Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Idade Antiga

O período conhecido como Idade Antiga refere-se a um espaço de tempo que vai desde as civilizações mesopotâmicas e o Egito Antigo até o fim do Império Romano.

As pirâmides e a Esfinge, no vale de Gizé, expressam o apogeu de uma grande civilização antiga, a egípcia
As pirâmides e a Esfinge, no vale de Gizé, expressam o apogeu de uma grande civilização antiga, a egípcia
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Sabe-se que as divisões dos períodos históricos entre Idades (Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea) foram adotadas por historiadores do século XIX após acontecimentos como a Revolução Francesa e a formação dos Estados Nacionais na Europa e em outras regiões do mundo.

De modo geral, a Idade Antiga compreende um período que se estende, aproximadamente, de 4.000 a.C. a 476 d.C., data em foi deposto o último imperador romano ocidental, Rômulo Augusto. Esse arco temporal que enquadra o período da Antiguidade orienta-se, convencionalmente, pelo florescimento e apogeu das civilizações que se desenvolveram na Europa e no Médio Oriente, isto é, as civilizações da Mesopotâmia, do Egito Antigo, os povos Hebreus, a Grécia Antiga e a Roma Antiga.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As outras civilizações antigas, como a persa, a chinesa, a indiana, os vários reinos africanos, os germanos, vikings, etc., aparecem nos conteúdos escolares de forma adjacente, na medida em que aparecem relacionadas com as civilizações citadas no parágrafo anterior. Vejamos algumas das peculiaridades das civilizações mais comumente abordadas:

Mesopotâmia: Na região conhecida como Mesopotâmia (nome que significa “Terra entre Rios”), onde atualmente se encontram o Iraque e a Síria, várias civilizações desenvolveram-se. Os temas referentes ao estudo da Mesopotâmia referem-se a todas elas, desde os sumérios e acádios até os caldeus, assírios e babilônios. Aspectos relacionados com a herança cultural desses povos também devem ser são ressaltados, como o Código de Hamurabi.

Egito Antigo: O conteúdo de Egito Antigo reúne temas referentes à vasta história da civilização egípcia, que, por convenção, é dividade entre Alto, Médio e Baixo Império. Além da organização do conteúdo de acordo com a cronologia dos eventos principais, é importante que sejam destacadas ainda as várias particularidades dos egípcios, como a escrita hieroglífica e as Pirâmides do vale de Gizé.

Hebreus: Os hebreus estão entre os povos do Médio Oriente que não desenvolveram um império com características expansionistas (como os fenícios e os persas), mas que chegaram a ter um período de instituições monárquicas cujos representantes mais célebres foram os reis Davi e Salomão. Mas outros aspectos permeiam a história dos hebreus: a fase da organização em patriarcados, os cativeiros na Babilônia e no Egito, os profetas, a literatura salmista e apocalíptica, entre tantos outros aspectos.

Grécia Antiga: o que se entende por Grécia Antiga, na verdade, é um conjunto de cidades-estado que organizaram seus próprios sistemas de vida social e política na Península Balcânica e na região da Anatólia, ambas banhadas pelo Mar Egeu. Entre essas cidades-estado, estavam Atenas, Esparta e Tebas, consideradas as mais poderosas. Da interação e das guerras entre essas cidades-estado, muitas características foram sendo articuladas, e boa parte delas passou a integrar a civilização europeia.

Roma Antiga: a civilização romana, ou Roma Antiga, desenvolveu-se na Península Itálica a partir dos povos latinos, que se instalaram nessa região. A civilização conseguiu um nível de expansão e de organização imperial sem precedente na Antiguidade. Mas antes de se transformar em império, Roma organizou-se por meio do modelo de República (modelo esse desenvolvido pelos próprios romanos).


