PUBLICIDADE
Quantidade de movimento é uma grandeza física vetorial que é definida pelo produto entre a massa, em quilogramas, e a velocidade, em metros por segundo. Trata-se de uma das mais importantes grandezas da Dinâmica por relacionar-se com outras grandezas, tais como força, impulso e energia cinética. A quantidade de movimento, que também é conhecida como momento linear, é dimensionalmente igual à grandeza impulso, cuja unidade de medida é o kg.m/s ou ainda N.s.
Tais grandezas são relacionadas entre si pela 2ª lei de Newton, que estabelece que a força resultante sobre um corpo causa uma variação na quantidade de movimento durante certo intervalo de tempo. Além disso, de acordo com o princípio de conservação da quantidade de movimento, dizemos que, em sistemas que não apresentem quaisquer forças dissipativas, como a força de atrito, a quantidade de movimento total deve ser mantida.
Tópicos deste artigo
- 1 - Fórmulas da quantidade de movimento
- 2 - Conservação da quantidade de movimento
- 3 - Exercícios resolvidos sobre quantidade de movimento
Fórmulas da quantidade de movimento
A fórmula da quantidade de movimento define que a massa multiplicada pela velocidade equivale ao momento linear do corpo.
Q – quantidade de movimento ou momento linear (kg.m/s)
m – massa (kg)
v – velocidade (m/s)
Uma vez que a quantidade de movimento é definida a partir das leis da mecânica newtoniana, a fórmula que relaciona força resultante com a mudança na quantidade de movimento é a seguinte:
ΔQ – variação da quantidade de movimento
QF e Qi – quantidades de movimento inicial e final
Δt – intervalo de tempo (s)
F – força resultante (N)
A partir da fórmula mostrada acima, pode-se perceber que o vetor da variação da quantidade de movimento (ΔQ) tem o mesmo sentido que o vetor força resultante (FR). Portanto, quando um corpo estiver sujeito a uma força resultante não nula, sua quantidade de movimento sofrerá uma variação na mesma direção e sentido da força resultante.
Finalmente, a energia cinética também pode ser escrita em termos da quantidade de movimento. Essa representação da energia cinética indica que essa energia pode ser escrita como a razão entre o quadrado da quantidade de movimento e a massa do corpo, multiplicada por 2. Veja:
EC – energia cinética (J)
Veja também: Como resolver exercícios sobre as leis de Newton?
Conservação da quantidade de movimento
A conservação da quantidade de movimento é um dos mais importantes princípios da Física. De acordo com esse princípio, na ausência de forças dissipativas, a quantidade de movimento total de um sistema deve manter-se constante. Isso indica que, em situações em que ocorrem colisões, por exemplo, o produto da massa pela velocidade dos corpos deve ser igual antes e após o contato entre eles – nestes casos, dizemos que a colisão foi perfeitamente elástica.
Neste caso, a fórmula utilizada para expressar a conservação da quantidade de movimento é a seguinte:
mA e mB – massas dos corpos A e B
vA e vB – velocidades dos corpos A e B antes da colisão
v'A e v'B – velocidades dos corpos A e B após a colisão
Veja também: Impulso e quantidade de movimento
Exercícios resolvidos sobre quantidade de movimento
Questão 1) (Uerj) O gráfico abaixo indica a variação da aceleração a de um corpo, inicialmente em repouso, e da força F que atua sobre ele.
Quando a velocidade do corpo é de 10 m/s, sua quantidade de movimento, em kg.m/s corresponde a:
a) 50
b) 30
c) 25
d) 15
Gabarito: letra B.
Resolução:
Primeiramente, é necessário descobrir qual é a massa do corpo a partir do gráfico e por meio da fórmula da força resultante.
Por fim, o exercício pede que calculemos a quantidade de movimento quando a velocidade do corpo for de 10 m/s. Para tanto, basta fazermos o seguinte cálculo:
Com base no resultado obtido, a alternativa correta é a letra B.
Questão 2) (Uece) Considere um vagão com uma carga líquida que é puxado por uma locomotiva em uma via reta horizontal. Despreze os atritos e considere que a força aplicada pela locomotiva ao vagão seja constante. Caso haja vazamento dessa carga, o momento linear do conjunto formado pelo vagão e a carga no seu interior:
a) varia somente pela aplicação da força.
b) varia pela aplicação da força e pela variação na massa.
c) varia somente pela perda de massa do vagão.
d) não varia mesmo com mudança na massa.
Gabarito: letra B,
Resolução:
Como já vimos, a força resultante aplicada sobre um corpo depende da variação da quantidade de movimento, que, por sua vez, depende tanto da massa quanto da velocidade do corpo. Veja a relação entre a força e a quantidade de movimento:
Questão 3) (Fatec) Em uma aula do curso de Logística Aeroportuária, o professor propõe aos alunos que determinem a quantidade de movimento da aeronave tipo 737–800 em voo de cruzeiro, considerando condições ideais. Para isso ele apresenta valores aproximados, fornecidos pelo fabricante da aeronave.
Informação |
Dado |
Massa máxima de decolagem |
79.000 kg |
Velocidade média do cruzeiro |
720 km/h |
Com base nos dados apresentados no quadro, o resultado aproximado esperado é, em kg.m/s:
a) 1,6.107
b) 2,0.107
c) 2,6.107
d) 3,0.107
e) 3,6.107
Gabarito: letra A.
Resolução:
A resolução do exercício exige que a velocidade do avião seja convertida de quilômetros por hora para metros por segundo. Para tanto, o valor de 720 km/h deve ser dividido pelo fator 3,6. Em seguida, basta multiplicar a massa e a velocidade do corpo.
Por Rafael Helerbrock
Professor de Física