Whatsapp

Inércia, massa e força

Física

Inércia, massa e força, respectivamente, representam a propriedade de resistir à aceleração, a medida da inércia e o que causa uma mudança de velocidade ou deformação em um corpo.
PUBLICIDADE

Os conceitos de força e massa são utilizados diariamente por todos nós fora do ambiente científico. Neste artigo, veremos as definições de massa, inércia e força relacionadas às nossas tarefas diárias.

Todos nós, alguma vez, já experimentamos os efeitos da inércia. Dentro de um ônibus, por exemplo, estamos nos deslocando com a mesma velocidade que ele. Sempre que o ônibus faz uma curva, arranca ou freia, ele sofre uma variação de velocidade, seja no módulo ou na direção. Quando isso ocorre, precisamos nos segurar para evitar a queda, pois a tendência do nosso corpo é manter a velocidade. É como se nosso corpo, de alguma forma, estivesse se opondo à mudança de velocidade. Entretanto, quando o ônibus viaja em linha reta, com velocidade constante, não é preciso fazer esforço para ficar parado dentro dele.

- inércia é a propriedade que os objetos têm de opor resistência à aceleração.

- massa é uma medida da inércia. Ela mede a quantidade de matéria do objeto. A massa é uma grandeza escalar e sua unidade no Sistema Internacional é o quilograma (kg).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Definição de força

Intuitivamente, associamos o conceito de força à ação de puxar ou de empurrar objetos. Quando levantamos uma mala do chão, estamos exercendo uma força sobre ela. Quando empurramos um carro, também estamos fazendo uma força. Quando uma bola de futebol rola sobre a grama e para, isso significa que a grama exerceu uma força sobre a bola. Em situações práticas, sempre teremos vários objetos com várias forças agindo sobre cada um deles.

A correta identificação das forças que atuam em cada objeto é o primeiro passo para descrever o que ocorre com ele. Força é o que causa uma mudança de velocidade ou deformação em um objeto.

Características de uma força

- sempre ocorre entre dois objetos
- causa mudança na velocidade ou causa uma deformação
- é uma grandeza vetorial: para caracterizá-la é necessário conhecer sua intensidade, direção e sentido.

No Sistema Internacional de Unidades, a força é medida em newtons, que se abrevia por N.

1N = 1kg.m/s2


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Ao levantar o haltere, a mulher está aplicando ou “fazendo” força
Ao levantar o haltere, a mulher está aplicando ou “fazendo” força

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Inércia, massa e força"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/inercia-massa-forca.htm. Acesso em 13 de abril de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Suponha que sobre uma mesa haja um livro. Qual será a força que a mesa exerce sobre o livro, sabendo que a força com que a Terra o atrai é de 10 N?

a) 5 N
b) 10 N
c) 15 N
d) 20 N
e) 25 N

Questão 2

Veja a figura abaixo: nela há um bloco de massa m = 2,5 kg. Suponha que o bloco esteja submetido a duas forças horizontais de intensidades F1 = 100 N e F2 = 75 N. Determine a aceleração adquirida pelo bloco, nas unidades do SI.

a) 5 m/s2
b) 11 m/s2
c) 15 m/s2
d) 10 m/s2
e) 0

Mais Questões
Artigos Relacionados
Veja aqui a relação básica entre a primeira lei de Newton, também conhecida como lei da inércia e os terremotos.
Como resolver problemas envolvendo sistema de blocos.
Será que é correto dizer que o valor medido em uma balança é o peso da pessoa? Descubra lendo este texto e veja a diferença entre massa e peso.
A força de resitência do ar proporciona imensas emoções à alguns esportistas.
Saiba o que é força de atrito e quais as diferenças entre força de atrito estático e força de atrito dinâmico.
Veja aqui um artigo que relaciona a inércia às lesões ocorridas em acidentes de carro, ressaltando a importância do uso do cinto de segurança a fim de evitá-las.
Acesse para entender a teoria envolvida em um plano inclinado, os tipos existentes, as fórmulas relacionadas e, ainda, exercícios resolvidos sobre o tema.
Veja aqui como podemos relacionar, para um corpo em movimento circular uniforme, a segunda Lei de Newton e o momento de inércia de um corpo.