PUBLICIDADE
Ao estudarmos estática, vimos que este é o ramo da Física que se preocupa em investigar as condições sob as quais um corpo fica em equilíbrio. Pelo fato de serem situações diferentes, estudamos separadamente as condições de equilíbrio para corpos que podem ser tratados como pontos materiais e para corpos que não podem ser assim considerados – nesse caso chamados de corpos rígidos. Nosso objeto de estudo nesse artigo está relacionado ao equilíbrio do corpo extenso.
Podemos então dizer que um corpo é considerado rígido quando as posições das partículas que constituem o corpo não mudam de posição durante o tempo em que ele é estudado. Vamos então considerar que um corpo rígido esteja sujeito à ação de forças sobre um mesmo plano. Assim, dizemos que esse corpo encontra-se em equilíbrio quando se encontra ao mesmo tempo em equilíbrio de rotação e translação.
A fim de garantir o equilíbrio do corpo extenso rígido sujeito a um sistema de forças, devemos impor algumas condições simultâneas. Vejamos abaixo quais são essas condições:
A primeira condição é que a resultante dos sistemas de forças deve ser nula, ou seja, a força resultante que atua no sistema do corpo rígido deve ser igual a zero, assim temos:
Equilíbrio de translação
A segunda condição é que a soma algébrica dos momentos das forças do sistema, em relação a um polo arbitrário deve ser nula. Isto é:
Equilíbrio de rotação
Por Domiciano Marques
Graduado em Física