PUBLICIDADE
Antes de iniciarmos o estudo sobre pressão, faça a seguinte experiência: Pressione com o dedo a ponta de seu lápis e depois faça do mesmo modo, mesma força, com a extremidade não apontada. Você vai perceber que sentirá uma dorzinha ao pressionar a extremidade apontada. Mas porque só sentimos dor quando pressionamos a extremidade apontada se a força aplicada nas duas extremidades foi de mesma intensidade?
Para respondermos a esse questionamento devemos ter conhecimento de um conceito físico denominado pressão, o qual relaciona a força e a área em que essa força foi aplicada.
Define-se pressão (p) como sendo a razão entre a intensidade da força (F), aplicada perpendicularmente a uma superfície, e a área (A) dessa superfície:
A unidade de pressão no Sistema Internacional de Unidades, como podemos observar se substituirmos as unidades de força (N) e área (m2) na definição de pressão, é o newton por metro quadrado (N/m2), também conhecida como pascal (Pa). Logo:
1 N/m2 = 1 pascal = 1 pa
Desse modo, é fácil constatar que sentimos dor ao pressionar a extremidade do lápis apontada porque a pressão é maior sobre uma superfície de área menor.
Outra unidade de pressão comumente usada é a pressão atmosférica (atm).
Pressão atmosférica é a pressão que a atmosfera exerce sobre a superfície da Terra. Essa pressão se deve ao fato de a atmosfera ser composta por uma mistura de gases, sendo a maior parte formada pelos gases oxigênio e nitrogênio. Esses gases formam o ar que sofre a ação do campo gravitacional terrestre e assim exerce pressão em todos os corpos na superfície da Terra. Normalmente não se sente a pressão atmosférica porque ela se aplica igualmente em todos os pontos do corpo, porém, seu valor varia de acordo com as condições do tempo e a altitude.
A pressão atmosférica normal ao nível do mar é:
p = 1 atm = 1,013 x 105 pa
Outra unidade usual é o milímetro de mercúrio (mmHg), que é a pressão que uma coluna de mercúrio de 1 mm de altura exerce sobre uma superfície onde a gravidade g = 9,8 m/s2 e temperatura 00 C. A relação entre mmHg e atm é a seguinte:
1 atm = 760 mmHg
Um dos primeiros a verificar a pressão exercida pela atmosfera na superfície terrestre foi Torriceli, através de um experimento onde ele utilizou um tubo com aproximadamente um metro de comprimento cheio de mercúrio, dessa experiência que se originou a unidade mmHg.
Por Nathan Augusto
Graduado em Física