Por Me. Cláudio Fernandes

Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Idade Antiga"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/civilizacoes.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

Lista de exercícios


Exercício 1

Qual foi a doença que afetou o Império Romano no final do século II d.C. e que causou a morte de cerca de cinco milhões de pessoas:

a) Peste de Atenas

b) Peste Antonina

c) Peste Justiniana

d) Peste Negra

e) Peste Romana

Exercício 2

Grande império que se estabeleceu na região da Anatólia e que chegou a rivalizar com o Egito Antigo entre os séculos XIV a.C. e XIII a.C.:

a) assírios

b) elamitas

c) fenícios

d) hititas

e) caldeus

Artigos Idade Antiga


A conversão religiosa dos bárbaros

Religião Bárbara, intervenção religiosa, integração entre povos, tribos germânicas, Igreja Católica, cristianização, conversão religiosa, Império Romano, crise do Império Romano,...
História Geral

Ábaco

Você sabe para que serve um ábaco? Ele já foi um instrumento muito utilizado para a realização de cálculos! Confira!
História Geral

África pré-colonial

Informações sobre a África antes do processo de colonização de suas terras.
História Geral

As influências da Antiguidade

Alguns dos legados dos povos antigos que influenciam o mundo contemporâneo.
História Geral

Calendários Antigos

As formas de contar o tempo e a necessidade imposta pelos calendários.
História Geral

Celtas

Conheça os celtas clicando e acessando este texto! Entenda sua origem, o que historiadores entendem como celtas, e confira características desse povo.
História Geral

Ciro e o Império Persa

Veja aqui a história de Ciro, o Grande, e a formação do Império Persa, um dos maiores reinos da Antiguidade.
História Geral

Civilização Assíria

Conheça a Civilização Assíria, constituída por um povo mesopotâmico que formou um grandioso império na região até o século VII a.C.
História Geral

Civilização Hitita

Conheça mais sobre a Civilização Hitita, formada por um povo indo-europeu que conquistou a Anatólia em 1700 a.C.
História Geral

Civilização Micênica

Conheça a Civilização Micênica, que se estabeleceu na Grécia a partir de 2000 a.C. e teve seu auge entre 1600 a.C. e 1200 a.C.
História Geral

Escambo

Acesse e entenda o que é escambo. Saiba como é a lógica desse tipo de transação e como ela se manifestou na história do Brasil.
História Geral

Fenícios

Clique no texto e saiba quem foram os fenícios. Descubra a origem dos povos fenícios, como eles viviam, quais foram suas invenções e onde ficava a Fenícia.
História Geral

Grande incêndio de Roma

Saiba mais sobre o grande incêndio de Roma, que ocorreu em 19 de julho de 64 d.C., e entenda a relação do imperador Nero com esse acontecimento.
História Geral

O Carnaval na Antiguidade

Fique por dentro das principais práticas culturais carnavalescas ocorridas durante a Antiguidade.
História Geral

O comércio e a escrita entre os fenícios

A relação entre comércio e escrita no interior da civilização fenícia.
História Geral

O reino de Axum

Conheça um pouco do reino de Axum, um poderoso centro político africano que se desenvolveu na passagem da Idade Antiga para a Idade Média.
História Geral

Papiro

Clique para acessar este texto sobre o papiro. Entenda o que era o papiro, como era produzido e como se dava sua utilização no Egito Antigo.
História Geral

Pergaminho

Clique no link para entender o que é um pergaminho. Saiba como surgiu e como era produzido esse importante material para escrita.
História Geral

Persas

Acesse este texto para aprender mais sobre os persas, povo da Antiguidade que formou o Império Aquemênida. Entenda como surgiram e como foi seu declínio.
História Geral

Povos indo-europeus

Fique sabendo que importância tiveram os povos indo-europeus na formação das primeiras civilizações da Europa e de parte da Ásia.
História Geral

Torre de Babel

Acesse este texto para saber mais detalhes sobre a Torre de Babel, mencionada em Gênesis, na Bíblia. Confira a visão dos historiadores acerca desse mito.
História Geral

PUBLICIDADE