Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Definição física de densidade

Definimos a densidade de um corpo ou objeto como sendo a razão, isto é, o quociente entre a massa do corpo e o seu volume.

Materiais de diferentes massas apresentam densidades diferentes
Materiais de diferentes massas apresentam densidades diferentes
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

No estudo da física, muitos alunos apresentam dificuldades em diferenciar densidade de massa específica. De fato, é um pouco difícil, pois ambas são determinadas pela mesma equação. O que difere densidade de massa específica é que densidade leva em conta o volume total de um corpo, seja ele oco ou maciço, já a massa específica leva em consideração somente a parte maciça. Pois bem, vamos às definições.

Em física, definimos a densidade de um corpo (ou objeto) como sendo a razão entre sua massa e seu volume. Por exemplo, para sabermos a densidade de um tijolo, basta sabermos a sua massa total e seu volume total. Matematicamente, temos:

Na equação acima temos:

d– representa a densidade
m – representa a massa do corpo (ou objeto)
V – representa o volume

De acordo com a definição dada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida de densidade é o kg/m3 (quilograma por metro cúbico). Sendo assim, podemos concluir que o cálculo da densidade de um objeto só depende de sua massa total e de seu volume. Por exemplo, podemos efetuar a medida da densidade de um peixe, de uma fruta ou de um livro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Temos que ficar atentos para um fato muito interessante, onde objetos com a mesma forma e mesma dimensão, mas produzidos, isto é, feitos com materiais diferentes, possuem massas e densidades diferentes.

Por outro lado, na física, definimos a massa específica de uma substância como sendo a massa por unidade de volume dessa substância. Nesse caso, nos interessa somente a massa desse objeto. Por exemplo, supondo que temos um tijolo furado, para sabermos a massa específica dele, temos que primeiramente determinar qual é sua massa e o volume da parte maciça, isto é, o volume do tijolo menos o volume da parte oca. Matematicamente, temos:

Sendo que:

ρ – representa a massa específica
m – representa a massa
V – representa o volume da parte maciça

Analogamente, no SI (Sistema Internacional de Unidades) a unidade de medida da massa específica é kg/m3 (quilograma por metro cúbico).


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Definição física de densidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/definicao-fisica-densidade.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Se um corpo tem a massa de 20 g e um volume de 5 cm3 , quanto vale sua densidade ?

a) 10 g/cm3
b) 4 g/cm3
c) 5 g/cm3
d) 15 g/cm3
e) 20 g/cm3

Exercício 2

Calcule o valor da massa de um objeto constituído de ouro maciço cuja densidade é igual a 20 g/cm3 e volume igual a 25 cm3.

a) 5 g
b) 45 g
c) 85 g
d) 300 g
e) 500 g