PUBLICIDADE
A energia não pode ser criada ou destruída, somente pode ser transformada de uma forma para outra – Princípio da Conservação de Energia
Placas de Captação e Conversão da Energia Solar
Na natureza encontramos energia sob diversas formas. Às vezes quando falamos em energia, a modalidade que nos vem primeiro à mente é a energia elétrica em razão de sua grande utilização. No grande universo que nos cerca, diversas são as modalidade de energia e exemplos destas são: mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear e etc.
Mas o que é energia? Uma definição física diz: energia é a capacidade de realizar trabalho que pode ser complementada com a interpretação das transformações que ocorrem em nosso universo.
Energia Mecânica
A energia mecânica pode ser interpretada como a soma da energia cinética e potencial que um determinado corpo possui.
A energia cinética de um corpo está associada ao movimento que ele possui; já a energia potencial está associada à posição de um corpo com relação a um determinado referencial.
Energia Térmica
Toda matéria é constituída por moléculas e essas, por sua vez, são constituídas por átomos. O grau de agitação que essas moléculas possuem em um determinado corpo é responsável pela energia térmica.
Energia Sonora
O som se propaga através de ondas em razão das vibrações impostas ao ar ou a um meio material em face de um dispositivo (cordas vocais, alto-falantes...).
Energia Elétrica
A diferença de potencial entre dois pontos que permite a passagem de corrente elétrica é responsável pela energia elétrica.
Energia Eólica
Os ventos são responsáveis pela energia eólica.
Energia Solar
Em razão das reações nucleares no Sol, grandes quantidades de energia são liberadas, que são denominadas de energia solar.
Energia Luminosa
É a forma de energia que está associada à radiação eletromagnética.
Energia Nuclear
São as energias provindas do núcleo atômico em virtude dos processos de fissão e/ou fusão.
Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física