UOL - O melhor conteúdo

Tipos de energia

A energia se manifesta em diversas modalidades e pode se transformar. As fontes de energia podem ser renováveis ou não renováveis.

Esquema ilustrativos com os mais diversos tipos de energia e exemplos
Existem inúmeras modalidades de energia no Universo.
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Os tipos de energia são os mais diversos no Universo e estão diretamente ligados à capacidade de realizar trabalho. Os principais tipos de energia incluem a energia cinética; a potencial; a mecânica; a térmica; a química; a elétrica, entre muitas outras.

As fontes de energia podem ser renováveis, como solar, eólica e hídrica, ou não renováveis, como petróleo e carvão. A energia é essencial para a vida humana, desde a energia dos alimentos até a energia elétrica, que utilizamos no dia a dia.

Leia também: Qual é o conceito de energia?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os tipos de energia

  • A energia pode se manifestar de diversas formas, como cinética, potencial gravitacional e potencial elástica, mecânica, térmica, sonora, elétrica, eletromagnética, química, e nuclear.
  • As fontes de energia são classificadas como renováveis (inesgotáveis, como solar, eólica e hídrica) ou como não renováveis (esgotáveis, como petróleo, carvão e gás natural).
  • A energia pode ser convertida de uma forma para outra, como a energia química dos alimentos transformando-se em energia mecânica nos seres humanos ou a energia solar sendo convertida em elétrica por meio de placas fotovoltaicas.
  • A energia é essencial para a vida humana, desde a energia que adquirimos dos alimentos, a energia elétrica, que utilizamos em equipamentos como celular e computador, até a energia para mover veículos.

Quais são os tipos de energia?

A energia manifesta-se de diferentes formas e está relacionada com a capacidade de produção de ação e movimento em um corpo, ou seja, a capacidade de realizar trabalho. Os tipos de energia mais comuns são:

  • Energia cinética: é o tipo de energia que um corpo com massa m  e velocidade v  tem em razão de seu movimento. A fórmula da energia cinética é dada por:

Ec=mv22

  • Energia potencial: é o tipo de energia que pode ser armazenada por um corpo. Toda energia potencial pode ser transformada em outras formas de energias potenciais ou em energia cinética. As duas mais conhecidas são:
    • Energia potencial gravitacional: é a energia relacionada à altura h  de um corpo de massa m  em relação ao solo, sob a atuação da força gravitacional. Sendo g  a gravidade, a fórmula da energia potencial gravitacional é dada por:

EPg=mgh

  • Energia potencial elástica: é a forma de energia relacionada à compressão ou elongação de um corpo que tende a voltar ao seu formato original, como molas e elásticos. Sendo k  a constante elástica e x  a deformação sofrida pela mola, a fórmula da energia potencial elástica é dada por:

EPe=kx22

  • Energia mecânica: é a soma da energia cinética e das energias potenciais a que um corpo está submetido, dada por:

Em=Ec+Ep

Na ausência de forças dissipativas, a energia mecânica se conserva.

  • Energia térmica: é a quantidade de energia contida em algum sistema exclusivamente pelo efeito de sua temperatura. Não confundir com o conceito de calor, pois o calor é definido como a energia térmica em trânsito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Energia interna: é a soma da energia cinética translacional, rotacional e vibracional com as diferentes formas de energia potencial (atrativas ou repulsivas) que podem existir entre as moléculas de um corpo. Sendo n  o número de mols, R  a constante universal dos gases ideais, e T  a temperatura para um gás ideal, em que apenas a energia cinética translacional é considerada, a energia interna é dada pela seguinte fórmula:

Ec=32nRT

  • Energia sonora: é a energia do som por meio de ondas mecânicas de pressão, oriundas de colisões entre corpos ou vibrações. Quando uma onda sonora se propaga em algum meio, ela transmite energia, que se propaga em todas as direções.
  • Energia elétrica: é um tipo de energia proveniente das correntes elétricas — fluxos de cargas elétricas resultantes da DDP (diferença de potencial) em um condutor, como o cobre. É fornecida por um gerador elétrico, como uma bateria.
  • Energia eletromagnética: é um tipo de energia proveniente das ondas eletromagnéticas, como a luz visível, as ondas de rádio e os raios X.
  • Energia química: é um tipo de energia envolvida em reações químicas. Essa energia pode ser transformada em outros tipos de energia, tais como energia elétrica, como acontece em uma bateria; e energia térmica, como as combustões para movimentar os pistões de um motor.
  • Energia nuclear: é um tipo de energia oriundo das reações dos núcleos dos átomos que ocorrem nas fusões e fissões nucleares.

Leia também: As quatro forças fundamentais da natureza

Tipos de energia renováveis

Energia renovável é o tipo de energia obtida de fontes naturais que se renovam continuamente, ou seja, recursos não esgotáveis. Alguns tipos de energia renovável mais conhecidos são:

  • Energia eólica: utiliza a força do vento para girar grandes hélices, transformando a energia mecânica em energia elétrica.
  • Energia solar: baseia-se no efeito fotoelétrico, que, por meio de placas fotovoltaicas, transforma a energia dos fótons provenientes do Sol em energia elétrica.
  • Energia hídrica: utiliza a queda d’água para girar grandes hélices, transformando a energia mecânica em energia elétrica.
  • Energia de biomassa: obtida de matéria orgânica, como resíduos de vegetais e animais, transformando a energia química em energia elétrica.
  • Energia oceânica: utiliza as correntes marítimas oriundas de ondas e marés, transformando a energia mecânica em energia elétrica.

Para saber mais sobre a energia renovável, clique aqui.

Fontes de energia

Esquema ilustrativo com exemplos de energias renováveis e não renováveis.
As fontes de energia podem ser separadas em renováveis ou não renováveis.

As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados para produção de algum tipo de energia, como para o deslocamento de veículos, gerar calor ou produzir eletricidade para os mais diversos fins. Podem ser separadas em dois grandes grupos:

  • Energias renováveis: aquelas cujos recursos são inesgotáveis.
  • Energias não renováveis: aquelas cujos recursos são esgotáveis. Alguns deles, como o petróleo, estima-se que podem se esgotar em algumas poucas décadas.

Para saber mais sobre as fontes de energia, clique aqui.

Importância da energia

Todas as modalidades de energia e suas transformações são fundamentais para a existência e permanência do ser humano no planeta Terra, desde o aproveitamento da energia química das fontes de alimentos, da energia cinética para fugir dos predadores, da energia potencial gravitacional para fazer a chuva cair no solo e regar nossas plantações, até a energia elétrica para que possamos acessar a internet e pesquisar “tipos de energia” para o trabalho escolar.

O tempo todo estamos transformando modalidades de energia, voluntária ou involuntariamente. Sua relevância para a humanidade é tal que sequer conseguimos conceber a nossa própria existência sem a energia.

Exercícios sobre tipos de energia

Questão 1

(U. Uberaba-MG) Um corpo colocado a certa altura em relação ao solo possui energia potencial gravitacional. Se o soltarmos, seu próprio peso coloca-o em movimento e, à medida que o corpo vai caindo a:

A) energia cinética aumenta.

B) energia cinética diminui.

C) energia cinética permanece constante.

D) energia potencial gravitacional aumenta.

E) energia potencial gravitacional permanece constante.

Resolução:

Alternativa A

Como a energia mecânica se conserva, a energia potencial gravitacional é transformada em energia cinética. Portanto, conforme o objeto cai, sua velocidade começa a aumentar e, consequentemente, a energia cinética aumenta.

Questão 2

(Unimep-SP) Quando dizemos que um móvel com massa de 8 kg tem 900 J de energia cinética, podemos afirmar que:

A) o móvel está em repouso.

B) o móvel está com movimento retilíneo.

C) a trajetória descrita pelo móvel é uma parábola.

D) o móvel está a 11,5 m  acima do solo.

E) a velocidade do móvel vale 15 m/s .

Resolução:

Alternativa E

Usando a fórmula da energia cinética:

Ec=mv22

900=8v22

v2=225

v=15m/s

Fontes

CARRON, Wilson; GUIMARÃES, Osvaldo. As faces da física (vol. único). 1. ed. Moderna, 1997.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Mecânica (vol. 1). 9 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2012.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Gravitação, ondas e termodinâmica (vol. 2). 9 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2012.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Eletromagnetismo (vol. 3). 9 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2012.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Mecânica (vol. 1). 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Fluidos, oscilações e ondas, calor (vol. 2). 4 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2013.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Eletromagnetismo (vol. 3). 2 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2014.

Escritor do artigo
Escrito por: Robson Alves Dantas Robson Alves Dantas é bacharel em Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na área de teoria quântica de campos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Robson Alves. "Tipos de energia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/as-modalidades-energia.htm. Acesso em 15 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(FM-Petrópolis-RJ) No dia 15 de fevereiro de 2014, em Donetsk, na Ucrânia, o recorde mundial de salto com vara foi quebrado por Renaud Lavillenie com a marca de 6,16 m. Nesse tipo de salto, o atleta realiza uma corrida e utiliza uma vara para conseguir ultrapassar o “sarrafo” – termo utilizado para referir-se à barra horizontal suspensa, que deve ser ultrapassada no salto. Considerando que ele ultrapassou o sarrafo com uma velocidade horizontal da ordem de 1 cm/s, produto das transformações de energia ocorridas durante a prova, tem-se que, após perder o contato com a vara, no ponto mais alto de sua trajetória, a energia mecânica associada ao atleta era:

a) somente cinética.

b) somente potencial elástica.

c) somente potencial gravitacional.

d) somente cinética e potencial gravitacional.

e) cinética, potencial elástica e potencial gravitacional.

