close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O valor do campo gravitacional

É possível determinar o valor do campo gravitacional da Terra, ou de outro planeta qualquer, fazendo o quociente entre a força gravitacional e a massa do corpo.

O satélite está sob o efeito do campo gravitacional gerado pela Terra
O satélite está sob o efeito do campo gravitacional gerado pela Terra
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A força da gravidade que age sobre uma massa numa certa região está relacionada ao campo gravitacional produzido pela Terra nesse local. 

Desse modo, o módulo do campo gravitacional pode ser definido como o quociente entre a força gravitacional e a massa do objeto. 

Utilizando a expressão da lei da gravitação universal e a expressão da força peso, 

é possível calcular o módulo do campo gravitacional na superfície da Terra, mesmo sem colocar uma massa nela, e medir seu peso. 

Nas duas expressões, a letra m representa a massa do objeto colocado na superfície da Terra. Simplificando m, obtemos a expressão do valor do campo gravitacional. 

Substituindo-se os valores de G, M (massa da Terra) e r (raio da Terra), temos:

Em síntese, o campo gravitacional é um modo de descrever a interação entre objetos em razão de suas massas. O módulo do campo gravitacional é calculado pelo quociente entre a força gravitacional (ou pela multiplicação da constante de gravitação universal pela massa do planeta), dividido pela distância do ponto em que se deseja conhecer o campo até o centro do planeta, elevado ao quadrado.

Massa gravitacional e inercial

Só conseguimos medir a massa de um corpo com uma balança em lugares onde também podemos medir o peso, pois a força gravitacional é quem produz o desequilíbrio na balança.

A massa que se obtém através da força gravitacional é denominada massa gravitacional. No entanto, essa não é a única maneira de se obter o valor da massa. Quando uma força atua sobre um corpo, pode-se usar a equação da segunda lei de Newton (F = m.a).

Com base nessa equação, podemos então obter a massa de um corpo fazendo o quociente entre a força e a aceleração. Conceitualmente, essa outra maneira de se medir a massa é um tanto diferente daquela que se utiliza uma balança e, por isso, é chamada de outra maneira: massa inercial.

Assim, dizemos que a massa inercial está se referindo à dificuldade de se produzir movimento em um corpo, ou seja, de variar sua velocidade. Cabe lembrar que conceitualmente as massas são diferentes, porém os valores encontrados, pelas duas maneiras, podem ser iguais. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "O valor do campo gravitacional "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-valor-campo-gravitacional.htm. Acesso em 17 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Sobre o Fahrenheit, quero memorizar e aprender muito mais, me ajude.

Por Kamylla Diniz
Responder
Ver respostas

Um corpo percorre um arco de circunferência com raio de 40 cm, com uma velocidade que varia 
segundo a lei v (t) = 3 - 10t, em unidades SI. Determine a aceleração do móvel no instante t = 0 s 
e o ângulo que os vetores aceleração e velocidade fazem entre si nesse instante. 

Por James Miranda
Responder
Ver respostas

Estude agora


Multiplicação de números complexos na forma algébrica

Nesta aula veremos como fazer a multiplicação de números complexos na forma algébrica, o que se torna bem simples...

As meninas

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra As meninas, romance da escritora brasileira Lygia...