Topo
pesquisar

As Modalidades de Energia

Física

PUBLICIDADE

A energia não pode ser criada ou destruída, somente pode ser transformada de uma forma para outra – Princípio da Conservação de Energia


Placas de Captação e Conversão da Energia Solar

 Na natureza encontramos energia sob diversas formas. Às vezes quando falamos em energia, a modalidade que nos vem primeiro à mente é a energia elétrica em razão de sua grande utilização. No grande universo que nos cerca, diversas são as modalidade de energia e exemplos destas são: mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear e etc.

Mas o que é energia? Uma definição física diz: energia é a capacidade de realizar trabalho que pode ser complementada com a interpretação das transformações que ocorrem em nosso universo.

Energia Mecânica

A energia mecânica pode ser interpretada como a soma da energia cinética e potencial que um determinado corpo possui.
A energia cinética de um corpo está associada ao movimento que ele possui; já a energia potencial está associada à posição de um corpo com relação a um determinado referencial.

Energia Térmica

Toda matéria é constituída por moléculas e essas, por sua vez, são constituídas por átomos. O grau de agitação que essas moléculas possuem em um determinado corpo é responsável pela energia térmica.

Energia Sonora

O som se propaga através de ondas em razão das vibrações impostas ao ar ou a um meio material em face de um dispositivo (cordas vocais, alto-falantes...).

Energia Elétrica

A diferença de potencial entre dois pontos que permite a passagem de corrente elétrica é responsável pela energia elétrica.

Energia Eólica

Os ventos são responsáveis pela energia eólica.

Energia Solar

Em razão das reações nucleares no Sol, grandes quantidades de energia são liberadas, que são denominadas de energia solar.

Energia Luminosa

É a forma de energia que está associada à radiação eletromagnética.

Energia Nuclear

São as energias provindas do núcleo atômico em virtude dos processos de fissão e/ou fusão.

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges de. "As Modalidades de Energia "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/as-modalidades-energia.htm. Acesso em 08 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

(FM-Petrópolis-RJ) No dia 15 de fevereiro de 2014, em Donetsk, na Ucrânia, o recorde mundial de salto com vara foi quebrado por Renaud Lavillenie com a marca de 6,16 m. Nesse tipo de salto, o atleta realiza uma corrida e utiliza uma vara para conseguir ultrapassar o “sarrafo” – termo utilizado para referir-se à barra horizontal suspensa, que deve ser ultrapassada no salto. Considerando que ele ultrapassou o sarrafo com uma velocidade horizontal da ordem de 1 cm/s, produto das transformações de energia ocorridas durante a prova, tem-se que, após perder o contato com a vara, no ponto mais alto de sua trajetória, a energia mecânica associada ao atleta era:

a) somente cinética.

b) somente potencial elástica.

c) somente potencial gravitacional.

d) somente cinética e potencial gravitacional.

e) cinética, potencial elástica e potencial gravitacional.

Questão 2

(Unicamp-SP) Denomina-se energia eólica a energia cinética contida no vento. Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação e, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, é gerada a energia elétrica. Existem atualmente, na região que mais produz energia eólica no Brasil, 306 usinas em operação, com o potencial de geração elétrico de aproximadamente 7.800 MWh (dados do Banco de Informações de Geração da Aneel, 2016). Se nessa região, por razões naturais, a velocidade do vento fosse reduzida, mantendo-se a densidade do ar constante, teríamos uma redução de produção de energia elétrica. Indique a região em questão e qual seria a quantidade de energia elétrica produzida, se houvesse a redução da velocidade do vento pela metade.

a) Região Sul; 3.900 MWh.

b) Região Nordeste; 1.950 MWh.

c) Região Nordeste; 3.900 MWh.

d) Região Sul; 1.950 MWh.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola