PUBLICIDADE
Podemos definir um Movimento Uniformemente Variado (MUV) como sendo aquele em que a aceleração escalar é constante e diferente de zero. Cabe ainda lembrar que no MUV a variação da velocidade escalar é diretamente proporcional ao intervalo de tempo e que, para iguais intervalos de tempo, teremos iguais variações de velocidade escalar. A equação horária dos espaços do MUV está representada na imagem abaixo.
Essa equação nos mostra como o espaço S pode sofrer variação em função do tempo. Por esse motivo ela é denominada equação horária do espaço. Abaixo faremos a análise do movimento uniformemente variado através do gráfico.
Diagrama horário das posições: s x t
Como podemos verificar na equação da imagem acima, a equação horária dos espaços de um MUV é do 2º grau em t, portanto a sua representação gráfica num sistema cartesiano (s x t) é um arco de parábola. No instante t0 = 0 a abscissa do móvel é S0 e nesse instante a parábola corta o eixo s. A parábola terá concavidade voltada para cima ou para baixo, pelo fato de ser o coeficiente do termo do 2º grau, dependendo do valor da aceleração (a), se positivo ou negativo. Vejamos os gráficos abaixo:
Nos gráficos acima podemos observar o ponto M. Esse ponto é onde ocorre a inversão do sentido do movimento. Ele ocorre no instante ti, justamente quando se tem V = 0.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física