Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é Matemática?

O que é

A Matemática é uma ciência que, entre outras atribuições, lança mão da lógica para a resolução de problemas e desenvolvimento de teses e hipóteses.
PUBLICIDADE

A palavra Matemática tem origem grega e significa “aquilo que se pode aprender”. Essa ciência estuda quantidade e formas e possui uma linguagem própria para representação.

A história da Matemática remete à história da própria humanidade. Isso porque os registros mais antigos encontrados sobre essa ciência datam de 2400 a.C. Podemos considerar que ela é uma ciência exata que foi desenvolvida para solucionar problemas relacionados com o cotidiano.

Vários estudiosos e cientistas contribuíram para o progresso da Matemática, a saber:

  • René Descartes: desenvolveu a Geometria Analítica, que está relacionada com a álgebra e a geometria;

  • Euler: criou a chamada relação de Euler (V + F – A = 2), que é utilizada para calcular o número de faces, vértices e arestas de um poliedro;

  • Wilhelm Schickard: contruiu uma calculadora mecânica que realiza cálculos numéricos com as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão).

Ao longo dos séculos, a Matemática aprimora-se para solucionar desafios. Por meio da formulação de leis, que podem ser propriedades ou teoremas, obtivemos diversas fórmulas que facilitam os cálculos do dia a dia. Veja alguns exemplos:

  • Propriedade comutativa: A ordem dos fatores não altera o produto ou a ordem das parcelas não altera a soma.
    Regra geral: a . b = b . a
    a + b = b + a

  • Propriedade distributiva: A multiplicação de um número por uma soma ou subtração é igual ao produto desse número por cada parcela.

    Regra geral: a . (b + c) = a . b + a . c
    a . (b – c) = a . b – a . c

  • Teorema dos números primos: Esse teorema garante a existência de infinitos números primos. Os números desse tipo são divisíveis por um e por ele mesmo.

Exemplo: Conjunto de números primos: NP = {2, 3, 5, 7, …}

A Matemática hoje é ensinada desde os primeiros anos escolares. Seu estudo pode estender-se até a faculdade para aqueles que optarem por cursar Engenharia, Economia, Matemática, entre outras ciências da área de exatas.

Talvez as palavras de Richard P. Feynman possam traduzir o significado do que é a Matemática:

"A matemática não é apenas outra linguagem: 
é uma linguagem mais o raciocínio; 
é uma linguagem mais a lógica; 
é um instrumento para raciocinar".

Os textos dispostos logo mais abaixo trazem definições e conceitos breve sobre os diversos assuntos estudados na Matemática. Não deixe de conferir! Bons Estudos!


Por Naysa Oliveira
Graduada em Matemática

PUBLICIDADE
artigos O que é Matemática?
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA