Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é a área do triângulo?

O que é?

O que é a área do triângulo? Essa é uma medida relacionada à quantidade de espaço que esse polígono ocupa no plano onde está definido.
O triângulo é um polígono que possui três lados
O triângulo é um polígono que possui três lados
PUBLICIDADE

O triângulo é um polígono formado por três lados. Isso quer dizer que é uma figura geométrica plana formada por três segmentos de reta que se encontram em suas extremidades, formando também três vértices e três ângulos internos. A área de um triângulo é a quantidade de plano que esse polígono ocupa no espaço onde é definido.

Dessa forma, a área é um número que está relacionado à quantidade do plano ocupada pela figura geométrica. Quando maior a área da figura, maior o espaço que ela ocupa e vice-versa.

Fundamentos para o cálculo da área

O primeiro passo para determinar a área de uma figura geométrica qualquer é estabelecer uma unidade de medida de comprimento, que será usada para definir a unidade de medida de área.

Após isso, construa um quadrado que possua a medida do lado igual a 1 unidade da unidade de medida estabelecida. Por exemplo, determinando a unidade de medida como centímetro, esse quadrado deverá ter 1 centímetro de lado.

Esse quadrado será a unidade de medida base para a área de qualquer figura geométrica. Essa unidade de medida de área passa a ser chamada centímetro quadrado (cm2). Portanto, medir a área de uma figura em centímetros quadrados é o mesmo que determinar a quantidade de quadrados de lado igual a 1 cm que “cabem” no interior dessa figura, sem que haja espaços entre os quadrados ou que eles fiquem sobrepostos.

Na prática, não é necessário pensar nisso toda vez que for necessário calcular a área de alguma figura. Em algumas delas – especialmente em triângulos – sequer é possível preencher com quadrados sem que alguma parte do quadrado fique de fora da figura, ou de forma que toda a figura seja ocupada por quadrados de lado 1 un, como mostra a figura a seguir.

Nos dois casos mostrados acima, utilizando a técnica mencionada, não se pode afirmar que a área do triângulo verde é 9 e também não se pode afirmar que é 16. Para eliminar esse problema, existe uma fórmula para calcular a área do triângulo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Área do triângulo

A fórmula que pode ser usada para calcular a área do triângulo é a seguinte:

A = bh
       2

Nessa fórmula, b é a medida da base do triângulo e h é a medida de sua altura. Essa fórmula é obtida por meio de três passos:

O primeiro é determinar a área do retângulo. Note que contar a quantidade de quadrados usados para preencher um retângulo é o mesmo que multiplicar seu comprimento por sua largura, ou em outras palavras, sua base por sua altura.

O segundo é usar a área do retângulo e a decomposição de figuras geométricas para determinar a área do paralelogramo, que também é o produto de sua base por sua altura.

O terceiro é apenas perceber que todo triângulo é igual à metade de um paralelogramo, cortado por uma de suas diagonais.

Exemplos:

1- Determine a área de um triângulo cuja base mede 10 cm e a altura também mede 10 cm.

Solução:

A = bh
       2

A = 10·10
       2

A = 100
       2

A = 50 cm2

2- Qual a área de um triângulo que possui dois lados medindo 5 m e um lado medindo 6 m?

Solução:

Esse triângulo é isósceles. Considerando que sua base é o lado que mede 6 metros, construiremos a altura relativa a essa base. Exatamente porque o triângulo é isósceles, podemos garantir que essa altura também é a mediana da base dividindo-a em dois segmentos que medem 3 metros.

Assim, essa construção forma o triângulo ABD. Aplicando nele o teorema de Pitágoras, temos:

52 = h2 + 32

25 = h2 + 9

25 – 9 = h2

16 = h2

h = 4 m

Conhecendo a altura e a base do triângulo, podemos calcular sua área:

A = bh
      2

A = 6·4
        2

A = 24
       2

A = 12 m2

 

Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é a área do triângulo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-area-triangulo.htm. Acesso em 19 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Descubra o que são diagonais dos polígonos, quantas diagonais partem de um único vértice e qual a expressão para calcular o número total delas.
Aprenda o que é o teorema de Pitágoras: um modo de calcular a medida de um dos lados de um triângulo retângulo.
Clique para aprender o que é plano cartesiano, alguns de seus elementos e os motivos pelos quais ele foi criado.
Clique para aprender o que é plano, algumas características básicas dessa noção geométrica e algumas maneiras de obtê-lo a partir de outros objetos.
Clique para aprender o que é um quadrado, como essa figura geométrica é classificada e algumas das propriedades que possui.
Descubra o que é reta, de que maneira ela se relaciona com o conceito de ponto e algumas definições básicas que a envolvem!
Clique para entender o que é um triângulo e para conhecer seus elementos, propriedades e classificações.
Veja o que são retas, semirretas e segmentos de retas, além de compreender a classificação das retas em concorrentes, coincidentes e paralelas.
Clique e aprenda o que é um plano: objeto que não possui definição, mas que é indispensável para a Geometria.
Clique para saber o que são quadrados, suas características comuns a outras figuras geométricas e suas propriedades específicas.
Clique para aprender a fórmula do teorema de Pitágoras e como usá-lo, além de conferir um incrível mapa mental e exercícios resolvidos sobre o tema.
Entenda como pode ser definido o conceito de plano cartesiano e aprenda a localizar pontos nele.
Saiba o que são os polígonos e quais são seus elementos. Conheça o método de dar nome aos polígonos e como fazemos a soma dos ângulos internos e externos.
Teste seus conhecimentos com estes exercícios sobre o plano cartesiano com questões no nível dos vestibulares.
Teste seus conhecimentos sobre retas com estes exercícios e obtenha as resoluções comentadas das questões.
Resolva estes exercícios sobre quadrados para testar seus conhecimentos sobre as particularidades que envolvem essa figura geométrica.