PUBLICIDADE
Os gráficos do MUV são recursos utilizados para estudarmos a posição, a velocidade ou ainda a aceleração de um corpo que se move com aceleração constante durante um certo intervalo de tempo. Eles geralmente são feitos tendo como variável o tempo ao longo do eixo horizontal (eixo das abscissas).
Veja também: Funções horárias do MUV
Tópicos deste artigo
- 1 - Gráfico do MUV: velocidade x tempo
- 2 - Gráfico do MUV: posição x tempo
- 3 - Gráficos do MUV: aceleração x tempo
- 4 - Exercícios resolvidos sobre os gráficos do MUV
Gráfico do MUV: velocidade x tempo
O gráfico da velocidade em função do tempo para o movimento retilíneo uniformemente variado relaciona a velocidade de um móvel, geralmente em metros por segundo (m/s), pelo instante de tempo, em segundos (s). Para o caso do MUV, esse gráfico é sempre uma reta, que pode ser inclinada para cima ou para baixo, nos casos em que o movimento é acelerado ou retardado, respectivamente.
A reta pode ser ainda paralela ao eixo horizontal, no caso em que a velocidade permanece constante durante certo intervalo de tempo. Além disso, nesse gráfico, a inclinação da reta (que pode ser calculada pela tangente) representa a aceleração do móvel.
Atenção! Antes de prosseguirmos com a interpretação dos gráficos do MUV, sugerimos que você revise um pouco do conteúdo acessando nosso artigo específico: Movimento uniformemente variado.
A figura a seguir mostra essas três situações ilustradas em um gráfico da velocidade em função do tempo v(t). Observe:
- 1º caso [reta vermelha] – movimento acelerado
- 2º caso [reta azul] – movimento retardado
- 3º caso [reta amarela] – movimento uniforme
A partir do gráfico de v(t), é possível determinar o espaço percorrido por uma partícula movendo-se em MRUV. Para tanto, calculamos a área abaixo do gráfico entre os instantes de tempo desejados. Observe:
Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre Mecânica no Enem
Gráfico do MUV: posição x tempo
Os gráficos da posição em função do tempo para o MUV são representados por parábolas, uma vez que as funções da posição no MUV são equações do 2º grau. Um aspecto importante desses gráficos de posição é a concavidade das parábolas.
- Se a concavidade estiver voltada para cima, o movimento é acelerado.
- Se a concavidade estiver para baixo, o movimento é retardado.
Além disso, é importante perceber em qual ponto a curva cruza o eixo vertical. Essa informação serve para determinar qual é a posição inicial do móvel.
Gráficos do MUV: aceleração x tempo
Os gráficos do MUV que relacionam a aceleração com o tempo são bastante simples: trata-se de retas paralelas ao eixo horizontal. No caso em que o movimento é acelerado, a reta é desenhada acima do eixo das abscissas; caso contrário, ela é desenhada abaixo desse mesmo eixo.
Veja também: Equação de Torricelli – fórmula e exercícios resolvidos
Exercícios resolvidos sobre os gráficos do MUV
Questão 1 — Em um gráfico de velocidade em função do tempo, para o caso em que um móvel desloca-se com aceleração constante, a área abaixo da reta representa:
a) a aceleração do móvel.
b) o deslocamento do móvel.
c) a posição final do móvel.
d) a variação da aceleração do móvel.
Resolução:
A área abaixo da reta no gráfico de velocidade representa o deslocamento do móvel, portanto a alternativa correta é a letra B.
Questão 2 — Em um gráfico de velocidade em função do tempo, para o movimento uniformemente variado, a inclinação da reta indica:
a) o espaço percorrido pelo móvel.
b) o deslocamento do móvel.
c) a aceleração do móvel.
d) a velocidade do móvel.
Resolução: letra C.
Por Rafael Helerbrock
Professor de Física