Whatsapp

Velocidade Escalar Instantânea

Física

A velocidade escalar instantânea é considerada um limite da velocidade escalar média, quando o intervalo de tempo é zero.
PUBLICIDADE

Vivemos em um mundo em que tentamos resolver rapidamente nossos problemas. Dessa maneira, sempre queremos que as coisas sejam construídas de forma a agilizar nossas tarefas cotidianas. A busca por tanta agilidade nos faz lembrar que as primeiras locomotivas, construídas por volta de 1829, não ultrapassavam 46 km/h. Essa velocidade até preocupou os médicos da época, pois segundo suas concepções clínicas o viajante poderia sofrer um deslocamento de retina em virtude dessa velocidade. Hoje sabemos que velocidades muito altas já foram atingidas, portanto essa concepção mostrou-se infundada.

Mas o que significa velocidade de 40 km/h? Dentro dos conceitos físicos, esse valor expressa que um móvel sofrerá um deslocamento de 40 km caso mantenha constante essa velocidade por uma hora, ou seja, 40 km por hora. O termo 40 km refere-se ao deslocamento do móvel e hora (h) é uma unidade de medida de tempo. Dessa forma, podemos concluir que a velocidade de um móvel mostra o deslocamento por ele descrito numa unidade de tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vamos supor que em uma viagem entre duas cidades, um automóvel desenvolve velocidades variadas. Em cada instante, seu velocímetro registrará essas diferentes velocidades, que serão chamadas de velocidades instantâneas.

Velocidade escalar instantânea

Imagine-se dirigindo um carro em uma viagem. A partir de certo instante, você olha para o velocímetro e para o relógio e começa a anotar as velocidades indicadas no decorrer do tempo. Suponha que os valores anotados sejam os da tabela abaixo:

Velocidades anotadas em função do tempo

Observe que para cada tempo marcado, ou seja, para cada instante, podemos associar um valor para a velocidade do automóvel. Portanto, para cada valor indicado pelo velocímetro num dado instante denominamos velocidade escalar instantânea.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

O velocímetro acima mostra a velocidade instantânea de aproximadamente 110 km/h
O velocímetro acima mostra a velocidade instantânea de aproximadamente 110 km/h

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Velocidade Escalar Instantânea"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/velocidade-escalar-instantanea.htm. Acesso em 04 de março de 2021.

Artigos Relacionados
O que é velocidade escalar média? Saiba a diferença entre velocidade escalar média e velocidade média e confira exemplos e exercícios resolvidos sobre o tema.