Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Para que serve um manômetro?

Física

O manômetro é um instrumento para a medida de pressão atmosférica, de líquidos ou gases e ainda pode ser usado na determinação da velocidade de um fluido.
O manômetro de Bourdon é o mais utilizado na indústria para a determinação da pressão de máquinas, fluidos etc
O manômetro de Bourdon é o mais utilizado na indústria para a determinação da pressão de máquinas, fluidos etc
PUBLICIDADE

O manômetro é um equipamento utilizado para medir a pressão atmosférica e a pressão de gases e líquidos. As aplicações desse equipamento são diversas, podendo ser utilizado para medir a pressão em máquinas industriais e pneumáticas, pressão arterial etc.

Existe ainda a possibilidade de utilizar esse instrumento para a determinação da velocidade de um fluido em movimento a partir da equação de Bernoulli. Sabemos que, na região onde um fluido movimenta-se, ocorre diminuição de pressão. Sendo assim, conhecendo a diferença de pressão gerada pela passagem do vento, por exemplo, podemos determinar a sua velocidade.

O tipo mais simples de manômetro é o de mercúrio. Nesse equipamento, o metal líquido é colocado em um recipiente em formato de U em que uma das extremidades está em contato com o material que terá a pressão aferida, e a outra extremidade está em contato com a pressão atmosférica.

A diferença de pressão entre as extremidades gera uma diferença na altura da coluna de mercúrio. Essa diferença de altura é utilizada para a determinação da pressão desejada por meio da lei de Stevin.

A diferença de altura da coluna de líquido proporciona a determinação da pressão do gás
A diferença de altura da coluna de líquido proporciona a determinação da pressão do gás

Manômetro de Bourdon

O manômetro de Bourdon foi criado por Eugene Bourdon em 1849, na França. Nesse equipamento, há um tubo metálico fechado e enrolado em espiral em uma das extremidades. A extremidade livre é colocada em contato com o material que se quer descobrir o valor da pressão.

Modificando-se o valor da pressão no interior do tubo, a tendência do metal em espiral é desenrolar-se e movimentar um ponteiro que indica os valores de pressão. Esse equipamento é o mais utilizado na indústria para aferimento das pressões de bombas e diversos equipamentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esfigmomanômetro

O esfigmomanômetro é o equipamento utilizado para aferimento da pressão arterial. Esse instrumento funciona por meio da junção de um manômetro, estetoscópio, manguito, tubos que permitem a passagem de ar e insuflação de uma braçadeira. Ao se interromper momentaneamente o fluxo de sangue com o manguito, o fluido é liberado e pode ter a sua pressão determinada pelo manômetro. O estetoscópio é utilizado para ouvir os sons emitidos dos batimentos dos vasos sanguíneos, chamados de sons de Koroticoff.

Esse é o esfigmomanômetro
Esse é o esfigmomanômetro

Unidades de medida de pressão

  • atm (atmosfera): 1 atm corresponde à pressão exercida pela coluna de ar atmosférico sobre uma região. A pressão atmosférica normal é determinada ao nível do mar;

  • mmHg: a unidade milímetros de mercúrio (mm Hg) é definida a partir da pressão gerada por uma coluna de mercúrio sobre determinada região. O termo mmHg foi substituído pelo termo torr, sendo assim:

1 mmHg = 1 torr

  • PSI: A libra por polegada quadrada é muito utilizada para medir a pressão dos pneus de veículos;

  • Pascal: é a unidade utilizada para a pressão exercida a partir da aplicação de uma força sobre uma área.

1 atm = 1 x 105 Pa = 760 torr


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Para que serve um manômetro?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/para-que-serve-um-manometro.htm. Acesso em 19 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Aprenda a realizar o cálculo da pressão osmótica para todo tipo de solução, seja ela molecular ou iônica.
Os alimentos cozinham mais rápido em uma panela de pressão porque há um aumento da pressão interna, assim, o ponto de ebulição do líquido aumenta, atingindo maiores temperaturas.
Você sabe o que é pressão? Pressão é uma grandeza física presente em nossas vidas em diversos aspectos. A definição de pressão é simples: é o efeito da aplicação de uma força sobre uma determinada área. Alguns conceitos importantes estão relacionados com a pressão, como a pressão atmosférica e a pressão arterial.
A pressão arterial deve ser observada sempre.
Pressão Atmosférica, relação entre a força exercida em uma dada superfície, regiões de grande altitude, menor quantidade de partículas de ar por unidade de volume, Bolívia, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos.
Descubra o conceito físico de pressão e o que é pressão atmosférica.
Clique e aprenda o conceito, a fórmula, as particularidades e a importância da propriedade coligativa denominada de pressão osmótica.