Topo
pesquisar

Inércia, massa e força

Física

Inércia, massa e força, respectivamente, representam a propriedade de resistir à aceleração, a medida da inércia e o que causa uma mudança de velocidade ou deformação em um corpo.
PUBLICIDADE

Os conceitos de força e massa são utilizados diariamente por todos nós fora do ambiente científico. Neste artigo, veremos as definições de massa, inércia e força relacionadas às nossas tarefas diárias.

Todos nós, alguma vez, já experimentamos os efeitos da inércia. Dentro de um ônibus, por exemplo, estamos nos deslocando com a mesma velocidade que ele. Sempre que o ônibus faz uma curva, arranca ou freia, ele sofre uma variação de velocidade, seja no módulo ou na direção. Quando isso ocorre, precisamos nos segurar para evitar a queda, pois a tendência do nosso corpo é manter a velocidade. É como se nosso corpo, de alguma forma, estivesse se opondo à mudança de velocidade. Entretanto, quando o ônibus viaja em linha reta, com velocidade constante, não é preciso fazer esforço para ficar parado dentro dele.

- inércia é a propriedade que os objetos têm de opor resistência à aceleração.

- massa é uma medida da inércia. Ela mede a quantidade de matéria do objeto. A massa é uma grandeza escalar e sua unidade no Sistema Internacional é o quilograma (kg).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Definição de força

Intuitivamente, associamos o conceito de força à ação de puxar ou de empurrar objetos. Quando levantamos uma mala do chão, estamos exercendo uma força sobre ela. Quando empurramos um carro, também estamos fazendo uma força. Quando uma bola de futebol rola sobre a grama e para, isso significa que a grama exerceu uma força sobre a bola. Em situações práticas, sempre teremos vários objetos com várias forças agindo sobre cada um deles.

A correta identificação das forças que atuam em cada objeto é o primeiro passo para descrever o que ocorre com ele. Força é o que causa uma mudança de velocidade ou deformação em um objeto.

Características de uma força

- sempre ocorre entre dois objetos
- causa mudança na velocidade ou causa uma deformação
- é uma grandeza vetorial: para caracterizá-la é necessário conhecer sua intensidade, direção e sentido.

No Sistema Internacional de Unidades, a força é medida em newtons, que se abrevia por N.

1N = 1kg.m/s2


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Ao levantar o haltere, a mulher está aplicando ou “fazendo” força
Ao levantar o haltere, a mulher está aplicando ou “fazendo” força

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Inércia, massa e força"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/inercia-massa-forca.htm. Acesso em 21 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Suponha que sobre uma mesa haja um livro. Qual será a força que a mesa exerce sobre o livro, sabendo que a força com que a Terra o atrai é de 10 N?

a) 5 N
b) 10 N
c) 15 N
d) 20 N
e) 25 N

Questão 2

Veja a figura abaixo: nela há um bloco de massa m = 2,5 kg. Suponha que o bloco esteja submetido a duas forças horizontais de intensidades F1 = 100 N e F2 = 75 N. Determine a aceleração adquirida pelo bloco, nas unidades do SI.

a) 5 m/s2
b) 11 m/s2
c) 15 m/s2
d) 10 m/s2
e) 0

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola