Topo
pesquisar

Formas de energia

Física

Existem várias formas de energia: energia das marés, energia hidráulica, energia nuclear e energia solar. Ambas se diferem no modo como se manifestam.
PUBLICIDADE

A energia, uma das maiores grandezas físicas, é fundamental para o desenvolvimento e comodidade do homem no mundo moderno em que vivemos.

Elementos como o Sol, a água e o petróleo fazem parte do nosso cotidiano e são fontes de energia, cujas utilizações são importantes para nossas vidas.

A energia depende da sua forma de manifestação para ser identificada, porque existem várias formas de se analisar e de se encontrar a energia.

Formas de Energia:

Energia das Marés
É a energia encontrada na força das marés.

Esse tipo de energia é possível em razão do movimento de subida e descida das marés, que culmina na produção de energia. A captação acontece através de um reservatório que fica no mar e também pela construção de uma barragem composta por uma turbina e um gerador.

A captação da energia das marés acontece tanto na maré alta quanto na baixa. Na maré alta, a água enche o reservatório e produz energia elétrica. Já na maré baixa, o que acontece é a saída da água do reservatório. A força ocasionada pela saída também gera energia, mas com sentido contrário.

O Brasil ainda não dispõe desse tipo de usina capaz de gerar a energia provinda da força das marés.

Energia Hidráulica
Obtida pela força da água em movimento. Apesar de serem altos os custos para se produzir uma hidrelétrica, a água produz uma grande quantidade de energia que acaba recompensando todo o custo.

Um dos maiores problemas relacionados à energia hidráulica é o grande impacto ambiental sofrido pela região onde a usina hidrelétrica é construída.

Energia Nuclear
Resultado da fusão (quando o núcleo de dois ou mais elementos se fundem, liberando energia) ou fissão nuclear (quando o núcleo de um elemento radioativo é bombardeado com nêutron).

Esses dois processos liberam uma enorme quantidade de energia, mas apenas a fissão pode ser usada para propósitos pacíficos e militares.

As usinas nucleares apresentam um grande risco de acidentes (considerados os mais perigosos e devastadores do mundo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Energia Solar
Obtida através da irradiação da luz do Sol. É muito usada para aquecimento de água em residências e, além disso, transforma-se em energia elétrica através de placas fotovoltaicas.

Existem também outras formas de energia, estudadas especificamente na física, como é o caso da energia cinética, energia potencial gravitacional e a energia potencial elástica.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ANJOS, Talita Alves dos. "Formas de energia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/energia-2.htm. Acesso em 22 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola