Topo
pesquisar

Exercícios resolvidos sobre movimento uniforme

Física

Trazemos aqui alguns exercícios resolvidos passo a passo sobre o movimento uniforme para você potencializar seus estudos sobre o tema.
PUBLICIDADE

Reunimos para você alguns exemplos de exercícios resolvidos sobre o movimento uniforme para melhorar a sua compreensão sobre o tema. O movimento uniforme ocorre quando um móvel desloca-se em trajetória retilínea e com velocidade constante, sem aceleração.

Quando um móvel desloca-se em movimento uniforme, ele percorre espaços para intervalos de tempo iguais. Além disso, no movimento uniforme, a velocidade média é igual à velocidade instantânea.

No movimento uniforme, podemos calcular a velocidade em que um corpo move-se usando a equação mostrada abaixo:

v – velocidade média

ΔS – deslocamento

Δt – intervalo de tempo

Quer saber de mais detalhes sobre o movimento uniforme? Confira o nosso artigo que apresenta toda a teoria por trás desse tipo de movimento: Movimento Uniforme.

Veja também: Como resolver exercícios de Cinemática?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exercícios resolvidos

1) Um veículo move-se com velocidade constante de 36 km/h. Ao seu lado, um outro veículo trafega com velocidade constante de 54 km/h. Assinale a alternativa que indica qual será a distância, em km, entre esses veículos após um intervalo de tempo de 5 minutos.

a) 5,0 km

b) 2,0 km

c) 1,5 km

d) 3,0 km

e) 18 km

Gabarito: Letra C.

A resolução desse exercício requer que calculemos o espaço percorrido pelos dois veículos, para que, em seguida, descubramos qual foi a diferença de espaço percorrido por eles. No entanto, nesse exercício, existem algumas unidades de medida de velocidade e tempo que requerem atenção. Por isso, transformamos as velocidades, dadas em km/h em m/s, dividindo-as pelo fator 3,6. Em seguida, é necessário multiplicar o tempo de 60 minutos por 60, a fim de utilizarmos o tempo informado em segundos. Observe a resolução:

2) Uma pessoa sobe por uma escada rolante de 8 m de base por 6 m de altura com uma velocidade constante de 0,5 m/s. Determine o intervalo de tempo necessário para que ela consiga chegar ao topo dessa escada.

a) 15 s

b) 20 s

c) 10 s

d) 40 s

e) 12 s

Gabarito: Letra B.

Para calcularmos o tempo necessário de subida, precisamos usar a fórmula da velocidade média. No entanto, o deslocamento sofrido enquanto a pessoa sobe a escada ocorre na direção da hipotenusa de um triângulo cujos catetos são 8 m e 6m e, por isso, precisamos calculá-lo por meio do teorema de Pitágoras, confira a resolução:

3) Deseja-se fazer uma viagem de 90 km de distância com velocidade média de 60 km/h. Um veículo percorre os primeiros 30 km desse trajeto em um intervalo de tempo de 30 minutos (0,5 h). Assinale a alternativa que mostra o tempo restante para o motorista terminar o percurso, a fim de que ele mantenha a velocidade média desejada.

a) 3,0 h

b) 2,0 h

c) 0,5 h

d) 1,0 h

e) 0,25 h

Gabarito: Letra D.

Como dito no enunciado do exercício, deseja-se que a velocidade média de todo o percurso seja de 60 km/h. Para tanto, vamos determinar qual é o tempo que essa viagem deve acontecer:

Como o motorista gasta 30 minutos nos primeiros 30 km do trajeto e o tempo total de viagem não pode exceder 1,5 h, então, o tempo que lhe resta para percorrer os 60 km seguintes é de 1 h.

4) Um trem necessita completar uma viagem de 400 km em um tempo máximo de 4h, movendo-se a 80 km/h. Após 30 minutos de viagem, o trem quebra e fica parado por 30 minutos. Determine a velocidade média que o trem precisará desenvolver no restante do trajeto para chegar a tempo em seu destino.

a) 100 km/h

b) 120 km/h

c) 160 km/h

d) 90 km/h

e) 70 km/h

Gabarito: Letra B.

Para resolver esse exercício, precisamos descobrir quanto o trem andou antes de ter quebrado. De acordo com o exercício, o trem movia-se a 80 km/h e, após 30 minutos, quebrou. Fazendo o cálculo, descobrimos que esse trem andou uma distância de 40 km. Como o conserto do trem demorou mais 30 minutos, restam apenas 3h do tempo total de viagem, para que o trem não se atrase, e uma distância de 360 km. Dessa forma, fazemos o cálculo da velocidade para a distância e o tempo restante, então, encontramos o valor de 120 km/h. Veja o cálculo:

 


Por Me. Rafael Helerbrock

Veja aqui como resolver, passo a passo, alguns exercícios sobre o movimento uniforme.
Veja aqui como resolver, passo a passo, alguns exercícios sobre o movimento uniforme.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "Exercícios resolvidos sobre movimento uniforme"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/exercicios-resolvidos-sobre-movimento-uniforme.htm. Acesso em 17 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola