Noções Importantes

Física

Em Física é necessário que o aluno conheça algumas noções importantes de direção e sentido, além das grandezas físicas escalares e vetoriais.
PUBLICIDADE

Em diversos momentos de nossas vidas já nos deparamos com situações em que tivemos que fazer a distinção entre direção e sentido. Muitas pessoas acreditam se tratar da mesma coisa, porém isso não é verdade. Nos nossos estudos de Física, principalmente nos estudos sobre cinemática vetorial, nos deparamos constantemente com essas determinações. Vamos a um exemplo básico: imagine que você esteja viajando em um automóvel em uma estrada rumo ao litoral nordestino em busca de umas boas férias. Caso algum ente querido seu chegue até sua casa e pergunte por você, com toda certeza seus pais responderão que você foi para a praia.

Em termos físicos podemos dizer que essa informação não é suficiente, pois queremos na verdade saber onde você está localizado ou onde você estará após algumas horas de viagem. Para isso, usamos as grandezas direção e sentido a fim de facilitar sua localização. No enunciado desse exemplo podemos tirar as noções de direção e sentido, que na verdade estão ocultas, mas estão presentes. Vejamos então.

A resposta mais informativa que seus pais poderiam dar seria a seguinte: ele (a) foi nesta direção (provavelmente estaria mostrando com o braço esticado na horizontal) e neste sentido (com o dedo indicador estaria indicando o sentido, por exemplo, leste para oeste). Portanto, podemos atribuir o termo direção sempre que estivermos tratando de: direção horizontal, direção vertical, direção circular. Já o termo sentido estará sendo empregado em: da direita para a esquerda, ou da esquerda para a direita, de baixo para cima, de cima para baixo, sentido anti-horário, sentido horário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É necessário saber que as grandezas físicas podem ser divididas em dois grupos: as escalares e as vetoriais. Portanto, grandezas como comprimento, massa e tempo são exemplos de grandezas escalares. Por exemplo, se a massa de um livro é 200 gramas ou se uma aula dura 50 minutos, esses dois valores numéricos, acompanhados das respectivas unidades de medida, bastam para nos fornecer uma ideia completa de cada uma dessas grandezas físicas.

Por outro lado, as grandezas vetoriais, além de um valor numérico acompanhado de uma unidade, necessitam de direção e sentido para serem determinadas. Por exemplo, somente a informação de que sua escola fica a 400 metros de sua casa não é o bastante para uma pessoa localizá-la. É necessário fornecer, além da distância, a direção e o sentido que a pessoa deve tomar para chegar à escola.

As grandezas vetoriais são representadas por um segmento de reta orientado denominado vetor. Dessa forma, dizemos que um vetor possui três características: módulo, direção e sentido.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

A bola possui direção vertical e sentido de baixo para cima
A bola possui direção vertical e sentido de baixo para cima

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Noções Importantes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/nocoes-importantes.htm. Acesso em 26 de novembro de 2020.