PUBLICIDADE
Vamos supor que um carro descreva um movimento em linha reta com velocidade constante de 40 km/h. Vamos fazer a análise de sua velocidade em três momentos: A, B e C.
De acordo com a figura acima, nos três momentos (A, B e C), a velocidade do móvel é a mesma, ou seja, a velocidade manteve-se constante em 40 km/h. Essa situação caracteriza o movimento uniforme, em razão da constância do valor da velocidade. Podemos também dizer que se trata de um movimento retilíneo e uniforme sempre que a velocidade do móvel permanecer a mesma com o passar do tempo.
Movimento retilíneo – velocidade de módulo variável
Agora vamos supor que um carro descreva um movimento em linha reta, mas com velocidade de módulo cada vez maior.
Podemos verificar pela figura que, com o passar do tempo, o móvel aumentou sua velocidade. Esse movimento recebe o nome de movimento retilíneo e variado. O termo variado refere-se às situações nas quais a velocidade sofre variações em seu valor. Nesse exemplo, como o carro ficou cada vez mais rápido, podemos classificar o movimento como acelerado.
Suponha agora que um carro descreva um movimento para a direita em linha reta, mas com velocidade cada vez menor:
Nesse caso, a velocidade diminui com o passar do tempo. Esse movimento é também retilíneo e variado, mas, como o carro ficou cada vez mais lento, trata-se de um movimento retardado.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física