Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Representação gráfica do espaço em função do tempo

Neste artigo será feita uma representação gráfica do espaço em função do tempo. Para isso, é necessário entender que o movimento uniformemente variado é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração constante e

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Podemos definir um Movimento Uniformemente Variado (MUV) como sendo aquele em que a aceleração escalar é constante e diferente de zero. Cabe ainda lembrar que no MUV a variação da velocidade escalar é diretamente proporcional ao intervalo de tempo e que, para iguais intervalos de tempo, teremos iguais variações de velocidade escalar. A equação horária dos espaços do MUV está representada na imagem abaixo.

Equação horária dos espaços do MUV

Essa equação nos mostra como o espaço S pode sofrer variação em função do tempo. Por esse motivo ela é denominada equação horária do espaço. Abaixo faremos a análise do movimento uniformemente variado através do gráfico.

Diagrama horário das posições: s x t

Como podemos verificar na equação da imagem acima, a equação horária dos espaços de um MUV é do 2º grau em t, portanto a sua representação gráfica num sistema cartesiano (s x t) é um arco de parábola. No instante t0 = 0 a abscissa do móvel é S0 e nesse instante a parábola corta o eixo s. A parábola terá concavidade voltada para cima ou para baixo, pelo fato de ser o coeficiente do termo do 2º grau, dependendo do valor da aceleração (a), se positivo ou negativo. Vejamos os gráficos abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Movimento uniformemente variado com aceleração maior do que zero (a > 0)

Movimento uniformemente variado com aceleração menor do que zero (a < 0)

Nos gráficos acima podemos observar o ponto M. Esse ponto é onde ocorre a inversão do sentido do movimento. Ele ocorre no instante ti, justamente quando se tem V = 0.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Representação gráfica do espaço em função do tempo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/representacao-grafica-espaco-funcao-tempo.htm. Acesso em 04 de março de 2024.

De estudante para estudante