Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Segunda Lei de Newton

Física

A Segunda Lei de Newton diz que a força resultante que age sobre um corpo deve ser igual ao produto da massa do corpo por sua aceleração.
A segunda Lei de Newton descreve a relação entre força e aceleração
A segunda Lei de Newton descreve a relação entre força e aceleração
PUBLICIDADE

De acordo com a Segunda Lei de Newton:

A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.

Essa relação pode ser descrita com a equação:

Fr = m . a

sendo:

Fr – Força resultante;
m – massa;
a – aceleração.

De acordo com essa Lei, para que se mude o estado de movimento de um objeto, é necessário exercer uma força sobre ele que dependerá da massa que ele possui. A aceleração, que é definida como a variação da velocidade pelo tempo, terá o mesmo sentido da força aplicada, conforme mostra a figura abaixo:

Ao aplicar uma força sobre um objeto, imprimimos sobre ele uma aceleração que será dependente de sua massa.

Podemos ver a partir da figura que, ao aplicar uma força de 2N sobre um objeto, ele adquirirá uma aceleração maior quando a massa for 0,5 kg e uma aceleração menor quando a massa for 4 kg. Isso significa que, quanto maior a massa de um corpo, maior deve ser a força aplicada para que se altere seu estado de movimento.

Sendo a inércia definida como a resistência de um corpo para alterar seu estado de movimento, podemos dizer que a Segunda lei de Newton também define a massa como a medida da inércia de um corpo.

A força é uma grandeza vetorial, pois é caracterizada por módulo, direção e sentido. A unidade no Sistema Internacional para força é o Newton (N), que representa kg m/s2.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mapa Mental - 2ª Lei de Newton

Mapa Mental sobre a Segunda Lei de Newton

Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

A Segunda Lei de Newton também é chamada de Princípio Fundamental da Dinâmica, uma vez que é a partir dela que se define a força como uma grandeza necessária para se vencer a inércia de um corpo.

  • Força Peso

A partir da Segunda Lei de Newton, também chegamos à outra importante definição na Física: o Peso.

A Força Peso corresponde à atração exercida por um planeta sobre um corpo em sua superfície. Ela é calculada com a equação:

P = m . g

*g é a aceleração da gravidade local.

Apesar de a massa de um corpo ser fixa, não é o que ocorre com o peso. Veja um exemplo:

Um corpo de massa 20 kg no planeta Terra, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s2, possui o seguinte peso:

P = 20. 9,8
P = 196 N

O mesmo corpo em Marte, onde g = 3,711 m/s2, possui o peso:

P = 20.3,711
P = 74,22 N

Vemos que o peso no planeta Marte é bem menor que na Terra, pois a gravidade em Marte é menor. Isso ocorre porque a gravidade de um determinado local depende da massa do corpo. Como a massa de Marte é menor que a da Terra, ele também terá gravidade menor.


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

Mapa Mental por Rafael Helerbrock

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TEIXEIRA, Mariane Mendes. "Segunda Lei de Newton"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/segunda-lei-newton.htm. Acesso em 01 de agosto de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Um corpo de massa 4,0 kg encontra-se inicialmente em repouso e é submetido a ação de uma força cuja intensidade é igual a 60 N. Calcule o valor da aceleração adquirida pelo corpo.

Questão 2

Uma pessoa que na Terra possui massa igual a 80kg, qual seu peso na superfície da Terra? E na superfície da Lua? (Considere a aceleração gravitacional da Terra 9,8m/s² e na Lua 1,6m/s²).

Mais Questões
Artigos Relacionados
Saiba mais sobre o que é aceleração, aprenda a calculá-la, entenda o seu significado físico e confira exemplos de exercícios resolvidos.
Como resolver problemas envolvendo sistema de blocos.
Clique aqui para descobrir quais são as cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton, princípios que configuram a base da Mecânica.
Está com dificuldades em Física e à procura de dicas sobre como resolver exercícios sobre as Leis de Newton? Acesse o texto e confira algumas dicas sobre como resolver esse tipo de exercício e veja exercícios resolvidos sobre aplicações das leis de Newton.
Veja aqui alguns exemplos práticos da aplicação da Terceira Lei de Newton, também conhecida como Lei da Ação e Reação, no nosso cotidiano.
Será que sempre existe força quando algo está em movimento? Entenda a relação entre esses dois conceitos físicos muito discutidos ao longo da história.
Sabe o que é força normal? Aprenda a calculá-la e qual é a relação entre a força normal e a força peso! Entenda como a normal atua em elevadores e planos inclinados.
Você sabe o que é força de arraste? Saiba o que é arraste aerodinâmico e arraste hidrodinâmico, descubra os tipos de arraste e confira nossos exercícios resolvidos!
Conheça a história de Isaac Newton, sua infância, vida como cientista, contribuições e curiosidades a seu respeito. Saiba como surgiu suas as principais teorias!
Entenda as leis de Newton e confira alguns exemplos resolvidos, além de exercícios sobre esse assunto que caíram no Enem.