância de 2 m das dobradiças (eixo de rotação), e que o homem exerça uma força Fh = 80 N, a uma distância de 10 cm do eixo de rotação.
Nessas condições, pode-se afirmar que:
a) a porta estaria girando no sentido de ser fechada.
b) a porta estaria girando no sentido de ser aberta.
c) a porta não gira em nenhum sentido.
d) o valor do momento aplicado à porta pelo homem é maior que o valor do momento aplicado pelo menino.
e) a porta estaria girando no sentido de ser fechada, pois a massa do homem é maior que a massa do menino.
Resolução:
Alternativa B. A porta estaria girando no sentido de ser aberta. Para isso, basta calcularmos o torque do homem, através da fórmula:
\(τ_h=r\cdot F\)
\(τ_h=0,1\cdot80\)
\(τ_h=8N\cdot m\)
E o torque do menino:
\(τ_m=r\cdot F\)
\(τ_m=2\cdot 5\)
\(τ_m=10N\cdot m\)
Então, é possível perceber que o torque do menino é maior que o torque do homem, por isso a porta está abrindo.
02) (Enem) Em um experimento, um professor levou para a sala de aula um saco de arroz, um pedaço de madeira triangular e uma barra de ferro cilíndrica e homogênea. Ele propôs que fizessem a medição da massa da barra utilizando esses objetos. Para isso, os alunos fizeram marcações na barra, dividindo-a em oito partes iguais, e em seguida apoiaram-na sobre a base triangular, com o saco de arroz pendurado em uma de suas extremidades, até atingir a situação de equilíbrio.
Nessa situação, qual foi a massa da barra obtida pelos alunos?
a) 3,00 kg
b) 3,75 kg
c) 5,00 kg
d) 6,00 kg
e) 15,00 kg
Resolução:
Alternativa E. Calcularemos a massa da barra obtida pelos alunos, através da fórmula da alavanca, em que comparamos a força potente com a força resistente:
\(F_p\cdot d_p=F_r\cdot d_r\)
A força que o arroz faz é a que resiste ao movimento da barra, então:
\(F_p\cdot d_p=F_{arroz}\cdot d_{arroz}\)
A força atuante sobre o arroz e sobre a força potente é a força peso, então:
\(P_p\cdot d_p=P_{arroz}\cdot d_{arroz}\)
\(m_pg\cdot d_p=m_{arroz}\cdot g\cdot d_{arroz}\)
\(m_p\cdot10\cdot1=5\cdot10\cdot3\)
\(m_p\cdot10=150\)
\(m_p=\frac{150}{10}\)
\(m_p=15 kg\)
Fontes
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Mecânica. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Mecânica (vol. 1). 5 ed. São Paulo: Blucher, 2015.