Exercício 2

(Unicamp-SP) Denomina-se energia eólica a energia cinética contida no vento. Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação e, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, é gerada a energia elétrica. Existem atualmente, na região que mais produz energia eólica no Brasil, 306 usinas em operação, com o potencial de geração elétrico de aproximadamente 7.800 MWh (dados do Banco de Informações de Geração da Aneel, 2016). Se nessa região, por razões naturais, a velocidade do vento fosse reduzida, mantendo-se a densidade do ar constante, teríamos uma redução de produção de energia elétrica. Indique a região em questão e qual seria a quantidade de energia elétrica produzida, se houvesse a redução da velocidade do vento pela metade.

a) Região Sul; 3.900 MWh.

b) Região Nordeste; 1.950 MWh.

c) Região Nordeste; 3.900 MWh.

d) Região Sul; 1.950 MWh.

Exercício 3

Em última análise, a energia utilizada por alguém em uma corrida veio do Sol. Marque a alternativa que justifica essa afirmação.

a) Essa frase claramente refere-se à fixação da vitamina D, impossível de ser obtida por meio de suplemento ou alimentação.

b) A frase está incorreta, já que somente plantas executam o processo físico-químico da fotossíntese.

c) A frase está correta. O corredor absorve a energia dos alimentos que ingeriu, e a energia dos alimentos, por sua vez, foi obtida no processo natural da fotossíntese.

d) A afirmação está incorreta, pois contraria o princípio de Lavoisier.

e) Todas as afirmações anteriores estão incorretas.

Exercício 4

O primeiro campeão da modalidade olímpica do salto com varas foi o norte-americano William Hoyt, em 1896. Marque a alternativa que indica a sequência de transformações de energia que ocorrem na execução de um salto com vara.

a) Energia potencial gravitacional > Energia cinética > Energia potencial elástica > Energia mecânica.

b) Energia cinética > Energia potencial elástica > Energia cinética> Energia potencial > Energia cinética.

c) Energia cinética > Energia mecânica > Energia potencial gravitacional> Energia potencial elástica.

d) Energia cinética> Energia potencial elástica > Energia cinética > Energia potencial elástica > Energia mecânica.

e) Energia mecânica > Energia cinética > Energia potencial gravitacional > Energia potencial elástica > Calor.

Artigos Relacionados


Energia

Você sabe o que é energia? Descubra qual é o significado de energia para a Física, conheça os diferentes tipos de energia e confira quais são as fórmulas para calculá-la!
Física

Energia Potencial

Saiba mais sobre energia potencial e suas formas. A energia potencial é uma forma de energia. Trata-se de uma grandeza escalar medida em joules, cujo módulo relaciona-se à capacidade de um corpo de realizar trabalho. Confira o que é energia potencial, suas principais fórmulas e alguns exemplos e exercícios resolvidos.
Física

Energia cinética

Você sabe o que é energia cinética? Aprenda sobre seu conceito, conheça sua demonstração e entenda a sua relação com o trabalho mecânico.
Física

Energia mecânica

Você sabe o que é energia mecânica? Acesse o texto e confira uma introdução sobre energia mecânica, além de fórmulas. Aprenda com exercícios resolvidos sobre o tema.
Física

Energia potencial elástica

Clique aqui e saiba o que é energia potencial elástica. Conheça quais são suas fórmulas. Descubra as aplicações desse tipo de energia no cotidiano.
Física

Energia potencial elétrica

Clique aqui, saiba o que é energia potencial elétrica, conheça suas fórmulas e entenda como se diferencia do potencial elétrico.
Física

Energia potencial gravitacional

Clique aqui, saiba o que é energia potencial gravitacional, conheça sua fórmula e entenda como se transforma em energia cinética.
Física

Energia térmica

Você sabe qual é a definição de energia térmica? Entenda qual é a relação entre energia térmica e energia interna, e conheça as fórmulas usadas para calculá-las.
Física

Fontes não renováveis de energia

Você sabe o que são fontes de energia não renováveis? Clique aqui, veja exemplos e entenda quais são suas vantagens e desvantagens.
Geografia

Fontes renováveis de energia

Confira um resumo explicativo sobre cada uma das principais fontes renováveis de energia, a importância delas e as suas respectivas propriedades.
Geografia